No início de um encontro, evento, reunião ou aula, pode haver certa resistência para que as pessoas se sintam mais à vontade e interajam entre si. O clima geral costuma ser mais intimidador, de modo que é importante que os líderes do evento recorram a determinados meios de quebrar o gelo e “aquecer” os participantes.

As dinâmicas de aquecimento são muito úteis e positivas nesse sentido. Elas são atividades breves que envolvem a participação de todos e que permitem que as pessoas conheçam-se umas às outras. São momentos de estímulo à comunicação e à interatividade, servindo como um aquecimento para as atividades principais que estão por vir.

Neste artigo, você vai conferir alguns exemplos muito interessantes de dinâmicas de aquecimento para diferentes ocasiões. Continue a leitura e confira!

Exemplos de dinâmicas de aquecimento

Para quebrar o gelo ao iniciar reuniões, encontros e treinamentos e não começá-los de forma muito brusca, já indo direto ao ponto do evento, aplicar alguns modelos de dinâmica de aquecimento é sempre uma boa alternativa.

Esses tipos de exercícios servem para descontrair o ambiente, conhecer o grupo, apresentar as pessoas umas às outras e equalizar o clima, deixando-o mais propício aos aprendizados que virão. Por isso, apresentaremos a você alguns tipos de dinâmicas rápidas de aquecimento, que ajudarão muito a começar em alta os seus encontros e cursos. Confira!

1. Guerra de Balões

O objetivo desta dinâmica é promover a interação entre os participantes, promover o relacionamento interpessoal e também testar a habilidade de manter o foco e a agilidade da pessoa. Para realizá-la, os materiais necessários são bexigas coloridas e barbante.

PSC

O instrutor deve distribuir os balões e pedaços de barbante de tamanhos iguais, pedindo aos participantes para encher e amarrar a bexiga no calcanhar. Quando todos estiverem prontos, o coordenador deve dar o start para que comecem a brincadeira. O objetivo é estourar o balão do colega e não deixar que ela faça o mesmo com o seu balão. Quem ficar com a bexiga intacta é o vencedor.

2. Gira–Gira

A intenção desta dinâmica de aquecimento é apresentar os participantes uns aos outros. Deve ser usada em grupos maiores para dar certo, pois será necessário dividir o grupo em duas equipes. A ideia é fazer dois círculos, um dentro do outro, com os participantes de mãos dadas.

Em seguida, o coordenador da dinâmica deve pedir que um grupo gire para um lado e o outro grupo para o outro, ao mesmo tempo. Quando ele der o sinal de “Parou”, as pessoas devem parar e as que estiverem frente a frente devem se apresentar (falar o nome completo, qual cargo ocupa e um hobby, por exemplo). O exercício só termina quando todos se apresentarem.

3. Dinâmica da bolinha

A dinâmica da bolinha serve para apresentar as pessoas, mas também para testar a memória e a concentração de indivíduos que já se conhecem. Ela é bem simples: o grupo deve reunir-se em um círculo, sendo que um dos participantes tem uma bolinha (de tênis ou pingue-pongue) nas mãos. Esse participante deve se apresentar, de acordo com informações definidas antes do início da dinâmica (por exemplo: nome, idade, profissão e cor favorita).

Quem se apresentou deve jogar a bolinha a outra pessoa, que deverá se apresentar. Depois que todos tiverem se apresentado, o último participante deverá devolver a bolinha à pessoa de quem a recebeu, citando os dados da apresentação dela, e assim sucessivamente. É uma dinâmica de apresentação, mas também de memória e interesse pelos colegas.

4. Encontre alguém que…

A dinâmica “encontre alguém que…” é simples e bastante interativa, servindo para que as pessoas se conheçam melhor. O material para a sua realização consiste em canetas e cartelas semelhantes a cartelas de bingo. No entanto, no lugar dos números, as cartelas contêm características ou atitudes das pessoas. Por exemplo: encontre alguém que…

  • Tenha nascido no interior;
  • Não goste de cães;
  • A cor favorita seja o roxo.

A ideia é incluir atividades que não sejam óbvias, mas também que não sejam impossíveis de encontrar naquele grupo. Após distribuir as cartelas (iguais) a todos, permita que as pessoas circulem pelo ambiente fazendo perguntas umas às outras até encontrarem pessoas que tenham as características da cartela. Com a caneta, devem anotar o nome da pessoa dentro da característica correspondente. Ganha a dinâmica quem completar a cartela toda primeiro, como em um bingo.

5. Perguntas engraçadas

A dinâmica das perguntas engraçadas é bastante interessante, sendo recomendada particularmente para as equipes que já se conhecem. As perguntas devem ser escritas em pequenos pedaços de papel, que devem ser dobrados e colocados em um saco plástico. Os participantes devem sentar-se em um círculo e, um de cada vez, deve sortear uma pergunta e fazê-la ao colega que estiver à sua direita, que deve respondê-la.

Assim deve prosseguir a dinâmica, até que todos tenham respondido à pergunta sorteada. É bacana que essa dinâmica seja feita em equipes que já se conhecem um pouco, pois as perguntas não são as clássicas das apresentações. São perguntas engraçadas e que nos levam a refletir um pouco, por exemplo:

  • Se você fosse uma cor, qual seria? Por quê?
  • Se você fosse um animal, qual seria? Por quê?
  • Você é primavera, verão, outono ou inverno? Por quê?
  • Se você pudesse exercer qualquer profissão no mundo, qual seria? Por quê?
  • Você prefere morar na praia e estar sempre chovendo ou morar na cidade e fazer um calor infernal? Por quê?
  • Se você criasse um slogan para você mesmo, qual seria?
  • Qual ator/atriz você gostaria que o interpretasse em um filme biográfico?

A ideia é “viajar na maionese” mesmo, fazendo perguntas curiosas, que podem variar de acordo com o perfil do grupo.

Conclusão

Estas dinâmicas são realmente simples e extraordinárias, pois ajudam treinadores e instrutores a começar os seus treinamentos com o clima em alta e a quebrar qualquer gelo inicial que possa surgir entre as pessoas. Na formação oferecida pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) Professional & Self Coaching – PSC, também são utilizados alguns modelos de dinâmicas de aquecimento que fazem toda a diferença no humor da turma.

Utilize também estas ferramentas de motivação e engajamento e potencialize os seus resultados como gestor, treinador, ou mesmo quando simplesmente assumir a responsabilidade de aplicar dinâmicas em encontros menos formais. Fica a dica e divirta-se!

E você, querida pessoa, já participou de alguma dinâmica de aquecimento? Como foi a experiência? O que pensa desse tipo de atividade? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!