Voltar

Diferenças entre Planejamento de Carreira Profissional e Pessoal

Publicado em | 0 comentários

Gualtiero Boffi/Shutterstock Para ter sucesso na carreira e na vida o profissional deve buscar alinhar suas metas e objetivos pessoais e de carreira

Para o guru do mundo dos negócios, Peter Drucker: “O Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes”. Por isso, quando falamos em planejamento de carreira profissional e pessoal estamos entrando num território extremamente importante para nossa vida.

Entretanto, como planejar nosso futuro na carreira? Como saber quais melhores caminhos tomar? Como identificar nosso estado desejado? E como alcançar nossos objetivos e metas? Estas são perguntas frequentes na vida de qualquer profissional e, em minha opinião, questionamentos totalmente necessários ao seu desenvolvimento.

Diferença entre Planejamento Profissional e Pessoal

Entretanto, antes disso, o primeiro passo, é entender as diferenças entre planejamento profissional e pessoal. Quando falamos em plano de carreira estamos atuando no sentido de definir quais são os nossos objetivos de curto, médio e longo prazo. Isso inclui saber: quando, como e onde você deseja estar, profissionalmente, daqui a 10, 15, 20 anos.

Já o planejamento pessoal está relacionado ao que o profissional deseja conquistar em sua vida pessoal em decorrência de seu trabalho. Conquistar maior estabilidade financeira, realizar x, y sonhos, ter mais qualidade de vida, constituir família, viajar pelo mundo: são exemplos de metas pessoais planejadas.

A Importância do Alinhamento de Objetivos

O mais interessante é que embora muitas vezes as decisões sobre o futuro, profissional e pessoal, sejam tomadas em tempos diferentes, elas precisam ser totalmente congruentes umas com as outras. Sem esse alinhamento, a pessoa corre o risco de viver em desequilíbrio e de não sentir-se plenamente satisfeita com os resultados que conquistar tanto em sua carreira como na vida.

O ser humano para ser feliz em diferentes âmbitos de sua vida deve buscar ser integral, ou seja, alcançar suas metas e objetivos em todas as esferas sem negligenciar suas necessidades e sonhos em detrimento de outros.

Obviamente que nem tudo acompanha um roteiro fechado e que muitas eventualidades podem ocorrer no caminho, porém, ao fazer um planejamento é possível que você consiga lidar melhor com as dificuldades e imprevistos e continuar seguindo em frente.

O que isso quer dizer? Que tanto para conquistarmos nossos resultados profissionais e objetivos pessoais precisamos harmonizar nossos sonhos e objetivos e ter ações congruentes com estas metas. Se você apenas trabalha sem nenhum propósito definido, mais cedo ou mais tarde, olhará à sua volta e sentirá um vazio profissional importante. Do mesmo modo, se você se sente realizado no aspecto pessoal, mas no trabalho sente que está bem longe de seu estado desejado, sempre sentirá que algo está faltando.

Fica a dica então – planeje sua carreira e vida pessoal olhando sempre para frente e conciliando ambas. Este pensar sistêmico fará toda diferença em seus resultados e na conquista de uma felicidade mais verdadeira e autêntica.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!