Voltar

Dinâmica para Terceira Idade – Como Funciona e Como Aplicar?

Publicado em | 0 comentários

Diego Cervo/Shutterstock As Dinâmicas para a Terceira Idade ajudam a promover o bem- estar e aumentar a autoestima dos idosos

Terceira idade é um momento único na vida de nossos pais e avós, e onde nossos queridos anciões têm mais tempo para aproveitar seus momentos livres e divertirem-se. Por isso mesmo, os encontros de idosos são sempre marcados por alguma Dinâmica Para a Terceira Idade, que mistura componentes lúdicos com ideias, música e movimentos de dança e interação.

Entretanto, diferente dos demais tipos de dinâmicas rápidas, estes exercícios para as pessoas da melhor idade devem ser muito bem pensados, pois não podemos ignorar as limitações físicas e também a fragilidade dos idosos nesta fase. Assim, ter todo cuidado com os detalhes e as dinâmicas escolhidas é fundamental. Vamos aos exemplos então.

Exemplos de Dinâmicas Para a Terceira Idade

Dinâmica do Espelho – O objetivo desta dinâmica é fazer com que o idoso reconheça suas qualidades, se valorize mais e, com isso, consiga aumentar sua autoestima. Para aplicá-la será necessário apenas um espelho coberto com um pano, que deve ser colocado virado para os participantes. Um a um todos devem ser convidados a ir até o espelho e só neste momento o instrutor deve tirar o pano e perguntar – Quais são as 3 maiores qualidades da pessoa que você está vendo? Sem dizer o nome da pessoa que estão vendo, o idoso deve ser estimulado a falar de suas qualidades e talentos.

Dinâmica Dançar pra se Conhecer – Esta dinâmica divertida tem como objetivo apresentar os participantes, uns aos outros, de um jeito diferente. Para isso, o instrutor deve escolher músicas animadas e convidar os idosos a inicialmente, fazerem duplas. Em seguida, o coordenador deve explicar que, quando a música tocar, as duplas devem dançar juntas e se apresentarem, em 30 segundos e falar (nome, idade, cidade, um hobbie, por exemplo) e depois, a cada sinal de “Trocou”, devem trocar de parceiro e fazer o mesmo até que tenha conhecido e se apresentado para todos.

Dinâmica dos Talentos – O objetivo deste exercício é mostrar os talentos de cada idoso e valorizar seu trabalho ou dom. Para isso, o grupo deve ser convidado a levar e mostrar a todos, no próximo encontro, alguma coisa que represente um talento, hobbie ou passatempo seu, como, por exemplo–bordado, comida, pintura, poesia, dança, artesanato, filme ou esporte.

Como podemos perceber as dinâmicas para a terceira idade são muito importantes para motivar, animar e valorizar os idosos, que nesta fase, nem sempre recebem a atenção, o carinho e valorização que merecem receber. Que estes exemplos sirvam de inspiração para todos nós e seja em eventos ou mesmo em processo de Coaching, por exemplo, que possamos sempre levar o nosso melhor, proporcionar autoconfiança, autovalorização e ajudar a manter a vitalidade de nossos queridos anciões.

Comments

comments