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Dinâmica de Grupo para Seleção de Vendedores

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GoodVector/Shutterstock As dinâmicas para vendedores ajudam a avaliar sua criatividade, comunicação, negociação e a identificar os seus diferenciais

No processo de entrevista nas empresas é muito comum o uso de dinâmica de grupo para seleção de vendedores. Este procedimento é importante para verificar se os candidatos possuem determinadas competências técnicas, emocionais e comportamentais e se o seu perfil realmente é adequado à vaga.

Os vendedores são uma parte essencial de toda organização, pois seu trabalho impacta diretamente na lucratividade da empresa. Sem isso, nenhuma instituição, por melhor que seja, consegue ser sustentável ou pode crescer.

Entretanto, embora sua função seja prospectar e vender, é importante entender que cada produto e serviço oferecidos possuem características bem específicas e clientes diferenciados. Isso exige bem mais preparação, criatividade, motivação, resiliência e experiência dos profissionais.

As dinâmicas de seleção seguem esta mesma lógica, buscando avaliar os vendedores, de diferentes modos, e verificando como se saem em diversas situações em potencial com os clientes da organização e também com enfrentam os desafios do dia a dia.  Vamos conhecer algumas na sequência!

Exemplos de Dinâmica de Grupo para Seleção de Vendedores

Dinâmica da Criatividade e Argumentação – O objetivo desta dinâmica de vendas, com duração de aproximadamente 40 minutos, é avaliar elementos importantes como: proatividade; boa comunicação; estratégia; automotivação; bom humor; atenção; foco; empatia; negociação e flexibilidade; em cada um dos participantes e verificar qual o nível de criatividade e argumentação de cada vendedor diante de clientes e produtos inusitados.

Para isso, o selecionador deve escolher vários perfis diferentes de produtos ou serviços como, por exemplo: mala sem alça, areia no deserto, óculos sem lente, escova para banguela, celular quebrado, viagem de ida sem volta para o espaço, lipoaspiração para engordar.

Escrever cada tarefa no papel, colocar num envelope e entregar aleatoriamente aos vendedores, que também devem receber folhas de A4 e lápis para ilustrar sua ideia. Cada candidato deve apresentar para o grupo seu produto e tentar convencê-los com muita criatividade e bons argumentos a comprá-los.

Dinâmica: Eu Sou o Produto – Nesta dinâmica de autoapresentação os candidatos têm 20 minutos para se apresentarem como se fossem um produto, falando de suas características, origens, diferenciais, benefícios, melhores formas de usar e tentando convencer os demais participantes a comprá-lo por um bom preço. Na prática, isso mostra como o vendedor se vê, quais são as suas principais qualidades, como também o nível de sua criatividade, capacidade de convencimento e de interagir com os clientes de maneira positiva e eficiente.

Gostou destes exemplos simples, eficazes e aplicáveis? Então escolha uma dinâmica de grupo para seleção de vendedores e obtenha resultados extraordinários na contratação de novos profissionais de vendas para sua empresa.

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