Ser um bom negociador é fundamental para se ter uma carreira de sucesso, principalmente para aqueles que trabalham com vendas. Além disso, mesmo que uma função não esteja diretamente ligada a negociações, sempre é necessário entrar em algum tipo de acordo com colegas, supervisores, fornecedores e clientes. Nesse sentido, as dinâmicas de negociação ajudam a desenvolver essa habilidade e são ótimas para serem feitas em empresas, também como uma forma de promover a união e o entrosamento da equipe.

Separei as Melhores Dinâmicas em uma lista incrível!
Clique e confira esse ebook maravilhoso
feito pra você!

5 Tipos de Dinâmica de Negociação Para Resultados Extraordinários

As dinâmicas em grupo são muito utilizadas por diversas organizações, pois são uma forma simples e eficaz de promover o desenvolvimento de habilidades, além de conhecer melhor os seus colaboradores. Através de atividades com foco na negociação, será possível identificar aqueles que são negociadores natos e os que precisam desenvolver certas características, a fim de extrair o melhor de cada um.

Pensando nisso, eu preparei algumas dicas de dinâmicas que considero muito boas e que tenho a certeza de que trarão resultados extraordinários para a sua empresa. Confira!

1 – Dinâmica das Mãos

A proposta dessa dinâmica é observar os argumentos que cada colaborador utilizará para atingir o seu objetivo.

Funcionamento:

Separe os funcionários em duplas e peça que se posicionem de frente um para o outro. Um dos colaboradores deve permanecer com as mãos fechadas e o outro deverá convencê-lo a abrir apenas através de argumentos, sem utilizar força física. Cabe ao indivíduo que está com as mãos fechadas decidir quando será convencido. A ideia não é ver quem convence o colega mais rápido, mas sim analisar a postura de cada participante como negociador.

PSC

Após as duplas finalizarem a atividade, o coordenador deverá pedir que todos se sentem em um círculo para que possam discutir a respeito da experiência. Assim, poderão entender quais foram os argumentos mais eficazes e que convenceram aqueles que estavam com a mão fechada a abrirem. Outro ponto interessante é relacionar a dinâmica com situações do dia a dia da empresa, para que possam identificar as lições aprendidas.

2 – Dinâmica do Balão

O objetivo dessa atividade é levar todos os participantes a argumentarem para defender a sua sobrevivência em uma situação hipotética de um balão prestes a cair.

Funcionamento:

Os participantes devem formar grupos de quatro membros cada e eleger um líder. Depois disso, eles ficarão sabendo que uma falha técnica fará com que o balão caia e a única forma de evitar que isso aconteça é eliminar dois passageiros. Então, os colaboradores deverão argumentar entre si para decidir quem serão os sobreviventes.

É interessante observar os seguintes aspectos:

  • O desempenho de cada um ao expor os seus argumentos;
  • Se um dos participantes se destacou pelo perfil de liderança;
  • Como cada um reagiu sob pressão;
  • Se a união da equipe foi mantida.

3 – Dinâmica dos Objetos

Fazer uma boa negociação envolve, também, fazer escolhas para que saiba persuadir pessoas e ceder com base naquilo que deseja. Essa dinâmica propõe exatamente isso, levar cada participante a escolher um objeto e argumentar a respeito da decisão.

Funcionamento:

Selecione diversos objetos e disponha-os sobre uma mesa. Algumas sugestões incluem objetos decorativos, utensílios de cozinha e de uso pessoal. É necessário que se tenha mais itens do que participantes, para que todos sejam obrigados a fazerem uma escolha e não pegar aquilo que sobrou. Cubra todos os objetos e apenas permita que eles vejam as opções na hora de escolher.

Após cada um selecionar o seu item, peça para que argumentem sobre o motivo que os levaram a fazer essa escolha e que também opinem sobre o que os colegas pegaram. A ideia é ver como cada um defende a sua escolha, se mostrou arrependimento em relação ao objeto selecionado e como reage perante uma crítica sobre aquilo que escolheu.

4 – Dinâmica da Decoração da Empresa

A ideia central dessa dinâmica é ver como os participantes negociam uns com os outros e lidam com situações inesperadas.

Funcionamento:

Divida os colaboradores em dois grupos e peça para que cada equipe faça uma lista com os itens que comprariam para decorar e equipar a empresa com o orçamento de 50 mil reais. Depois de 20 minutos, avise que houve uma mudança e que o valor destinado para a atividade será cortado pela metade. Assim, eles terão que decidir entre si o que será eliminado da lista ou substituído por opções de menor valor.

Os organizadores devem observar como cada um se comporta em relação aos dois momentos, tanto da primeira etapa, em que o orçamento era maior, quanto da segunda, em que se tornou necessário repensar toda a lista. Essa atividade é interessante porque cada indivíduo tem as coisas que considera importantes e negociar isso com os colegas pode render ótimas experiências, como a hora de argumentar ou ceder.

5 – Dinâmica Para Escutar na Essência

A proposta dessa atividade é mostrar a todos a importância de escutar o outro na essência para fazer uma boa negociação.

Funcionamento:

Divida os participantes em duplas e posicione um de frente para o outro. Então, proponha uma pergunta que um deles deverá responder, o ideal é que seja a respeito de um assunto que tenha ligação com a empresa. Enquanto um responde, o outro deverá manter total silêncio, apenas ouvindo o que o colega diz. Quando o primeiro falar, as posições se invertem e é a vez do outro dar a sua resposta. Deixe claro que é importante ouvir com total atenção e não apenas escutar, pois depois serão feitas perguntas sobre o que foi dito.

O desafio dessa atividade está no fato de que as duplas estarão bem próximas, então os sons irão se misturar. Por isso, a atenção de cada um deverá ser redobrada, a fim de ouvir apenas o que o colega que está à sua frente está dizendo, sem se deixar distrair por sons paralelos. Após o fim da dinâmica, cada um deverá comentar a resposta do colega e dizer como se sentiu ao ficar sem poder falar e interagir.

Todas as dinâmicas de negociação propostas são bastante simples e capazes de ensinar boas lições para todos os participantes. Aproveite e compartilhe este artigo com os seus amigos para que mais pessoas se beneficiem com os resultados obtidos através dessas atividades. Propor exercícios que fujam um pouco da rotina do escritório pode ser bastante enriquecedor e render muito aprendizado. Fica a dica!

Copyright: 547272460 – https://www.shutterstock.com/pt/g/opolja