Pressmaster/ Shutterstock A liderança feminina se destaca cada vez mais nas empresas

Você sabia que no Brasil, 43% dos cargos de liderança, nas empresas, atualmente são ocupados por mulheres? Estes dados, levantados pela Grant Thornton, em sua pesquisa “Women in Business 2015”, mostram um grande avanço pelo qual passou o mercado de trabalho nos últimos anos.

Se até o início de 1932 a mulher sequer tinha direito ao voto, hoje seu papel na sociedade tomou tanto destaque que é cada vez mais comum a vermos atuando em profissões, por muitos anos, restritas aos homens. Para isso, entretanto, foi preciso travar muitas batalhas para que fossem reconhecidas, respeitadas e recompensadas tal qual qualquer trabalhador.

Seja como presidentes de grandes países e empresas, executivas, atletas, artistas, ativistas, cientistas e coaches, em todas as carreiras, a presença feminina é marcante. Isso ocorre porque a mulher, naturalmente, traz consigo muitos diferenciais competitivos com os quais a ala masculina não consegue competir ou mesmo superar.

Vamos conhecer, então, algumas das competências que fazem as mulheres se destacarem como líderes e obterem, resultados extraordinários, na gestão de pessoas e empresas. Confira e inspire-se!

Diferenciais da Mulher como Líder

  • Saber ouvir na essência – Esta habilidade de ouvir, além das palavras, e sentir e perceber as emoções, sentimentos e vontades do outro, ajuda a tornar mais assertiva à comunicação com os colaboradores e pares.
  • Visão Sistêmica – Esta capacidade de enxergar à frente e observar o todo, favorece a prevenir e evitar problemas, como também permite a líder aproveitar melhor suas oportunidades e obter grandes resultados.
  • Sociabilidade – Outro ponto é o fato da mulher ter mais facilidade no trato interpessoal, o que melhora os relacionamentos no ambiente de trabalho e favorece a integração entre os profissionais.
  • Multifunções – O fato de ser uma profissional multitarefa e conseguir fazer a gestão de muitas atividades, ao mesmo tempo, é mais uma das vantagens da liderança feminina, que também tende a ser mais produtiva durante seu expediente de trabalho.
  • Jogo de Cintura – Esta habilidade ajuda a líder a ter maior inteligência emocional para lidar com os conflitos no trabalho, os momentos de crise e as discordâncias entre seus liderados. Também favorece a solucionar, de forma mais assertiva, os problemas do dia a dia.

Além do mais, a liderança feminina também se destaca por sua habilidade de negociação e, pela forma dinâmica e humanizada, de conduzir sua gestão. Seja à frente de uma empresa ou de um país, as mulheres conquistam, a cada dia, o seu lugar de direito.

PSC

Com isso, estas líderes empreendedoras estão abrindo o caminho para as novas gerações e modificando para melhor, não apenas o seu espaço de trabalho, mas também a nossa sociedade. E isso é realmente é extraordinário!

E para você, qual líder feminina mais te inspira? Comente e deixe sua opinião!