dinamicas-para-professores

Dinâmicas para Professores e Educadores – Motivação a Mais Para Ensinar!

Por: José Roberto Marques | Blog | 12 de outubro de 2017

Em se tratando do desenvolvimento dos nossos mestres, posso dizer, sem errar, que as Dinâmicas para Professores e educadores, são instrumentos poderosos de motivação profissional e também pessoal. Os desafios de ser um educador em nosso país são inúmeros, pois sabemos que eles recebem muito menos reconhecimento e valorização do que merecem. Por isso, tudo que possa ajudar a continuar firmes em sua jornada pela educação é muito positivo.

Neste sentido, eu selecionei alguns exemplos de exercícios que podem ser realizados em reuniões de professores, encontro de educadores para torná-lo ainda mais proveitoso e manter a energia de todos sempre em alta. Continue lendo e veja como impulsionar a motivação dos nossos mestres.

3 Exemplos de Dinâmicas Para Professores

Conheça três exemplos poderosos de dinâmicas para educadores que podem ser usadas em seus centros de ensino para aprimorar ainda mais a comunicação e inspirar o trabalho em equipe em seu grupo de professores.

Dinâmica do Espelho

O objetivo desta dinâmica é incentivar a autovalorização dos profissionais presentes. Para manter o suspense em relação ao que será revelado, antes de iniciar pergunte se alguém já participou antes deste exercício. Caso sim, peça que fique apenas ajudando o grupo no suporte durante a Dinâmica do Espelho.

Para realizá-la são necessárias caixas com espelhos dentro. Reúna o grupo em um círculo, distribua a caixa, mas peça que mantenham as embalagens fechadas ainda. Um instrutor deve conduzir a brincadeira e todos devem seguir suas ordens. Depois que todos receberem as caixas, o condutor deve começar a estimular a curiosidade do grupo, dizendo que ali dentro daquela caixeta tem uma imagem de uma pessoa essencial e muito valiosa para todos naquele grupo de professores.

Em seguida, o guia deve chamar algumas pessoas, individualmente, à frente para abrirem a sua embalagem e, sem revelar o que há dentro dela ainda, perguntar a cada educador sobre em terceira pessoa das principais qualidades, talentos, propósito de vida da pessoa dona da foto que está ali.

Todos ficarão surpresos ao tentar adivinhar de quem a pessoa está falando e, ao abrir sua própria caixa, terão também à oportunidade de refletir sobre suas próprias competências, habilidades e sonhos. Isso ajuda os mestres a refletirem sobre seus diferenciais, atributos, sua missão de vida, estimula seu processo de autoconhecimento e no empoderamento profissional e pessoal.

Dinâmica do Papel Amassado

Professores lidam com papel o tempo inteiro em seu dia a dia. Por isso, nada mais congruente do que usar a Dinâmica do Papel, para deixar uma mensagem positiva ainda mais fixada em sua mente, pois ela fala da importância de cuidar bem das relações interpessoais. No trabalho em escolas e universidades, onde vários educadores e profissionais desempenham suas atividades com um objetivo comum, ter esta consciência também é essencial.

A realização deste exercício é bem simples, sendo necessárias apenas algumas folhas de papel brancas, cortadas cada uma, em quatro partes iguais. Estes pequenos pedaços devem ser entregues a cada um dos participantes, que devem enrolar e amassar seu papelzinho. Em seguida, o instrutor deve pedir que os professores e educadores tentem desamassar sua folha.

A grande sacada vem daí. Nenhum papel volta ao seu estado original depois de amassado. Do mesmo modo, são as pessoas quando sentem que foram prejudicadas e ficam magoadas e ressentidas com seus colegas. As relações interpessoais acabam sempre abaladas quando alguém do grupo age de forma errada e quebra a confiança. Por isso, é essencial que todos busquem agir de forma congruente e positiva e se ajudar mutuamente para que os resultados de seu trabalho de educar seja sucesso. Uma poderosa reflexão que deve ser sempre lembrada por todos.

Dinâmica do Barco

Se comunicar assertivamente é preciso, ainda mais quando trabalhamos em ambientes coletivos, onde a integração é essencial à construção de bons resultados. Neste sentido, a Dinâmica do Barco é um poderoso instrumento de conscientização sobre o valor da comunicação positiva no ambiente de trabalho dos nossos mestres.

Para realizá-la o material a ser usado serão apenas folhas de papel em branco e um cronômetro. Para iniciar o exercício, as pessoas devem ser divididas em três grupos. Inicialmente, cada grupo deve receber 10 folhas e o objetivo é fazer um barquinho do tamanho de acordo com as recomendações que vão receber.

Ao todo serão 10 minutos de dinâmica e a todo o momento os grupos devem ser monitorados por supervisores que avaliarão se eles estão ou não segundo as regras. Nos primeiros três minutos o grupo não poderá se comunicar verbalmente, de forma nenhuma, deverá usar apenas mímica e terá que usar sua criatividade para se entender e decidir como ou quem irá fazer o barco.

Nos três minutos seguintes, apenas o líder do grupo está liberado para falar e instruir sua equipe sobre como construir a embarcação de papel. Neste momento, todos devem estar atentos aos seus direcionamentos. Nos quatro minutos finais, todos estão finalmente liberados para se comunicar e precisam aproveitar o tempo para alinhar os últimos detalhes e entregar a tarefa corretamente.

Final da dinâmica do barco. Hora dos instrutores apresentarem seus relatórios sobre os grupos e de chamar os líderes para apresentarem seus projetos. Este é o momento de decidir quem venceu a competição, entretanto, mais importante até do que isso, o de ouvir sobre as dificuldades enfrentadas e superadas, as estratégias e como o trabalho em equipe foi importante. Aqui o ponto alto é esta reflexão sobre a importância da comunicação assertiva e da colaboração de todos para que as metas e objetivos do grupo sem alcançadas.

Estes são alguns exemplos de Dinâmicas para Professores e Educadores que são excelentes fontes de desenvolvimentos para nossos mestres, tanto dentro do ambiente escolar como em suas vidas como um todo. Use-as e conquiste grandes resultados!