Voltar

Diferença entre Ferramenta, Técnica e Método de Coaching

Publicado em | 0 comentários
metodologia de Coaching

Cienpies Design/Shutterstock As ferramentas, técnicas e metodologia de Coaching têm aplicações distintas e são importantes para o alcance de grandes resultados

 

Hoje vamos falar das diferenças entre ferramentas, técnicas e metodologias de Coaching. Você já sabe que o Coaching, é um mix de diversas ciências, entre elas psicologia, administração, sociologia, antropologia, filosofia, entre diversas outras.

Além disso, é um processo que une ferramentas, técnicas e metodologia que visa o aumento da performance de uma pessoa, através do autoconhecimento e autodesenvolvimento, correto? Por isso, vamos falar dos conceitos que utilizamos no nosso processo de aprendizado e no próprio processo de Coaching, bem como da sua aplicabilidade.

Ferramentas de Coaching

Vamos começar pelas ferramentas de Coaching. Elas são de extrema importância para identificação de perfil comportamental, de autoconhecimento, de estado desejado, de planejamento de jornada, definição de mudanças, características específicas, entre outras informações acerca do Coachee.

Podemos dizer que as ferramentas são recursos palpáveis, de aplicabilidade como testes, perguntas, gráficos, formulários, fichas de planejamento, e alguns tipos de dinâmicas, que visam coletar informações importantes que contribuam para o processo de Coaching, bem como gerem reflexões e mudanças do Coachee. Além disso, temos as ferramentas que mensuram comprometimento, resultados e evolução do Coachee durante o processo de Coaching.

Técnicas de Coaching

As técnicas de Coaching são voltadas, primeiramente, para estabelecer relação entre Coach e Coachee, uma relação de confiança, de compreensão, de cumplicidade, de comprometimento entre as partes. Utilizamos o Rapport, Psicogeografia, Flow, Movimento Provável dos Olhos, relaxamento, entre outras técnicas, que visam estabelecer uma conexão segura e ainda extrair informações na comunicação não verbal.

Em um segundo momento as técnicas também auxiliam no alcance de objetivos, de forma a buscar informações que se encontram no self 2 e trazê-las para o self 1, gerando insights através de reflexão. A exemplo do Feedback burguer, patrocínio positivo, Shazan, associação/dissociação, entre outras, são as técnicas utilizadas no processo. Não utilizamos papel, nem recursos eletrônicos, apenas o conhecimento da forma de aplicabilidade da técnica, interpretamos a resposta do Coachee e oferecemos elucidações de situações através de ressignificação por exemplo, que é outra técnica muito importante.

Vale ressaltar que as técnicas e ferramentas em Coaching, podem ser repetidas no processo, caso necessário, por isso é preciso conhecimento profundo do Coach em relação a aplicabilidade das mesmas. Isso vai depender da evolução e desenvolvimento do Coachee perante seu objetivo e satisfação.

Método de Coaching

Agora vamos falar do conceito metodologia do Coaching. Ele consiste na forma de conduzir o processo, desde o estabelecimento de objetivos, até a geração de mudanças. Ela é bem diferente de terapias convencionais, pois não há indução, porém um processo que gere reflexão e clareza do próprio Coachee, aos seus questionamentos.

E digo mais, a metodologia do Coaching é a forma sistêmica como o Coach compreende o mundo, as pessoas e todos os comportamentos e como ele conduz seus processos de atendimento e desenvolvimento. Está diretamente ligada a filosofia do Coaching, ao seu objetivo de gerar resultados positivos através de mudanças de padrão de comportamento, pensamento, mindset, quebra de crenças limitadoras, com o objetivo de trazer desenvolvimento, realização e satisfação plena ao Coachee.

Recapitulando nossos conceitos:

  • Ferramentas são aquelas palpáveis, de aplicabilidade como testes, levantamento de diagnóstico, alguns tipos de dinâmica, preenchimento de formulários e gráficos;
  • As técnicas são formas de se estabelecer conexão e mudança de mindset para gerar resultados positivos e duradouros, através da utilização do conhecimento dessas técnicas, que não utiliza papel, nem recursos eletrônicos.
  • A metodologia em Coaching consiste na forma como é conduzido o processo. Ela está ligada diretamente a filosofia do Coaching, e a visão sistêmica do processo.

Interessante entender os conceitos de Coaching, não é mesmo? Entender a teoria do processo contribui para a assimilação dos conteúdos e compreensão afundo da metodologia.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!