Voltar

Dinheiro – Não Gaste Mais do Que Você Tem!

Publicado em | 0 comentários
dinheiro

Qvasimodo art/Shutterstock Saber administrar bem o seu dinheiro é a melhor forma de fazê-lo trabalhar para você e ter grandes conquistas

Recentemente o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante uma entrevista sobre teto de gastos e dinheiro, foi categórico ao dizer – “O Brasil não pode gastar mais do que arrecada”.  E ainda completou – “Não há como prosseguir indefinidamente gastando mais do que a sociedade é capaz de pagar”.

Estas afirmações me chamaram bastante atenção, pois vão de encontro a uma poderosa série de vídeos sobre os 7 Passos da Riqueza. Eu fiz estes sete vídeos exatamente para mostrar às pessoas a importância de pensar de forma diferente, de mudar o seu mindset financeiro e aprender a lidar melhor com o seu próprio dinheiro. Em resumo: como ter uma mente milionária.

Estamos passando por um momento em que não apenas a população, mas também o país enfrenta uma crise financeira. Igual a qualquer pessoa que gasta mais do que tem, mais cedo ou mais tarde, a conta vai chegar, e óbvio, os seus credores vão te cobrar e você pode ficar no vermelho, como o Brasil.

Por isso mesmo, quero ressaltar aqui o que sempre digo em meus artigos sobre educação financeira e dinheiro, o quanto é importante planejar seus gastos, gastar apenas o que tem e jamais o que não tem; como também aconselha o ministro. Continue lendo e mude sua mentalidade sobre o dinheiro.

Dinheiro – A Importância de Planejar seus Gastos

Se você ganha dois mil reais por mês e gasta três, quatro, com certeza, sua conta nunca fechará. O exemplo é simples, mas mostra claramente, o que uma pessoa sem planejamento financeiro faz. Para evitar situações como estas, é importante organizar suas finanças e colocar numa planilha de orçamento tudo que entra e sai do seu bolso todo mês.

Este é o método mais antigo e também o mais efetivo para controlar os gastos e evitar o comprometimento da sua renda. Consiste em listar todos os seus débitos, sejam eles fixos (contas de casa, luz, água, plano de saúde, alimentação, escola, transporte) ou variáveis (saídas de lazer, compras parceladas, viagens, emergências) entender quais são as suas fontes de gastos e o quanto isso impacta em seu orçamento.

Se você ganha 1X e gasta 3X, é sinal de que suas despesas estão extrapolando a sua renda e de que você está gastando mais do que ganha mensalmente. A solução para isso ou é reduzir e cortar gastos supérfluos ou encontrar uma forma de aumentar suas entradas de dinheiro.

Ainda assim, é importante que você estipule metas financeiras realistas e aplique seu dinheiro de forma pensada, pois em nada adianta ganhar mais se com isso você dobra ou triplica suas despesas. No caso do dinheiro, menos realmente é mais, pois quanto menos você gasta mais você tem para poder realizar seus objetivos e sonhos e ter uma vida tranquila sem apertos e sem ninguém te cobrando.

Organização Financeira se Faz em Família

dinheiro

Aurora72/Shutterstock As crianças devem ser educadas desde cedo sobre a importância de poupar e administrar bem o seu dinheiro

Faça sua lição de casa e, assim como o Brasil está fazendo para organizar suas contas, estipule um teto de gastos mensais, de modo que você possa pagar o que está devendo sem contrair novas dívidas e sem comprometer sua qualidade de vida e de sua família.

E por falar em família, se você tem filhos é importante que desde pequeno, você ensine a eles a importância de economizar, de gastar apenas o que tem e os benefícios que isso traz para a nossa vida. Educação financeira familiar é essencial, pois todos devem estar alinhados nesta mesma ideia, fazer sua parte e construir uma relação positiva com o dinheiro.

Uma boa maneira de fazer isso é dando às crianças o famoso porquinho, cofrinho, onde poderão fazer uma pequena poupança e, ver, na prática que depois de um tempo de aplicação de dinheiro, que aquilo tem um efeito positivo e que pode retornar em algo que eles gostariam de ter ou comprar. Fantástico!

Dicas Para Organizar suas Contas

Quanto a você, busque organizar suas finanças o mais rápido possível. Se você está com dificuldades para fazer isso, procure ajuda especializada, leia tutoriais na internet, faça cursos online gratuitos ou converse com seu gerente de banco para possa lhe ajudar a encontrar as melhores alternativas para sanar suas dívidas definitivamente.

Se você está com o nome sujo na praça e com problemas para quitar os valores em aberto, procure as empresas, mostre sua disponibilidade em negociar e faça acordos que realmente dê conta de arcar. Não assuma novas prestações que não cabem em seu orçamento e não comprometa ainda mais seus recursos.

Outro ponto essencial é buscar entender quais são as razões de tantos gastos. Perda de emprego; descontrole financeiros; má gestão do dinheiro; histórico familiar; frustração; compulsão? Busque responder este importante questionamento, pois ele lhe dará o direcionamento que você precisa para começar a organizar sua vida financeira.

A mudança começa dentro de nós, no entendimento e aceitação do problema e na vontade de querer mudar o mindset gastador e se tornar uma pessoa equilibrada e próspera na vida. Pense em tudo isso e lembre-se do que eu e o ministro dissemos lá no início – jamais gaste mais do que tem. Aproveite estas dicas e faça diferente!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!