Chegado o final de ano, já é tradição em muitas empresas, realizar as festas de Natal e Réveillon e promover um evento de confraternização com seus colaboradores. É um momento interessante para que todos possam comemorar mais um ano de trabalho e, também, para incentivar um maior entrosamento entre toda a equipe. Pensando nisso, preparei algumas sugestões de dinâmica para confraternização de final de ano, para que a festa seja ainda mais positiva e, claro, divertida para todos.

Separei as Melhores Dinâmicas em uma lista incrível!
Clique e confira esse ebook maravilhoso feito pra você!

A Importância da Descontração Entre a Equipe

Se antes o ambiente das empresas era visto como um local sisudo, hoje um grande número de companhias tem buscado formas de manter uma atmosfera leve e descontraída e aumentar a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores. É perfeitamente possível que uma organização tenha uma abordagem mais próxima com os seus funcionários e, ainda assim, consiga manter a seriedade em relação ao alcance das metas.

Já está mais do que comprovado que os profissionais conseguem desenvolver mais do seu potencial quando estão em um ambiente agradável e com intercolaboração. O resultado é um aumento significativo da produtividade e uma abertura de caminho para ideias inovadoras e criativas. A festa de fim de ano da empresa é uma excelente oportunidade para promover atividades que celebrem a união, respeito, valorização mútua e a descontração entre todos.

Ao definir as atividades que serão realizadas na festa é interessante considerar os seguintes pontos:

  • O foco das dinâmicas deve ser o de reunir os colaboradores e fazer com que eles, de fato, confraternizem, estimulando uma aproximação com colegas de outros departamentos e não apenas com aqueles com os quais já convivem todos os dias.
  • Mostre que serão muito bem-vindos e que a ideia é promover a união.
  • É interessante que todos os colaboradores participem das atividades, dos funcionários aos gestores.
  • Evite brincadeiras que possam expor os funcionários ou constrangê-los.
  • Se estiver dentro do orçamento da empresa, ofereça brindes para os participantes das brincadeiras.

Sugestões de Dinâmica Para Confraternização de Final de Ano

Confira algumas sugestões de atividades para promover a descontração entre os colaboradores e fazer da festa de fim de ano da empresa uma oportunidade para promover a união. Através dessas dinâmicas é possível evitar a formação das chamadas “panelinhas” e fazer com que pessoas que não têm tanto contato no dia a dia de trabalho se aproximem.

Sugestão 1 – Competição no Karaokê

PSC

O karaokê é capaz de animar qualquer festa. Além disso, será uma ótima oportunidade para que aqueles colaboradores mais tímidos se soltem. Essa atividade pode ser realizada de diversas maneiras, como, por exemplo, dividindo as pessoas em grupos e sorteando as músicas que deverão ser cantadas. A ideia não é promover uma competição com rivalidade, mas sim um momento de descompressão.

Sugestão 2 – Quiz Com Perguntas Sobre a História da Empresa

A cultura da empresa é algo muito importante e que determina o caminho que ela irá seguir. Uma forma de reunir diversão e conhecimento é promovendo um jogo de perguntas e respostas sobre a história da empresa. É importante que as questões sejam elaboradas levando em consideração informações que já tenham sido divulgadas e que sejam de conhecimento de todos.

Sugestão 3 – Show de Talentos

Muitas pessoas têm como hobby algum talento, como cantar, dançar, jogar, tocar algum instrumento musical ou outra habilidade interessante. A festa de final de ano pode ser uma oportunidade para conhecer melhor esse outro lado dos colaboradores, através de um show de talentos. Nesse caso, é importante dar liberdade de escolha para quem desejar ou não participar, e sempre deixando claro que se trata de uma brincadeira. Os mais reservados e que preferirem não se apresentar podem ser os jurados que darão notas para cada participante.

Sugestão 4 – Dinâmica da Gratidão

A gratidão é um sentimento transformador e capaz de manter as pessoas mais unidas. Uma forma simples e eficaz de promover a gratidão entre os colaboradores é por meio de uma dinâmica em que cada um deverá dizer algo pelo qual é grato no ano que passou. O ideal é que todos se sentem formando um círculo, para que possam manter contato visual com quem estiver falando.

Dicas Para Inovar na Brincadeira do Amigo Secreto

A brincadeira de amigo secreto é bastante tradicional em festas de final de ano. Contudo, é possível dar a ela um viés mais positivo ainda e que promova a união, ao invés de ser apenas uma troca de presentes convencional.

Sugestão 1 – Amigo Mensageiro

Nesse caso, o sorteio é realizado como no amigo secreto tradicional. A diferença está no fato de que, ao invés de presentes, são trocadas mensagens entre os colegas de trabalho. Cada um deverá escrever uma mensagem para a pessoa que sorteou e entregá-la em forma de carta, bilhete, cartão, de acordo com sua criatividade e personalidade.

Sugestão 2 – Amigo Artesão

Essa brincadeira consiste em presentear o amigo sorteado com algo feito manualmente. É importante deixar claro que o que vale é a intenção e o carinho ao preparar o presente. Então, ninguém precisa ser um especialista em artesanato e fazer algo perfeito, mas é interessante que use a sua criatividade.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Sugestão 3 – Amigo Secreto Temático

A diferença dessa modalidade de amigo secreto está no fato de que os presentes devem ser todos ligados a um tema, que deve ser definido considerando algo que todos tenham em comum. Alguns temas sugeridos são: chocolates, itens de uso pessoal, livros e filmes.

Sugestão 4 – Amigo Secreto Com Foto

Uma forma de deixar a brincadeira ainda mais interessante é promovendo uma mudança na forma que o sorteio é realizado. Ao invés de papéis com nomes, cada um leva uma foto sua de quando era criança dentro de um envelope. Assim, cada participante deverá tentar descobrir quem é a criança da foto e presenteá-la.

O que achou das dinâmicas? Espero que tenha gostado e que elas ajudem a fazer da festa de confraternização da sua empresa um momento agradável para celebrar os bons resultados conquistados no ano que passou e renove as energias para a chegada de 365 novas oportunidades de vencer. Quanto mais unida a sua equipe de colaboradores estiver, mais significativas serão as conquistas. Felicidades a todos!

Copyright: 556953874 – https://www.shutterstock.com/pt/g/robertkneschke