Esta é uma dinâmica de quebra gelo, muito utilizada em processos de seleção de candidatos. Costuma ser feita no início do encontro para que os participantes fiquem mais à vontade. A atividade ajuda a diminuir a ansiedade e deixa os candidatos mais tranquilos.

Para aplicar esse modelo é necessário seguir o roteiro da dinâmica, uma espécie de script com uma história e diversos personagens. O recrutador deve orientar os participantes durante a realização. Deve ser feita em um local espaçoso, em que as pessoas possam trocar de lugar e se locomover com facilidade. Siga a leitura para entender como funciona e conferir dicas de como aplicar.

Separei as Melhores Dinâmicas em uma lista incrível!
Clique e confira esse ebook maravilhoso feito pra você!

Como a Dinâmica da Carruagem funciona?

Essa é uma dinâmica destinada a promover a interação e relaxamento dos candidatos participantes de um processo seletivo. Disputar uma vaga pode gerar grande tensão e fazer com que os profissionais não se mostrem efetivamente para o recrutador. Através da Dinâmica da Carruagem, os candidatos se sentem mais à vontade e, assim, podem mostrar suas qualidades.

Além disso, o recrutador consegue identificar com mais clareza a competitividade e velocidade de raciocínio dos candidatos. Essa dinâmica permite avaliar o nível de atenção dos participantes e promove maior interação entre eles.

Aplicação da Dinâmica da Carruagem

Para a aplicação da dinâmica devem ser distribuídos de forma aleatória os personagens participantes. São eles: cocheiro, cavalo, roda, banco, porta, mola(s), passageira, passageiro, menininho chorão e carruagem. Cada personagem, exceto a carruagem, devem ter fichas.

PSC

O aplicador deve instruir os participantes a se levantarem e baterem uma palma toda vez que seu personagem for mencionado ao longo da leitura da história. Quando a palavra carruagem for lida, todos deverão se levantar e juntos bater uma palma.

A história a ser contada pelo recrutador é a seguinte:

“A viagem estava atrasada porque o cocheiro estava consertando a roda dianteira da carruagem. O atraso o deixava cada vez mais irritado, e o passageiro andava de um lado para o outro, enquanto a passageira acalmava o menininho chorão. Quando a carruagem ficou pronta, o velho cocheiro apressou-se em fechar a porta e tirar o capim do cavalo, para iniciar a viagem da carruagem.

O passageiro acalmou-se e até sorriu para o menininho chorão que, agora todo feliz, fazia ranger com seus pulos as molas do banco da carruagem. A carruagem iniciou a viagem puxada pelo cavalo enquanto a passageira sorria para o passageiro. Mas, de repente, o cavalo tropeçou, o banco inclinou, a porta se abriu e o animal se assustou, obrigando a carruagem a parar para consertar a mola do assento e a roda que havia se soltado novamente da carruagem.”

Repetição

A história deve ser lida pelo recrutador duas vezes, em ambas os participantes devem se levantar e bater palmas ao ouvir a menção de seu personagem. A primeira leitura deve ser feita de modo mais lento para fixar a mensagem. A segunda, de forma mais rápida para agitar o grupo, animá-lo e quebrar o gelo inicial. Em média, essa dinâmica costuma ser realizada em 25 minutos.

Objetivos da Dinâmica da Carruagem

Confira, a seguir, quais são os principais objetivos da Dinâmica da Carruagem.

1. Descontrair o ambiente

Passar por um processo seletivo para uma vaga de trabalho pode ser bastante desgastante. Os candidatos ficam nervosos e podem se sentir ameaçados pelos demais participantes. Quebrar o gelo nesse tipo de situação é fundamental, pois o estresse pode dificultar para o recrutador a identificação de talentos.

Essa dinâmica tem como um dos seus principais objetivos descontrair o ambiente. Os candidatos ficam com o ânimo mais leve. Ao se engajarem em uma atividade em grupo com os seus concorrentes, eles ficam mais abertos para mostrar os seus talentos.

2. Estímulo

Prestar atenção à leitura e responder com palmas em determinados momentos do texto é uma forma de ser estimulado. O indivíduo fica mais atento ao que está acontecendo, melhorando a sua percepção. Trata-se de uma dinâmica que faz com que os candidatos fiquem mais dispostos a responder questões relevantes.

