Voltar

Dinâmica do Abrigo Subterrâneo – Como Funciona e Como aplicar?

Publicado em | 0 comentários

Gennady Grechishkin/Shutterstock A Dinâmica do Abrigo Subterrâneo avalia a capacidade dos participantes em tomar decisões em momentos de crise

A Dinâmica do Abrigo Subterrâneo é um exercício muito usado pelas empresas durante seus processos de recrutamento e seleção de novos colaboradores. O objetivo deste tipo de jogo é avaliar a capacidade dos participantes de vencer seus medos, lidar com as dificuldades e tomar decisões assertivas em momentos de crise.

Esta Dinâmica do Abrigo Subterrâneo é bastante conhecida e leva os participantes a vivenciarem uma situação diferente, que lhes exige bastante de sua capacidade de avaliação.

Como Aplicar a Dinâmica do Abrigo Subterrâneo

Contexto – Os participantes devem imaginar que a cidade onde estão será logo bombardeada. Em seguida uma pessoa (instrutor da dinâmica) deve aproximar-se do grupo e avisá-lo de que precisam tomar uma decisão imediatamente. Dirá que existe um abrigo subterrâneo, onde cabem apenas 6 pessoas, entretanto, 12 precisam entrar.

Após fazer isso, a instrutor deve apresentar a lista das 12 pessoas que desejam se abrigar neste local e perguntar aos participantes – Entre estes 12, quais são as seis pessoas que vocês escolheriam e por quê?

Pessoas Interessadas em Ir Para o Abrigo

( ) Um violinista, com 40 anos, narcótico viciado.
( ) Um advogado, com 25 anos, HIV +.
( ) a mulher do advogado, com 24 anos, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ficar juntos no abrigo, ou fora dele.
( ) Um sacerdote com 75 anos
( ) Uma prostituta, com 34 anos.
( ) Um ateu com 20 anos, autor de vários assassinatos.
( ) Uma universitária que fez voto de castidade
( ) Um físico, 28 anos, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo uma arma.
( ) Um declamador fanático, com 21 anos.
( ) Uma menina de 12 anos, e baixo Q.I.
( ) Um homossexual, com 47 anos.
( ) Um excepcional, com 32 anos, que sofre de ataques epilépticos

Como podemos perceber, as opções apresentadas nos colocam numa saia justa entre ter que escolher quem vai e que fica fora do abrigo. Por isso mesmo é que a dinâmica do abrigo subterrâneo se apresenta como um poderoso meio de avaliar como reagimos sobre pressão, à forma como analisamos as situações e tomamos nossas decisões.

Saber lidar com os momentos de crise é um dos pontos-chave do sucesso profissional. E se o seu objetivo é alavancar seus resultados e potencializar ainda mais sua empregabilidade e as suas competências e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais, faça o Professional & Self Coaching – PSC e ouse ir além!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!