Voltar

Dinâmicas Rápidas para Aplicar

Publicado em | 0 comentários

Racorn/Shutterstock As dinâmicas rápidas servem como ferramentas de motivação, engajamento e reconhecimento

No dia a dia de uma empresa precisamos estar sempre atentos à motivação de nossos colaboradores e ter, na manga, ferramentas que nos ajudem nesta tarefa. Neste sentido, as dinâmicas rápidas se apresentam como poderosos instrumentos de engajamento e aumento da motivação.

Por isso, os gestores devem conhecer bem alguns modelos para sempre que necessário aplicar este método em seu grupo. Por mais simples e rápidas que possam ser, às vezes, uma dinâmica como esta basta para elevar a moral da equipe, animar e contagiar os profissionais para que estejam mais ativos e dispostos em seu trabalho.

Mas quais dinâmicas rápidas aplicar? Que tipos são as mais indicadas? E como saber qual modelo escolher? Simples, como líder você sentirá, pelo próprio clima da equipe qual será a dinâmica que melhor se encaixará a cada momento.

Exemplos de Dinâmicas Rápidas

1 – Apresentação Coletiva – O objetivo desta dinâmica é apresentar cada um dos membros da equipe, segundo a visão do colega e saber o que as pessoas que trabalham juntas sabem umas das outras. Exemplo – Joana trabalha no departamento de T.I, é muito organizada e tem um filho.

Para aplicar esta dinâmica, o grupo deve fazer um círculo, explicar como deve ser feito e dar o novelo de barbante para o colaborador que irá iniciar a ação. O primeiro deve segurar uma das pontas da linha e jogar o barbante para quem ele deseja apresentar. O mesmo deve acontecer daí em diante. Ao final, além de todos se conhecerem um pouco melhor, será formada uma grande teia que mostrará como todos estão interligados e como o trabalho em conjunto é importante.

2 – Pontos Fortes e de Melhoria – A intenção desta dinâmica é conhecer as  principais qualidades e os pontos de melhoria do colega, segundo seus pares. Para isso, será necessário usar papel cartão, canetas e fita crepe.

Cada pessoal deve colar com a fita um pedaço de papel nas costas e ficar com uma caneta. Ao sinal e instrução do condutor da dinâmica, cada pessoa deve escrever nas costas do colega o que foi pedido: principal ponto forte, principal ponto de melhoria, de 0 a 10 quanto falta para alcançar a competência que precisa ser melhorada.

3 – Vença seus Medos – O objetivo é vencer medos que impedem as pessoas de assumir novos desafios no trabalho. Para isso, será necessário ter uma caixa de chocolate enrolada para presente. Os participantes devem ficar em círculo e o coordenador na dinâmica deve dizer que é necessário vencer seus medos para criar certo suspense sobre o que há dentro do pacote. Quando a música tocar a caixa deve ser passada de mão em mão até a canção parar. Assim que isso ocorrer, o instrutor deve perguntar se a pessoa deseja ou não abrir a caixa; se está preparada para pagar mico e se deseja assumir o risco.

Este processo deve se repetir até um colaborador querer abrir a caixa. Ao abrir a caixa e ver o chocolate, estará a lição – às vezes vencer um medo e assumir novos desafios nos traz doces surpresas, ou seja, grandes resultados.

4 - Ponte ao Futuro – Está dinâmica ajuda a identificar os objetivos do profissional em relação ao seu futuro na empresa, especialmente no caso dos estagiários que acabaram de chegar. Sentados em círculo, o gestor deve perguntar – como o colaborador se imagina daqui a 5 anos, por exemplo. Além disso, deve trazer bons exemplos de colegas que começaram como aprendizes, cresceram e estão prosperando na empresa.

5 – Por Que Valeu a Pena o Dia de Hoje? Esta é uma dinâmica rápida tem como objetivo trazer o foco dos funcionários para o positivo e fazê-los enxergar em seu dia a dia, que até nos momentos mais difíceis, há sempre razões para agradecer e crescer. O gestor deve então perguntar a cada um de seu grupo- porque valeu a pena o dia; e convidar a pessoa a responder com uma palavra ou frase a sua razão.

Agora que você conhece mais cinco tipos de dinâmicas rápidas, coloque-as em prática em sua empresa, estimule seus profissionais e mantenha sempre em alta a motivação de seus colaboradores. Faça isso e obtenha resultados extraordinários! Fica a dica!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!