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Dormir bem é necessário

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Michaeljung/ Shutterstock Dormir bem ajuda a evitar doenças e melhora o humor.

Dormir bem é necessário à saúde de todo ser humano. Além de ajudar no bom funcionamento de nossas atividades físicas e mentais, ter o sono equilibrado ajuda a evitar doenças, melhora o humor e confere maior qualidade de vida.

Segundo especialistas, o ideal é dormir de 6 a 8 horas diariamente. Entretanto, estima-se que pelo menos 69% dos brasileiros não tem um sono satisfatório, ou seja, capaz de renová-los para o dia seguinte.

Para este grupo de pessoas, noites mal dormidas refletem em problemas como: cansaço frequente, diminuição do vigor físico, da capacidade de concentração, queda na imunidade e dificuldades para dormir relacionadas a distúrbios como a insônia, por exemplo.

Neste sentido, o mais indicado é buscar ajuda especializada e, o quanto antes, mudar hábitos que prejudicam a qualidade do seu sono e seu descanso. Neste sentido, para ajudar desde já, confira dicas extraordinárias para você dormir melhor.

Dicas Para Dormir Bem

Respeite os horários – A primeira dica para dormir bem é ter uma rotina para se deitar e levantar. Deste modo, seu organismo se acostuma com aqueles horários predefinidos e se programa para o sono;

Evite levar problemas para cama – Remoer problemas na hora de dormir só prejudica a qualidade do seu sono. Procure descansar seu corpo e sua mente, pois recuperado por um bom sono, você terá melhores condições de resolver seus problemas pessoais e profissionais;

Crie um ambiente seguro - Seu local de dormir deve ser um ambiente sagrado, livre de preocupações e confortável. Fique atento à qualidade do seu colchão, travesseiros e das roupas de cama. Além disso, verifique se o nível de luminosidade está adequado e busque eliminar fontes de ruído.

Beba e coma com moderação – Evite o uso excessivo de bebidas alcoólicas e também a ingestão de alimentos pesados antes de dormir. Os exageros podem dificultar a pegar no sono e prejudicar a qualidade de sua noite.

Cuidado com a cafeína – O consumo de bebidas estimulantes como café e alguns tipos de chás e energéticos pode aumentar sua frequência cerebral e diminuir a vontade de dormir. Evite excessos, especialmente, próximo ao deitar.

Evite automedicação – Nada de tomar um “remedinho para dormir” sem prescrição médica. Além de ser apenas um paliativo, a automedicação pode causar efeitos adversos e problemas de saúde.

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