Voltar

Dinâmica sobre Meio Ambiente – Como Funciona e Como Aplicar?

Publicado em | 0 comentários

Alphaspirit/Shutterstock As Dinâmicas do Meio Ambiente ajudam a conscientizar as pessoas, em especial as crianças, sobre a importância de preservar a natureza e os recursos naturais

Cada vez mais vemos aumentar a preocupação com a preservação do planeta e dos recursos naturais. Assim, não apenas nas escolas, mas em todos os lugares, vemos crescer a força da Dinâmica sobre Meio Ambiente. Esta, por sua vez, engloba exercícios e dinâmicas de reflexão que ensinam sobre a importância de cuidar da natureza e preservá-la.

Por isso, hoje vamos conhecer exemplos práticos que como aplicar estas dinâmicas, que têm um caráter mais didático e instrutivo, e que sempre levam uma mensagem importante aos participantes. Confira!

Exemplos de Dinâmicas sobre o Meio Ambiente

Desperdício Zero – O objetivo é mostrar por meio de uma encenação, peça de teatro, os contextos onde nós desperdiçamos os recursos naturais e fazer com que as pessoas, por meio destes exemplos, consigam visualizar seus pontos de melhoria na forma de consumir. Para realizá-la, o grupo deve escolher de 3 a cinco cenas de onde desperdiçamos ou utilizamos mau os recursos. Escovar os dentes com a torneira aberta, tomar banho de 1 hora, jogar alimentos fora, utilizar sacolas plásticas e lavar a calçada com água: são alguns exemplos de desperdício.

Aprendendo a Plantar – Pode parecer estranho, mas hoje em dia, muitas crianças não sabem de onde vêm os alimentos, como são plantados e cultivados. Assim, a intenção desta dinâmica é ensinar sobre sua origem e também como plantar e cuidar de uma plantinha. Para aplicá-la, será necessário ter mudas de plantas variadas, terra, água, jarros e objetos de jardinagem, como pás. O instrutor deve explicar de onde vem aquele alimento, a importância para a saúde e o meio ambiente e convidar as crianças para plantar sua própria mudinha, acompanhar seu crescimento e cuidar dela.

Brainstorm Ambiental – O objetivo desta dinâmica é estimular a reflexão nos participantes, de modo que isso leve a ações diferentes no dia a dia das pessoas envolvidas. Num local aberto, juntos, em um círculo, sentados ou de pé, todos os participantes devem ser convidados a levantar um problema ambiental da atualidade. Cada pessoa deve ser convidada a refletir sobre a questão é pensar em soluções para ele. Em seguida, cada pessoa deve compartilhar a solução imaginada e justificar porque aquilo seria bom para a natureza e os seres humanos. Os demais devem interagir e expor suas sugestões para melhorar a ideia. Enquanto isso, alguém de fora pode gravar a dinâmica e registrar as sugestões, que depois devem ser utilizadas pelas próprias pessoas para melhorar sua vida.

Interessante, não é mesmo? Como vimos existem diversas dinâmicas sobre o meio ambiente acessíveis e profundas, que nos trazem reflexões poderosas sobre o nosso papel na proteção da natureza.

E se você deseja expandir ainda mais sua consciência, conhecer melhor a si mesmo e desenvolver novas habilidades pessoais e profissionais, invista em Coaching. Faça a Formação Professional & Self Coaching- PSC e conecte-se com o melhor que há em você.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!