Para o guru do mundo dos negócios Peter Drucker: “O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes”. Por isso, quando falamos em planejamento profissional e pessoal, estamos entrando em um território extremamente importante para nossa vida.

Entretanto, como planejar o nosso futuro na carreira? Como saber quais são os melhores caminhos a tomar? Como identificar o nosso estado desejado? E como alcançar os nossos objetivos e metas? Essas são perguntas frequentes na vida de qualquer profissional, sendo questionamentos totalmente necessários ao seu desenvolvimento.

Neste artigo, vamos compreender a importância do planejamento, como ele deve ser feito e o que difere um planejamento pessoal de um planejamento profissional. Para saber mais sobre esse tema tão essencial, é só dar continuidade à leitura a seguir!

O que é planejamento?

Planejamento é o ato de se preparar para uma determinada tarefa. É preciso pensar no objetivo que deve ser atingido e em todas as ações que devem ser tomadas até alcançá-lo. Um bom planejamento divide esse conjunto de ações em etapas sequenciais, para que seja mais fácil visualizá-las e realizá-las. Assim, em cada etapa, o ideal é definir prazos e todos os recursos (humanos, materiais, financeiros etc.) necessários para cumpri-las.

Planejar nada mais é do que identificar o seu estado atual, definir o seu estado desejado e traçar uma linha estratégica, contendo ações que unam esses dois pontos. É um trabalho essencial, antes de efetivamente começar a agir.

Em todas as esferas da vida

Falando assim, parece que o planejamento é uma exclusividade das empresas ou da vida profissional das pessoas, o que não é verdade. Podemos realizar planejamentos em diferentes contextos.

  • Nas empresas

PSC

É claro que, no mundo empresarial, ele é peça fundamental. As empresas, geralmente, realizam planos de ação: eventos, comunicação, marketing, compras etc. Antes de “colocar a mão na massa”, realizam orçamentos, pesquisam o mercado, analisam a concorrência e, só então, tomam decisões estratégicas. Sem um planejamento que defina datas, durações, valores e estimativas de retorno, qualquer ação corporativa corre um grande risco de causar prejuízo à organização.

  • Na vida profissional

Além do mundo empresarial, você que está lendo este texto também pode e deve utilizar o planejamento como importante ferramenta na sua vida profissional. Organizar as tarefas do dia ou da semana com antecedência; definindo prioridades, dias e horários; ajuda muito a manter a produtividade e a evitar atrasos.

Se você está pensando em mudar de emprego, trocar a área de atuação, obter uma promoção, fazer um treinamento de reciclagem, aprender uma competência profissional nova, ou simplesmente tirar férias, é preciso planejar, isto é, definir as melhores estratégias e os melhores momentos para fazer essas coisas. Isso inclui pedir ajuda, se necessário, pesquisar e se precaver para os obstáculos que podem surgir.

  • Nos estudos

Estudar também é uma tarefa que requer muito planejamento, especialmente para quem concilia as aulas com o trabalho. Pense nos seus objetivos ao estudar: por exemplo, alguém pode pensar em uma pós-graduação para obter uma promoção ou em uma segunda graduação para ampliar as suas possibilidades no mercado de trabalho.

Qualquer que seja o motivo, organize a sua agenda, com horários para o trabalho, para o descanso, para o estudo e para as tarefas acadêmicas que, eventualmente, você tenha que realizar em casa. Separe tempo e espaço para dar conta de tudo.

  • Na vida pessoal

Além dos trabalhos e dos estudos, a vida pessoal também requer planejamento. Se você deseja namorar, casar, comprar uma casa, ter filhos, viajar, se divorciar, mudar-se para outra cidade ou país, conhecer uma nova filosofia, enfim, qualquer nova perspectiva pessoal deve ser adotada com planejamento.

  • Na vida financeira

Obviamente, todos os planos citados acima; na vida profissional, pessoal ou acadêmica; exigem recursos financeiros. Para dar conta de tudo isso, é essencial ter disponível dinheiro suficiente para suprir todas as necessidades que surgirem no percurso, caso contrário, você vai acabar endividado.

Por isso, para pagar dívidas, poupar dinheiro e saber investir corretamente, tendo uma perspectiva positiva de retorno, é fundamental realizar um planejamento financeiro. Coloque tudo na ponta do lápis (ou nas planilhas digitais), não gaste mais do que ganha e verifique a rentabilidade de cada projeto antes de tomar uma decisão. Nada de se arriscar sem saber se o dinheiro vai dar.

Quais são as diferenças entre o planejamento pessoal e o planejamento profissional?

Quando falamos em plano de carreira, estamos atuando no sentido de definir quais são os nossos objetivos de curto, médio e longo prazo. Isso inclui saber: quando, como e onde você deseja estar, profissionalmente, daqui a 10, 15, 20 anos. Pense em cargos, salários, tipos de empresas, áreas de atuação, estilo de vida etc.

Já o planejamento pessoal está relacionado ao que o profissional deseja conquistar na sua vida pessoal (em decorrência do seu trabalho e do dinheiro obtido por meio dele). Conquistar mais estabilidade financeira, comprar um imóvel, ter mais qualidade de vida, constituir família, viajar pelo mundo: todos eles são exemplos de metas pessoais planejadas.

Qual é a importância do alinhamento dos objetivos?

Por mais que, muitas vezes, as decisões sobre o futuro, profissional e pessoal, sejam tomadas em tempos diferentes, elas precisam ser totalmente congruentes umas com as outras. Sem esse alinhamento, a pessoa corre o risco de viver em desequilíbrio e de não se sentir plenamente satisfeita com os resultados que conquistar nessas diferentes áreas.

O ser humano, para ser feliz nos diferentes âmbitos da sua vida, deve ser integral, ou seja, alcançar as suas metas e objetivos em todas as esferas, sem negligenciar as suas necessidades e sonhos em detrimento de outros fatores.

Obviamente, nem tudo acompanha um roteiro fechado, e muitas eventualidades podem ocorrer no caminho. Todavia, ao fazer um planejamento, é possível que você consiga lidar melhor com as dificuldades e imprevistos e continuar seguindo em frente. O que isso quer dizer? Que tanto para conquistarmos os nossos resultados profissionais quanto para alcançarmos os nossos objetivos pessoais, precisamos harmonizar os nossos sonhos e objetivos e ter ações congruentes com essas metas.

Se você apenas trabalha sem nenhum propósito definido, mais cedo ou mais tarde, olhará à sua volta e sentirá um vazio profissional considerável. Do mesmo modo, se você se sente realizado no aspecto pessoal, mas no trabalho sente que está bem longe do seu estado desejado, sempre sentirá que algo está faltando.

Fica a dica então: planeje a sua carreira e a sua vida pessoal olhando sempre para frente e conciliando ambas. Esse pensar sistêmico fará toda a diferença nos seus resultados e na conquista de uma felicidade mais verdadeira e autêntica.

E você, querida pessoa, faz do planejamento uma rotina nessas duas frentes, ou segue a filosofia de “deixe a vida me levar”? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais.