Se uma empresa tem problemas recorrentes na realização de projetos ou para manter a harmonia entre os colaboradores é um sinal de que precisa melhorar a forma como as informações são transmitidas. Neste sentido, uma dinâmica sobre comunicação pode ajudar a integrar as pessoas e fazer com que elas tenham uma compreensão plena do que os outros estão necessitando, bem como construir relacionamentos profissionais mais sólidos, positivos e produtivos.

Vou mostrar agora alguns exemplos simples e fáceis de aplicar de dinâmicas que podem melhorar a forma de interação entre sua equipe. Continue lendo e saiba mais!

Após muitos estudos preparei um ebook incrível para você!
Clique aqui e acesse minha lista com mais de 30 Dinâmicas!

Dinâmica Sobre Comunicação – Confira 3 Exemplos 

Visando melhorar a comunicação na sua empresa, eu listei 3 exemplos de dinâmicas que promovem a aproximação e maior empatia entre os colaboradores, além de fazê-los trabalhar juntos de verdade.

1 – Dinâmica da Personalidade “Quem Sou Eu!”?

Para realizar essa dinâmica é necessário escrever em pedaços de papel o nome de personalidades como cantores, atletas, atores, políticos entre outros. Cole um papel nas costas de cada participante. A ideia é que cada indivíduo possa visualizar a personalidade que está colada nas costas dos demais, mas não a sua.

PSC

Cada participante deve ir à frente do grupo e fazer perguntas para tentar adivinhar qual é a personalidade que está colada nas suas costas. As perguntas podem incluir “Sou homem?”; “Sou mulher?”; “Trabalho fazendo shows?”, entre outras. É possível perguntar quanto e o que quiser, mas os participantes que estão respondendo podem dizer apenas “sim” ou “não”.

A avaliação da dinâmica sobre comunicação visa observar quanto tempo o indivíduo levou para descobrir o que estava escrito em suas costas, se desistiu ou persistiu, se conseguiu estabelecer boa comunicação com os demais e como as pessoas se portaram tentando ajudar ou não.

2 – Dinâmica Desenhando Com Instruções

Divida os participantes em duplas, sendo que uma das pessoas receberá um papel com um desenho que pode ser uma forma geométrica, uma estrela ou um objeto fácil de desenhar. O outro participante da dupla receberá um papel em branco e um lápis. Os dois devem se sentar de costas um para o outro. O que recebeu a imagem deve passar instruções para que sua dupla replique o desenho na folha em branco, mas sem dizer o que está no desenho. O processo deve ser feito em 5 minutos.

Ao final desse tempo, deve ser feita uma avaliação de como a dupla se saiu, se conseguiu reproduzir o desenho, mesmo que em partes, e como foi o processo comunicativo. É fundamental observar de que maneira as informações foram transmitidas e recebidas e se uma pessoa se irritou com a outra no processo.

3 – Dinâmica Indicando o Caminho

Essa dinâmica deve ser realizada numa sala relativamente ampla. Crie um caminho com alguns obstáculos, que podem ser caixas ou outros objetos. Divida o grupo em duplas e peça para que uma das pessoas atravesse, vendada, o caminho dos obstáculos; seguindo as instruções da sua dupla. O objetivo é chegar ao final do trajeto sem esbarrar em nada.

O passo seguinte é trocar os papéis da dupla, mudando o circuito de obstáculos. Observe como as pessoas se planejaram para realizar a tarefa em questão, se houve uma comunicação efetiva entre os indivíduos e o quanto a pessoa que estava vendada prestou atenção nas instruções do colega.

As três dinâmicas propostas têm como objetivo que os colaboradores trabalhem juntos por um objetivo que somente será alcançado com união e boa comunicação. Essas atividades ajudam a detectar o quanto os colaboradores estão conseguindo se entender entre si ou não e aproximá-los.

Por fim, uma poderosa ferramenta para melhorar a comunicação empresarial e a interação entre seus profissionais e líderes, é o Coaching. Quer saber mais sobre isso? Conheça o Leader Coach Training – LCT!