Voltar

Potencializando Discursos Inspiradores com o Auxílio do Neurocoaching

Publicado em | 0 comentários
Neurocoaching

Rawpixel.com/Shutterstock Compreender a forma como as pessoas processam as mensagens é importante para fazer discursos inspiradores

As palavras têm poder e para construir discursos inspiradores, que tocam o coração das pessoas, mexem com sua mente, trazem reflexões e bons sentimentos, e o Neurocoaching, como veremos mais adiante, é um poderoso instrumento para desenvolver a habilidade de escolher a mensagem certa para cada público com o qual nos comunicamos.

Quando discursamos para outras pessoas, independente de sermos professores, coaches, palestrantes ou líderes, nós temos uma grande responsabilidade, pois aquilo que falamos pode influenciar tanto positiva quanto negativamente os nossos ouvintes. Por isso mesmo é essencial compreender como as pessoas processam as informações, se comunicam, recebem as informações e tomam aquilo como verdade ou não.

Discursos Inspiradores e Neurocoaching

O Neurocoaching é a junção de conhecimentos avançados sobre o cérebro humano com as ferramentas, metodologias e técnicas de Coaching. Seu foco é potencializar e acelerar o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais na mente, no cerne onde tudo fica armazenado.

Para isso, o processo tem como objetivo alcançar o entendimento efetivo de como o nosso cérebro processa e codifica as informações, acontecimentos e lembranças, e transforma tudo isso tanto em atitudes e pensamentos positivos como em crenças e comportamentos sabotadores e negativos.

Durante um discurso tudo que dizemos e a forma como nos expressamos, ajuda a conectar informações, conhecimentos e memórias na plateia. Isso, segundo os estudos da mente, faz com que o cérebro das pessoas reaja instantaneamente ao que é dito e passe a avaliar a relevância ou não daquelas mensagens.

Portanto, se aquilo que o orador diz não fizer sentido nenhum para o público, se não se conectar com seus valores, crenças, sentimentos e ideias, esta exposição oral dificilmente irá inspirar as pessoas e se perderá ao vento.

Use o Neurocoaching para Construir uma Mensagem Assertiva

Acredito que aquilo que falamos só é poderoso se, verdadeiramente, traz algum tipo de sentimento ou reflexão aos nossos ouvintes e gera neles uma ação posterior positiva.  Quando o público fica apático, percebemos na hora que o discurso precisa mudar, já quando as pessoas sorriem, este é um sinal de que estão abertas ao que dizemos e fazendo realmente sentido para elas.

Para mim, que tenho grande experiência como palestrante e trainer, um discurso só surte realmente o efeito desejado quando toca a pessoa, a leva a tomar uma atitude que estava adiando, ter um insight fantástico, fazer a mudança de vida que tanto sonhava, a transformar um comportamento negativo em positivo e melhorar sua vida pessoal ou profissional.

O Neurocoaching trabalha exatamente no sentido de encontrar os melhores caminhos para que a comunicação interpessoal seja efetiva, para que possamos acessar a mente das pessoas, da forma certa, e levar a elas mensagens que possam ser compreendidas com objetividade e clareza.

Quem deseja fazer um discurso inspirador deve estar sempre atento a isso, e antes mesmo de falar, procurar entender como o ser humano processa as informações, recebe determinadas palavras, termos e expressões. Isso permite criar uma comunicação na mesma frequência e levar a mensagem certa para o público certo. Foque atento a isso e inspire por meio de suas palavras!

E se você quer potencializar os resultados da sua comunicação em discursos e processos de Coaching, conheça a formação Neurocoaching!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!