Um dos fatores que mais colaboram para a qualidade do ambiente de trabalho é a organização. Papéis fora lugar, mesas cheias de objetos sem uso, lixeiras cheias, documentos não catalogados, materiais espalhados pelo departamento, restos de alimentos e até mesmo sujeiras, tornam o dia a dia do colaborador mais insalubre. Se você trabalha em um local assim ou gostaria de saber como evitar situações como essa é só continuar lendo esse artigo!

Introduza dinâmicas de organização nos processos

Para prevenir ou eliminar as situações assustadoras que falei acima, é importante aplicar dinâmicas de organização na sua empresa. Esta visão sistêmica de atender aos funcionários fortalecer a imagem da organização para os clientes, parceiros e fornecedores.

Para solucionar o problema, existem diversos tipos de ferramentas que auxiliam na gestão das pessoas no que tange à gestão da qualidade do ambiente comum onde todos estão inseridos. Vamos conhecer uma que eu mesmo uso em minha empresa e que pode melhorar seus resultados também!

Separei as Melhores Dinâmicas em uma lista incrível!
Clique e confira esse ebook maravilhoso
feito pra você!

5S: a ferramenta que ajuda na sistematização

Apesar de não haver num consenso sobre a sua criação, o 5S é uma ferramenta de origem oriental com 5 aspectos: Seiri, Seiton, Seisô, Seiketsu e Shitsuke. Traduzidos, estes termos correspondem respectivamente a classificar, organizar, limpar, padronizar e manter, processos fundamentais para a disciplina. Estas palavras por si só já esclarecem a ideia do 5S, por isso, quando este sistema é colocado em prática, é possível conferir as mudanças e os benefícios de manter esta ordenação no local profissional.

Para que este modelo tenha o efeito desejado é essencial que todos os colaboradores estejam engajados e comprometidos em fazer as alterações necessárias. Por isso, o método pressupõe uma mudança de crenças e comportamentos por parte das pessoas, pois por mais que os processos sejam positivos e claros, sem a participação delas os resultados não são alcançados.

Como usar o 5S no ambiente corporativo

PSC

Confira agora o que significa cada um dos pontos do 5S:

  • Seiri (classificar): a especificação consiste em analisar o ambiente ou mesa de trabalho e fazer uma triagem completa dos objetos, documentos, deixando apenas o que é realmente útil. Isso também inclui limpar sua área de trabalho do computador e pastas internas, eliminando arquivos sem uso e deixando mais espaço no seu HD. Só cuidado para não apagar pastas comuns que outras pessoas podem guardar materiais importantes. Sempre pergunte antes.
  • Seiton (organizar): depois de catalogar todos os objetos é hora de descartar o que você não precisa mais e devolver aos lugares certos alguns dos materiais. Procure manter na sua mesa somente aquilo que realmente tenha utilidade que tem utilidade no dia a dia. Lembre-se que, às vezes, menos é mais! Se você não se sentir confortável em jogar alguns objetivos que usa com frequência menor, procure os deixar em gavetas.
  • Seisô (limpar): o terceiro passo é ser o responsável pela limpeza do ambiente e de sua baia de trabalho, deixando tudo perfeitamente limpo e bem cuidado para que você tenha mais qualidade e conforto ao trabalhar e fazer suas tarefas.
  • Seiketsu (padronizar): a padronização consistem em instituir as 3 regras de organização anteriores de forma frequente e não apenas em campanhas ou datas isoladas. Ou seja, o ato de classificar, organizar e limpar devem ser responsabilidades constantes, desenvolvendo uma consciência de respeito com o ambiente e com os colegas de trabalho.
  • Shitsuke (manter): depois de fazer todos os “Ss”, é preciso trabalhar efetivamente para manter esta organização. A manutenção depende do comprometimento e colaboração direta da equipe.

