Voltar

Dinâmica de Aquecimento – Como Funciona e Como Aplicar?

Publicado em | 0 comentários

Monkey Business Images/Shutterstock As Dinâmicas de Aquecimento ajudam a integrar o grupo e marcar o início de um encontro de forma positiva

Para quebrar o gelo ao iniciar reuniões, encontros e treinamentos e não começá-los de forma muito brusca, já indo direto ao ponto do evento, aplicar alguns modelos de Dinâmica de Aquecimento é sempre uma boa alternativa.

Estes tipos de exercícios servem para descontrair o ambiente, conhecer o grupo, apresentar as pessoas umas as outras e equalizar o clima, deixando-o mais propício aos aprendizados que virão. Por isso, hoje irei apresentar a você alguns tipos de dinâmicas rápidas de aquecimento, que ajudarão muito a começar em alta em seus encontros e cursos. Confira!

Exemplos de Dinâmicas de Aquecimento

Guerra de Balões – O objetivo desta dinâmica é promover a interação entre os participantes e promover o relacionamento interpessoal e também testar a habilidade de manter o foco e a agilidade da pessoa. Para realizá-la o material necessário serão bexigas coloridas e barbante. O instrutor deve distribuir os balões e pedaços de do barbante tamanhos iguais e pedi-los para encher e amarrar a bexiga no calcanhar. Quando todos estiverem prontos, o coordenador deve dar o start para que comecem a brincadeira. O objetivo é estourar o balão do colega e não deixar que ela faça o mesmo com o seu balão. Quem ficar com a bexiga intacta é o vencedor.

Gira – Gira – A intenção desta dinâmica de aquecimento é apresentar os participantes uns aos outros. Deve ser usada em grupos maiores para dar certo, pois será necessário dividir a equipe em duas. A ideia é fazer dois círculos, um dentro do outro, com os participantes de mãos dadas. Em seguida, o coordenador da dinâmica deve pedir que um gire para um lado e o outro grupo para o outro, ao mesmo tempo. Quando ele der o sinal de “Parou”, as pessoas devem parar e as que estão frente a frente devem se apresentar (falar nome completo, qual cargo ocupa e um hobbie, por exemplo). O exercício só termina quando todos se apresentarem.

Estas dinâmicas são realmente simples e extraordinárias, pois ajudam treinadores e instrutores a começar seus treinamentos com o clima em alta e quebrar qualquer gelo inicial que possa surgir entre as pessoas. Em minha formação Professional & Self Coaching – PSC eu também uso alguns modelos de dinâmicas de aquecimento que fazem toda diferença no humor da turma.

Utilize também estas ferramentas de motivação e engajamento e potencialize seus resultados como gestor, treinador ou mesmo quando simplesmente assumir a responsabilidade de aplicar dinâmicas em encontros menos formais. Fica a dica e divirta-se!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!