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Entenda a Importância da Dinâmica em Grupo em Processos Seletivos

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Dinâmica em grupo

Phovoir/Shutterstock Estar preparado para a dinâmica em grupo é tão importante quanto para a entrevista pessoal

Em todo processo de recrutamento e seleção, a dinâmica em grupo sempre está presente nos processos seletivos, se apresentando como mais uma ferramenta para avaliação dos candidatos. Muitos profissionais não entendem ao certo qual é a sua finalidade e até acham que é perda de tempo, porém estes tipos de processos revelam muitos sobre os comportamentos e personalidade de cada um.

Os principais objetivos das dinâmicas em grupo são: conhecer melhor o perfil comportamental do profissional, identificar habilidades e verificar se possui competências específicas, ou seja, aquelas que a empresa está buscando.  Entre estes componentes avaliados, alguns são recorrentes como, por exemplo: liderança, relacionamento e comunicação interpessoal, criatividade, atitude e trabalho em equipe.

Vale ressaltar ainda que estes testes seguem bases psicológicas, ou seja, foram feitos por especialistas em comportamento humano e, por mais lúdicos que alguns possam parecer, eles são verdadeiramente capazes de revelar traços importantes da personalidade do indivíduo quando exposto as mais diversas situações.

Por isso, se o candidato a uma recolocação não estiver devidamente preparado, por melhor que seja o seu currículo e suas qualificações técnicas, ele pode esbarrar, por exemplo, em dificuldade para se expressar em grupo, em demonstrar suas qualidades e acabar perdendo uma excelente oportunidade de emprego. Para que isso não aconteça, quero compartilhar algumas dicas com você. Continue lendo e confira!

Dicas Para Ter um Bom Desempenho na Dinâmica em Grupo

 Prepare-se – nunca sabemos ao certo quais dinâmicas em grupo os selecionadores irão aplicar, entretanto, é importante estar sempre preparado para tudo que surgir. Minha dica é de forma contínua buscar melhorar aspectos muito avaliados como: oratória, liderança, apresentação e trabalho em grupo. Esteja atento, seja proativo nos processos e mostre sempre abertura para participar e mostrar o seu melhor.

Evite excessos – ouça sempre o selecionar com muita atenção e quando seus colegas estiveram se apresentando, respeite seu momento e não os interrompa. Jamais seja agressivo, invasivo, ou fale demais. Evite também fazer piadinhas “fora de hora”, por melhor humor que você tenha, nem sempre isso é bem recebido.

Aprenda a se vender – se você é um bom comunicador e sabe falar bem, busque usar esta capacidade para destacar suas experiências, conhecimentos e habilidades e mostrar um pouco quem você é. Se tiver mais perfil de liderança, assuma a condução dos processos que exigirem um líder. Nas dinâmicas em grupo, esteja sempre pronto a colaborar e não tenha medo de mostrar-se. Lembre-se que tudo está sendo avaliado e que a proatividade é fundamental.

Seja ético – se perguntando por que você saiu de seu antigo trabalho, por exemplo, jamais fale mal de sua empresa anterior muito menos dos seus colegas e chefes. Foque apenas nos conhecimentos e experiências que adquiriu em seu último trabalho, ressalte suas vivências positivas, sem mais.

Como podemos perceber a dinâmica em grupo é muito importante para que os selecionadores possam conhecer; de outras formas; os modelos mentais e comportamentais dos candidatos a futuros colaboradores. Também é um modo de identificar as competências e habilidades que os recrutadores buscam e um poderoso auxílio no processo de seleção. Esteja preparado e boa sorte!

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