Voltar

Dinâmica de Despedida – Como Funciona e Como Aplicar?

Publicado em | 0 comentários

Kritchanut/Sbhutterstock As Dinâmicas de Despedida ajudam a fazer uma despedida com a anergia em alta

Depois de dias ou horas de treinamento, confraternização, reunião de amigos ou encontro de equipes, eis que chega a hora de todos irem embora. Para encerrar este momento, com chave de ouro, a Dinâmica de Despedida se apresenta como uma ferramenta original e efetiva para fazer a desconexão do grupo, sempre com a energia em alta e em grande estilo.

Diferente da dinâmica de encerramento, que apenas finaliza um encontro, as Dinâmicas de Despedida geralmente marcam o final de um ciclo e o começo de uma nova fase na vida dos participantes. Por isso mesmo, devem sem bem pensadas, de modo que deixem sempre uma mensagem positiva, transmita alegria, motivação e um sentimento bom nas pessoas presentes.

Exemplos de Dinâmicas de Despedida

Carta ao Futuro – Para aplicar este belo exercício o instrutor deve distribuir folhas de papel, canetas e envelopes para os participantes e pedir-lhes que escrevam uma carta para si mesmo, projetando suas vidas, suas metas e objetivos, bem como seu estado desejado, para daqui a seis meses ou um ano. Nesta carta a pessoa deve escrever como se imagina após aquele tempo e buscar colocar, em detalhes, todas as coisas que deseja que aconteçam neste período para que os alvos que almeja, sejam alcançados.

Esta dinâmica diferenciada marca o fim de um ciclo na vida da pessoa e a faz olhar adiante, onde ela deseja e pode estar futuramente. Este sentimento de vitória, sentido e visualizado, aos escrever traz emoções positivas e projeta o grupo para cima. As cartas devem ser endereçadas e enviadas aos participantes no tempo previsto, para que possam confrontar as mudanças e verificar se realmente conquistaram aquilo que desejavam.

No final de minha formação Professional & Self Coaching – PSC, eu sempre utilizo a carta ao futuro com Dinâmica de Despedida e os resultados são sempre exepcionais.

Carta ao Grupo – Diferente do exemplo anterior, em que o objetivo é escrever uma carta para si mesmo, aqui a intenção é que cada participante escreva uma carta ao grupo. Nela, a pessoa deve expor seus sentimentos, as lições e ensinamentos aprendidos, evidenciar o que mais e menos gostou. A intenção é deixar um legado positivo, trazer à tona sentimentos positivos e indicar os pontos de melhoria, de modo que os próximos encontros possam ser cada vez melhores. Entretanto, não se deve usar esta carta para “lavar a roupa suja”, o objetivo não é esse, mas sim unir as pessoas e trocar mensagens positivas e que gerem crescimento nas pessoas.

Gostou destas dinâmicas? Aproveite; curta e comente este conteúdo.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!