Voltar

Dinâmica da Árvore – Como funciona e Como Aplicar?

Publicado em | 0 comentários

Art4All/Shutterstock A Dinâmica Árvore é uma excelente ferramenta para estimular a visão de futuro e ponderar sobre nossas ações e resultados

O que estamos plantando para nosso futuro? Quais as sementes que estamos semeando?  Quais são os frutos que desejamos colher? Estas são algumas questões que a Dinâmica da Árvore se propõe a nos ajudar a responder e, este modelo, é uma poderosa dinâmica de reflexão para nossos dias atuais.

Para realizar esta dinâmica, o instrutor deve ter uma árvore grande, feita de papel colorido, que deve ser pregada na parede, no centro da sala. Também é preciso papel colorido, cortando em forma de semente, fita e caneta para que os participantes possam escrever seus anseios e colá-los na árvore da sua vida.

Forma de Aplicar a Dinâmica da Árvore

Após colar a árvore na parede, o coordenador do grupo, deve distribuir os papéis coloridos em forma de semente e canetas e apresentar à dinâmica; mostrando a importância de nos responsabilizarmos por aquilo que plantamos no mundo.

Para isso, deve discorrer sobre a importância de pensarmos antes de agir e do qual importante é alimentar ações e crenças positivas para que aquilo que desejamos, possa realmente se tornar realidade. Esta reflexão é essencial para que os participantes compreendam os efeitos de plantar coisas boas em sua vida, na vida das pessoas à sua volta e no mundo.

Em seguida, cada pessoa deve refletir em silêncio e escrever, em seu papel, aquilo que deseja plantar e colher, por meio de suas sementes. Saúde, promoção na carreira, começar e finalizar um curso importante, ter um filho, ter mais prosperidade, equilíbrio pessoal e profissional, bem-estar, tolerância, compaixão e respeito; são exemplos das sementes que podem ser plantadas.

Após 10 ou 15 minutos, as pessoas devem ser convidadas a pregar suas sementes na árvore, a ler o que o colega escreveu e refletir sobre isso. Após todos conhecerem os anseios uns dos outros, todos os participantes devem ser envolvidos numa reflexão coletiva e dar seu depoimento sobre as lições que aprendeu ao fazer a dinâmica da árvore.

Este compartilhar é um dos pontos altos deste exercício, pois permite que as pessoas se conheçam melhor, ouçam novos pontos de vista e percebam quais são as semelhanças e diferenças entre suas sementes e o seu ato de colher.

Podemos dizer que esta dinâmica é uma espécie de ponte ao futuro, onde temos a oportunidade de conhecer um pouco mais nossos objetivos e sonhos atuais e nos motivar a agir e conquistar estas metas.

E se você quer maximizar as suas chances de conquistar grandes resultados em sua vida e potencializar as suas sementes, invista em seu autoconhecimento e no crescimento profissional e pessoal. Faça Coaching; faça o Professional & Self Coaching – PSC; aprenda a plantar as sementes certas e colha frutos extraordinários em sua carreira e vida pessoal.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!