A liderança é o processo por meio do qual um indivíduo coordena os demais que fazem parte do seu grupo. O líder deve orientá-los no alcance de objetivos específicos, delegando tarefas e dando orientações durante a sua realização. Nas empresas, a figura do líder é essencial ao sucesso, desde que essa liderança tenha determinadas competências e habilidades. O que poucos sabem é que há diferentes estilos de liderança que podem ser exercidos.

Você conhece ou já ouviu falar na liderança transacional? E na liderança transformacional? Entre os inúmeros tipos de liderança existentes, esses são modelos de gestão também bastante presentes no dia a dia das organizações. Eles consistem no gerenciamento das pessoas e na organização dos processos, de modo a garantir que os resultados do negócio sejam plenamente alcançados. Vamos conhecê-los melhor no artigo a seguir e conferir as suas diferenças? Boa leitura!

A liderança transacional

Diferentemente dos demais tipos de gestão organizacional, o foco constante da liderança transacional é apenas nos resultados. Para isso, ela se utiliza da estratégia de recompensar ou punir os profissionais por seus acertos e falhas. Com esse mecanismo, esse tipo de liderança empenha-se apenas em fazer com que as metas sejam alcançadas, mas não se preocupa exatamente em motivar, inspirar, desenvolver ou engajar a sua equipe.

Podemos dizer que, se fosse uma estrada, esse modelo seria um caminho em linha reta, pois não permite que os profissionais saiam da rota designada, demandando que apenas cumpram especificamente as tarefas que lhe foram designadas e que mantenham o seu foco naquilo que o líder decreta como o objetivo principal. Nos momentos de crise e de grandes desafios para a empresa, é considerada uma excelente alternativa para resolver os problemas com mais rapidez e efetividade.

Aqui, a supervisão do líder consiste basicamente em verificar se os seus profissionais estão fazendo o seu trabalho do modo certo, em corrigir as suas falhas e em atestar os seus acertos. O seu papel é mais o de gerenciamento do que o de inspirar o seu grupo. Assim, os líderes dessa categoria são essencialmente metódicos e objetivos, focados nos dados de desempenho, mais do que nos processos e no bem-estar da equipe. É um processo bastante pragmático, presente em diversas organizações.

A liderança transformacional

Diferentemente do modelo anterior, a liderança transformacional prega outro tipo de gestão, pois entende que a mudança, a evolução das empresas e a transformação das pessoas são o caminho do êxito para o sucesso do negócio. Para isso, o líder trabalha em parceria com os seus liderados para identificar os pontos fortes e de melhoria do negócio e, especialmente, para apontar os aspectos que precisam ser melhorados, ou melhor, transformados. Trata-se de um mecanismo e evolução contínua.

PSC

Um dos benefícios da gestão transformacional é que ela valoriza os colaboradores, pois os convida a participar do processo evolutivo da empresa e a pensá-la de maneira sistêmica. Para isso, é criada uma sinergia, pois é junto com o líder que esses profissionais são convidados a desenvolver o seu pensamento crítico e a colaborar com as suas ideias e soluções para os problemas apresentados. Assim, eles não apenas obedecem às ordens, mas também participam com ideias e sugestões.

O modelo também estimula o sentimento de propósito nas pessoas, de modo que se sintam pertencentes ao processo de construção de resultados e que sejam motivadas pela visão e pelos valores da empresa para darem o melhor de si. A liderança transformacional também leva em consideração os métodos, os processos, a aquisição de conhecimento, os treinamentos e o auxílio contínuo do líder aos seus liderados, e não apenas os resultados obtidos. Ela apura as causas desses resultados.

Afinal, o que se espera de um líder?

Podemos dizer que as diferenças entre a liderança transacional e a liderança transformacional estão no fato de que a primeira foca exclusivamente nos resultados, enquanto a segunda tem foco nos resultados e nas pessoas, sendo considerada mais humanizada e transformadora e menos pragmática (no sentido de não focar apenas nos resultados obtidos).

Portanto, o que se espera de um líder é que ele tenha simultaneamente a objetividade da liderança transacional e a capacidade de motivar e acompanhar a evolução de cada um dos seus liderados, como ocorre na liderança transformacional. O propósito deste artigo não é dizer o que é certo e o que é errado, mas apenas comunicar que esses dois tipos de gestão existem e que são diferentes entre si, de modo que podemos aproveitar as vantagens de cada um deles.

O que se espera de um líder é, na verdade, um conjunto de características e atitudes: definição de objetivos específicos, clareza de comunicação, delegação equilibrada de tarefas, explicação de procedimentos, auxílio nas atividades do dia a dia (mas sem microgerenciar), correção de falhas, compartilhamento de conhecimentos, despertar da motivação de cada colaborador, avaliações de desempenho, feedbacks justos e reconhecimento dos méritos de todos. Um bom líder ensina sem perder a humildade!

Conclusão

A arte de liderar é bastante complexa, de modo que diversos estilos se desenvolveram ao longo do tempo. O modelo transacional basicamente avalia se os liderados fizeram ou não o que se esperava deles, alcançando as metas definidas. O modelo transformacional, por sua vez, dedica-se também aos métodos, aos processos, aos conhecimentos, à motivação e à evolução continua dos trabalhadores. Os resultados são importantes nesse modelo, mas não só eles.

Algumas empresas ainda são exclusivamente transacionais, enquanto outras já têm abraçado o modelo transformacional para desenvolver os seus recursos humanos. O importante é que os líderes tenham noção do tamanho da sua responsabilidade, não apenas para tomar as decisões referentes aos departamentos que chefiam, mas também no que diz respeito à formação e ao crescimento das vidas profissionais que estão sob o seu comando.

E você, querida pessoa, com qual tipo de liderança se identificou mais? Por quê? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!