Voltar

Dinâmica da Carruagem – Como Funciona e Como Aplicar?

Publicado em | 0 comentários

Anyamay/Shutterstock A Dinâmica da Carruagem é um exercício divertido para quebrar o gelo e deixar os participantes de processos seletivos mais à vontade

Esta é mais uma dinâmica de quebra gelo, muito utilizadas em processos de seleção de candidatos, que como nome sugere, deve ser feita no início do encontro para deixar os participantes mais à vontade. Assim, a Dinâmica da Carruagem ajuda a diminuir a ansiedade e deixa os profissionais mais tranquilos.

Para aplicar este modelo é necessário seguir o roteiro da dinâmica, que é uma espécie de script com uma história e diversos personagens, que o recrutador deve utilizar para orientar os participantes durante a realização.  Deve ser feita num local espaçoso onde as pessoas possam trocar de lugar e se locomover com facilidade.

Forma de Aplicação da Dinâmica da Carruagem

Os personagens devem ser divididos entre: cocheiro, cavalo, roda, banco, porta, mola (s), passageira, passageiro magro, menininho chorão e carruagem, sendo que neste último não será necessário ficha; e devem ser distribuídos de forma aleatória entre os participantes.

Estes, por sua vez, devem ser instruídos pelo selecionador a ouvir atentamente a história que será contada e levantar e responder com: uma palma, toda vez que o seu personagem for mencionado. Já quando a palavra (carruagem) for dita, todos os participantes, juntos, devem levantar e bater uma palma também.

A história a ser contada pelo recrutador é a seguinte:

A viagem estava atrasada porque o cocheiro estava consertando a roda dianteira da carruagem. O atraso o deixava cada vez mais irritado, e o passageiro magro andava de um lado para o outro enquanto a passageira acalmava o menininho chorão.
Quando a carruagem ficou pronta, o velho cocheiro apressou-se em fechar a porta e tirar o capim do cavalo, para iniciar a viagem da carruagem. O passageiro magro acalmou-se e até sorriu para o menininho chorão que, agora todo feliz, fazia ranger com seus pulos as molas do banco da carruagem. A carruagem iniciou a viagem puxada pelo cavalo enquanto a passageira sorria para o passageiro magro. Mas, de repente, o cavalo tropeçou, o banco inclinou, a porta se abriu e o cavalo se assustou, obrigando a carruagem a parar para consertar a mola do assento e a roda que havia se soltado novamente da carruagem“.

O coordenador deve repetir esta fase da dinâmica, duas vezes; a primeira de modo mais lento para fixar a mensagem e a segunda, de forma mais rápida para agitar o grupo, animá-lo e quebrar o gelo inicial.

E se você deseja aumentar a sua empregabilidade, sair-se bem em processos seletivos e potencializar os resultados em sua carreira, minha dica é, invista no Professional & Self Coaching- PSC e desenvolva aspectos técnicos, emocionais e comportamentais e maximize seus resultados profissionais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!