3. Percepção da velocidade de raciocínio

Um dos motivos que faz com que muitos recrutadores usem essa dinâmica é verificar a velocidade de raciocínio dos candidatos. Bater palma no momento certo pode parecer simples, mas em uma situação de tensão emocional pode ser complicado. Os participantes que conseguem acertar todos os momentos das palmas se destacam positivamente.

Outro ponto a considerar é que o candidato deve prestar atenção à leitura, mas há outras pessoas no seu entorno que também estão batendo palmas. Manter a atenção enquanto várias outras coisas acontecem ao redor demanda uma boa capacidade de raciocínio.

4. Observação do trabalho em equipe

O melhor candidato para uma vaga é aquele que, além de qualificado, também tem boa capacidade de trabalho em equipe. Nem sempre os profissionais com as melhores formações têm habilidades para interagir com a equipe. O recrutador pode usar a aplicação da dinâmica para avaliar o quanto o candidato está apto para atuar em grupo.

O momento em que todos devem bater palmas (quando se lê carruagem) é essencial para essa observação. Embora seja uma dinâmica que abre a possibilidade de agir com mais individualidade, não é o que se deseja. Trabalho em equipe é o que torna a sua empresa mais competitiva no mercado.

5. Avaliação da entrega do candidato

Observar o quanto o candidato se entrega no momento da dinâmica é importante para saber se ele vai agregar ou não a equipe. Participar de bom grado da atividade é importante para demonstrar que está disposto a se integrar à companhia. Por outro lado, aqueles que demonstram algum tipo de desconforto podem ter dificuldades para atuar em equipe.

O recrutador deve ficar atento à reação dos indivíduos no tocante à realização da dinâmica. Observe as expressões dos participantes para identificar como eles estão vivenciando essa experiência. Esse entendimento já te dará boas respostas sobre o quanto de entrega real será dada. Os melhores candidatos são aqueles que não têm medo de passar por processos como esse.

Quando usar a Dinâmica da Carruagem?

As dinâmicas chamadas de quebra gelo são usadas para ajudar um grupo de pessoas a se sentirem mais à vontade. Ao longo do texto sugerimos a aplicação da dinâmica da carruagem em processos seletivos de empresas, mas, além disso, também pode ser usada em encontros de igrejas e outras instituições, com funcionários já contratados para integração e outros tipos de eventos.

Mesmo em situações em que ninguém será avaliado, esse tipo de dinâmica ajuda as pessoas a se sentirem mais tranquilas. Se a intenção é que todos desfrutem de um evento especial, se conheçam melhor e troquem ideias, a atividade cumpre esse papel, fazendo com que todos se sintam abertos para que a experiência seja ainda mais positiva.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Características de dinâmicas quebra gelo

Para identificar uma dinâmica de quebra gelo é preciso se atentar a alguns detalhes. Afinal, elas são diferentes daquelas em que o foco está em avaliar competências, como trabalho em equipe, capacidade de agir sob pressão, entre outras. No caso da dinâmica da carruagem, embora ela possa ser usada para observação dos candidatos, o foco está em fazer com que os participantes se sintam mais à vontade.

Dentre as principais características de uma dinâmica promovida com o objetivo de quebrar o gelo podemos citar:

Divertida: a atividade precisa ser divertida, para que as pessoas sejam estimuladas a sorrirem e relaxarem;

Não ter um tom ameaçador: as pessoas não devem se sentir ameaçadas ou julgadas durante a realização da atividade;

Interativa: é importante que todos tenham um papel importante dentro da dinâmica para que a interação aconteça;

Simples: uma dinâmica de quebra gelo não deve ser complicada ou elaborada demais. A ideia é que os participantes compreendam facilmente a mecânica da atividade.

Gostou de saber mais sobre a Dinâmica da Carruagem? Aplicá-la no processo seletivo faz toda a diferença.

Tem mais alguma sugestão de dinâmica a compartilhar? Deixe sua contribuição no espaço para comentários abaixo! Para conferir mais sugestões de dinâmicas de quebra gelo e fortalecimento do espírito de equipe, navegue pelos posts do Blog do JRM!

Imagem: Por Art_Photo