Voltar

Dinâmica de Encerramento – Como Funciona e Como aplicar?

Publicado em | 0 comentários

Wakebreakmedia/Shutterstock As Dinâmicas de Encerramento são ideais para finalizar treinamentos e deixar uma intenção positiva no grupo

Reuniões, encontros, treinamentos e sessões de Coaching: acredito que todos estes eventos devem ter sempre uma dinâmica de encerramento. Estas dinâmicas servem para indicar a finalização de determinado momento e delimitá-lo. Por isso, e todas as minhas formações e em meu trabalho como Coach, eu sempre aplico esta poderosa ferramenta.

Naturalmente tudo que começa tem seu fim. Pensando nisso, também podemos aplicar este conceito nas coisas que acontecem em nossa vida pessoal e profissional. Ciclos terminam para que outros comecem e, se não começaram, é exatamente porque não teve um fim ainda. Conheça então alguns exemplos de dinâmicas de encerramento e entenda seu poder de desconexão.

Exemplos de Dinâmicas de Encerramento

Por que valeu a pena o dia de hoje – Nesta dinâmica todos os participantes são convidados a refletir e expor, com uma frase ou palavra, um acontecimento ou aprendizado positivo que tenha tido naquele dia e por meio daquele encontro. O objetivo é trazer o foco do grupo para o positivo, mostrar a importância de valorizar os ensinamentos que cada oportunidade nos dá e fazê-lo crescer.

Técnica da Desconexão Sessão de Coaching – Utilizo esta técnica para encerrar minhas sessões de Coaching e potencializar o aprendizado do coachee (cliente). Um breve resumo dela seria – no primeiro momento, com um toque da minha mão na mão esquerda do coachee, eu devolvo à pessoa o que é dela. Em seguida, com a mão direita na mão direita do cliente, eu peço a sua permissão para pegar de volta qualquer sentimento ou emoção meu que tenha ficado com ele. Estou na expectativa de vê-lo novamente e conhecer seus resultados. Finaliza a sessão com um cumprimento ou abraço final.

Dinâmica de Agradecimento – O objetivo desta dinâmica é estimular a gratidão nas pessoas e fazê-las perceber também, em seu dia a dia, os motivos para serem gratas aos colegas, por exemplo. Em círculo os participantes devem ser convidados a completar a frase – Eu Agradeço… O instrutor pode estimular e começar dizendo: “Eu agradeço por este encontro, pela troca de conhecimentos, pela participação e pela permissão de todos em estarem aqui”. Do mesmo modo, todas as pessoas devem fazer o mesmo, sempre destacando um aprendizado ou ensinamento que aquele momento trouxe e deixando uma mensagem positiva para o grupo. Ao final, as pessoas podem se abraçar e encerrar com um grito de guerra.

Gostou de aprender sobre dinâmicas? Se o seu objetivo é evoluir ainda mais em sua carreira e potencializar suas competências e habilidades comportamentais e técnicas, minha dica é – invista em Coaching. Faça o Professional & Self Coaching- PSC; torne-se coach e use esta expertise extraordinária para alavancar ainda mais seus resultados profissionais e pessoais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!