Organizar-se e saber dizer não às demandas em excesso é fundamental para manter o bem-estar no trabalho. Saiba como fazer isso e manter a sua qualidade de vida! | Depositphotos minervastock

Colaboradores multifuncionais, que desempenham, dentro da sua profissão, diferentes funções, hoje são muito comuns. A velocidade como as coisas acontecem, as constantes mudanças e as novas culturas organizacionais, de certa forma, exigem isso do profissional. Os comportamentos e pensamentos se modificaram. No cenário atual, no mundo dos negócios, os resultados das organizações são conquistados através de competências e habilidades pessoais.

A vantagem de se trabalhar com essa nova cultura, é que o profissional tem a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, além de ser incentivado a desenvolver e aprimorar habilidades e capacidades.

Com a internet e os aparatos tecnológicos, os processos de trabalho se modificaram. As burocracias e formalidades foram minimizadas, dando mais liberdade ao profissional para desenvolver suas atividades, tanto dentro como fora da empresa. Um exemplo são os aparelhos celulares, conectados a internet, uma pessoa pode resolver questões do trabalho por e-mail, com apenas alguns cliques.

O problema é quando essa rotina torna-se cansativa e acaba causando estresse. Isso acontece, pois o profissional absorve uma demanda maior do que consegue atender, por inúmeras razões, entre elas a dificuldade de dizer não.

Cuidado com os excessos

Cada pessoa tem seus limites, sejam físicos, mentais ou psicológicos. E esses limites devem ser respeitados. Organize seu tempo e absorva apenas as demandas que você pode atender. Sentiu sono, pare para descansar, sentiu fome, faça a pausa para uma refeição. Excesso de trabalho pode provocar cansaço, estresse, mudanças de humor, o que baixa a produtividade, e pode sim, comprometer a qualidade do trabalho, e o resultado final.

Fique atento aos sinais

PSC

Não conseguir cumprir prazos de entrega, pode se um indício de que você esteja sobrecarregado. Coloque todas as suas atividades em um papel, uma agenda ou planilha, mensure prazos de entrega com o volume de trabalho e veja o que está consumindo mais o seu tempo. Uma ferramenta utilizada no Coaching é a Tríade do Tempo, que é um modelo de classificação de atividades, divididas da seguinte forma: importantes (todas as atividades que são relevantes em sua vida, que dão resultados), urgentes (são as atividades que devem ser cumpridas em um curto espaço de tempo, ou que o tempo já esgotou), e as circunstanciais (atividades desnecessárias, que não precisam ser realizadas, mas que consomem seu tempo). Avalie como você vem aproveitando o seu tempo.

Como dizer “não” ao chefe?

Não diga “não” simplesmente. Argumente, apresente todas as suas demandas e seus cronogramas, e mostre não ter tempo hábil para atender com qualidade essa nova demanda solicitada, mas que pode inseri-la no processo em outro momento.

Faça um planejamento, priorize as atividades mais importantes, anote tudo em agenda ou planilhas, mantenha-se organizado. Apresente ao seu chefe para que ele aprove e esteja ciente da sua carga de trabalho e seus prazos. Se necessário, mantenha-o sempre informado sobre suas atividades diárias, através de relatórios, planilhas de acompanhamento etc.

Dicas:

  • Se o trabalho estiver atrasado o ideal é conversar com o superior e explicar a situação, apresentando uma nova data para que o mesmo seja entregue de maneira a atender a demanda com qualidade, porém procure não ultrapassar esse novo prazo, pois pode ficar parecendo falta de comprometimento.
  • É sempre bom auxiliar colegas de trabalho e ser prestativa. Ajude seu colega desde que não comprometa as suas demandas. Se não puder ajudar, explique, e se coloque a disposição para outra oportunidade.
  • Organizar-se, essa é a palavra que define bem como você pode se comportar para cumprir prazos. Organize seu dia, estabeleça horários e metas, desde a hora que vai acordar, que irá iniciar o trabalho, parar para as refeições, fazer leitura de e-mails etc. Evite distrações, como futilidades na internet e conversas desnecessárias por telefone, mensagem e bate-papos. Tenha foco, e quando necessário, redefinas prioridades, siga seus cronogramas e cumpra seus prazos.

E você, como faz para manter o seu trabalho organizado? Deixe seu comentário!