Como podemos perceber o 5S é uma ferramenta de simples aplicação e claro entendimento, e que ao ser implantado traz efeitos imediatos à organização da empresa. Conheça os 3 principais benefícios da aplicação da técnica:

  1. Crescimento da consciência de limpeza: com o cuidado constante, as pessoas passam a ter mais carinho com os objetos de trabalho e até passam a cobrar aqueles que não têm. Com o tempo, esse tipo de comportamento é incorporado na cultura organizacional da empresa.
  2. Ambiente livre de sujeiras: dúvida você conhecer alguém que goste de viver na sujeira. Sim, pois a desorganização pode resultar em situações como o lixo fora do lixo, podendo evoluir até para o aparecimento de insetos, como baratas. Ninguém merece, não é mesmo?
  3. Crescimento da produtividade: um ambiente limpo com certeza é um incentivo para que os funcionários trabalhem com mais calma e prestando atenção à quantidade e a qualidade.

O método é tão efetivo que também pode ser aplicado em âmbito pessoal para organizar sua casa e levar mais qualidade de vida também para este ambiente. Que tal tentar?

Liderança em ação

O coaching é uma poderosa forma de transformar a vida das pessoas de forma positiva tanto no trabalho quanto fora dele. O empoderamento que o método pode trazer é incalculável! No Instituto Brasileiro de Coaching, do qual sou fundador e presidente, há diversos cursos interessantes para quem deseja mergulhar nesse mar de alto desempenho.

Aqueles que já são líderes ou quem quer se tornar pode aproveitar a formação Leader Coach Training (LCT), um programa rápido e efetivo de capacitação de profissionais. Na primeira fase do aprendizado, você passa por aulas teóricas e práticas de autogestão e coaching, liderança e ferramentas. Já na segunda fase, as aulas ensinam sobre gestão de mudanças, comunicação e feedback e como capacitar equipes de alto desempenho. Imagine combinar o conhecimento que você obteve agora sobre o 5S com o desenvolvimento de pessoas dentro de um time de alta performance!

Os conteúdos ainda ensinam quais são os quadrantes da liderança; como desenvolver uma nova filosofia de obtenção de resultados; como se comprometer com metas; como reter colaboradores que são talentos; como trabalhar constantemente no crescimento dos índices de satisfação e qualidade de vida no trabalho; e muitos outros pontos essenciais para quem busca pelo progresso diário.

A felicidade é imprescindível para um bom relacionamento empresarial!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como
anda sua felicidade!

Quais são os resultados do coaching

Agora você provavelmente já entendeu como o coaching funciona e algumas das vantagens de participar das sessões. Mas, eu consigo passar mais algumas informações para reforçar seu conhecimento. Acompanhe!

De acordo com um estudo feito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) feito com 10 executivos que fizeram coaching, o método é muito efetivo. Os números mostram que 100% deles afirma que aperfeiçoaram a capacidade de ouvir, mais de 80% disse que se tornou mais flexível, aberto às mudanças organizacionais e capaz de contribuir com o desenvolvimento de relacionamentos no ambiente de trabalho. Além disso, 90% afirmam que melhoraram a produtividade.

O coaching ajuda você a encontrar a sua melhor versão dentro de você mesmo. São exercícios poderosos como o do autoconhecimento, da autoestima e da inteligência emocional, que você aprende a praticar todos os dias para se tornar ainda mais forte. São técnicas de liderança, flexibilidade e de comportamento que lhe mostram como encontrar a melhor solução para problemas complexos. São ensinamentos relacionados à cultura de mudança que indicam caminhos criativos e inovadores. E, tudo isso somado, resulta em você: uma pessoa que progride todos os dias dentro e fora do trabalho.

Comece a pensar agora mesmo no seu futuro e invista na sua educação contínua. Com certeza, você não irá se arrepender de jogar seus esforços para o seu próprio desenvolvimento. Acredite em si mesmo e na capacidade de mudar!

Gostou do artigo? Então, compartilhe nas suas redes sociais.

 

Copyright:1302108604 – https://www.shutterstock.com/pt/g/albertshakirov