Cada vez mais, vemos aumentar a preocupação com a preservação do planeta e dos recursos naturais. Assim, não apenas nas escolas, mas em todos os lugares, vemos crescer a força das dinâmicas sobre o meio ambiente. Essas atividades englobam exercícios e dinâmicas de reflexão que ensinam sobre a importância de cuidar da natureza e preservá-la.

Por isso, hoje vamos refletir sobre a importância de abordar essa temática e conhecer exemplos práticos que ensinam como aplicar essas dinâmicas — que têm um caráter mais didático e instrutivo e que sempre levam uma mensagem importante aos participantes. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

A importância de falar sobre o meio ambiente

O meio ambiente é o espaço em que vivemos. Isso inclui não apenas a natureza, mas também as construções do homem. Naturalmente, as ações humanas impactam diretamente o meio em que elas são feitas, e nem sempre esses impactos são benéficos.

Na atualidade, temos vivenciado uma série de problemas ambientais: desmatamento, queimadas, extinção de espécies, alterações climáticas violentas, diferentes tipos de poluição, e por aí vai. Todas essas questões problemáticas impactam a nossa qualidade de vida, afinal de contas, é da natureza que vêm o ar que respiramos, a água que consumimos, os alimentos que comemos e até mesmo os combustíveis e fontes de energia que empregamos nas nossas atividades.

Dessa forma, reforçar a consciência da necessidade de preservar os recursos naturais é um fator sempre importante. Nas escolas e universidades, isso auxilia na formação de cidadãos mais conscientes de que o progresso econômico não pode se opor à preservação da natureza. Nas empresas, esse processo permite que as organizações atuem de forma sustentável e responsável, minimizando ao máximo possível os impactos das suas ações sobre o meio.

Exemplos de dinâmicas sobre o meio ambiente

Na sequência, você vai conferir alguns exemplos de dinâmicas que abordam a preservação ambiental. Elas podem ser aplicadas em diferentes contextos: escolas, universidades, empresas, encontros espirituais, e por aí vai. Conheça-as melhor e verifique quais delas podem ser realizadas no seu contexto!

1. Desperdício zero

PSC

O objetivo dessa dinâmica é mostrar, por meio de uma encenação ou peça de teatro, os contextos em que nós desperdiçamos os recursos naturais e fazer com que as pessoas, por meio desses exemplos, consigam visualizar os seus pontos de melhoria na forma de consumir.

Para realizá-la, o grupo deve escolher de 3 a 5 cenas que representam momentos em que de desperdiçamos ou utilizamos mal os recursos naturais. Escovar os dentes com a torneira aberta, tomar banhos demorados, jogar alimentos fora, utilizar sacolas plásticas e lavar a calçada com água são alguns exemplos de desperdício.

Em seguida, os grupos devem apresentar as suas cenas a todos os participantes. Elas podem ser bem curtinhas, de 1 ou 2 minutos. Em seguida, o condutor da dinâmica deve perguntar a todos o que foi feito de errado naquela situação (que agride o meio ambiente) e qual seria a coisa certa a se fazer em cada contexto.

2. Aprendendo a plantar

Pode parecer estranho, mas, hoje em dia, muitas crianças não sabem de onde vêm os alimentos, como são plantados e cultivados. Assim, a intenção dessa dinâmica é ensinar sobre a origem dos alimentos e também como plantar e cuidar de uma plantinha. Para aplicá-la, será necessário ter mudas de plantas variadas, terra, água, jarros e objetos de jardinagem, como pás.

O instrutor deve explicar de onde vem aquele alimento, a importância para a saúde e o meio ambiente e convidar as crianças para plantar a sua própria mudinha, acompanhando o seu crescimento e cuidando dela.

O velho e clássico exemplo do feijão no algodão é bem prático para ensinar aos pequenos sobre o desenvolvimento dos vegetais. Assim, explique que é preciso cuidar da terra e da água para que as plantinhas possam se desenvolver e fornecer a nós os alimentos de que precisamos. Estamos todos interligados nas cadeias da natureza.

3. Brainstorm ambiental

O objetivo dessa dinâmica é estimular a reflexão nos participantes, de modo que isso leve a ações diferentes no dia a dia das pessoas envolvidas. Em um local aberto, juntos em um círculo, sentados ou em pé, todos os participantes devem ser convidados a levantar um problema ambiental da atualidade. Cada pessoa deve ser convidada a refletir sobre a questão é pensar em soluções para ele. Pode ser feito um sorteio para duplas ou trios, contendo alguns dos temas mais urgentes:

  • Desmatamento;
  • Poluição;
  • Assoreamento;
  • Queimadas;
  • Consumismo;
  • Destino inadequado do lixo;
  • Animais em extinção etc.

Em seguida, cada dupla/trio deve compartilhar a solução imaginada e justificar por que aquilo seria bom para a natureza e para os seres humanos. Os demais devem interagir e expor as suas sugestões para melhorar a ideia. Enquanto isso, alguém de fora pode gravar a dinâmica e registrar as sugestões, que, depois, devem ser utilizadas pelas próprias pessoas para melhorar a sua vida. Também pode ser interessante questionar: como podemos adotar essas soluções na nossa casa/empresa/escola?

Interessante, não é mesmo? Como podemos notar, existem diversas dinâmicas sobre o meio ambiente, acessíveis e profundas, que nos trazem reflexões poderosas sobre o nosso papel na proteção da natureza.

E se você deseja expandir ainda mais a sua consciência, conhecer melhor a si mesmo e desenvolver novas habilidades pessoais e profissionais, invista em coaching. Faça a formação Professional & Self Coaching — PSC e conecte-se com o melhor que há em você!

E você, querida pessoa, já participou ou já conduziu alguma dinâmica ou projeto focado na preservação do meio ambiente? Como foi a sua experiência? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!