desenvolvimento pessoal

© Depositphotos.com / alexmillos Desenvolvimento profissional está relacionando ao aumento dos conhecimentos e aprimoramento da carreira, enquanto desenvolvimento pessoal se refere ao crescimento como um todo.

O desenvolvimento humano é um processo pelo qual todo mundo deve passar. Se desenvolver significa que você está em constante crescimento e busca pelo seu melhor, seja no aspecto pessoal ou profissional. Acontece que para algumas pessoas esse processo pode ser bem complicado, seja por falta de motivação ou até mesmo por estarem perdidas quanto ao ponto de partida que os levarão a excelência.

Diferença entre desenvolvimento pessoal e desenvolvimento profissional

Desde muito cedo, aprendemos que sempre devemos nos adaptar a cada situação. E isso também vale para a diferença entre trabalho e vida privada. Por isso, para entendermos a diferença entre desenvolvimento pessoal e profissional, precisamos separar cada ambiente e apresentar seus respectivos contextos. Desenvolvimento profissional está relacionando ao aumento dos conhecimentos e aprimoramento da carreira, tal qual a obtenção de competências e habilidades que o ajudarão a ser um profissional mais qualificado. Já o desenvolvimento pessoal, por outro lado, se refere ao crescimento como um todo, e contempla a busca contínua por evolução nos aspectos: físico, emocional, psicológico, espiritual, comportamental e a melhoria das relações afetivas, familiares e interpessoais. O coaching pode te ajudar no desenvolvimento desses dois aspectos. Quer saber como? Confira abaixo!

O coaching em seu desenvolvimento profissional

Quando investimos em cursos — que podem ser de graduação, idiomas, especializações, leituras, congressos, palestras e eventos relacionados à nossa ocupação —, estamos buscando aperfeiçoar habilidades, aumentar nossos recursos intelectuais e conquistar oportunidades que nos proporcionem alcançar os objetivos profissionais que almejamos.
Nesta busca progressiva por desenvolvimento profissional, podemos observar o crescimento do interesse por cursos de Coaching, uma metodologia única de aprimoramento humano. O processo auxilia na definição e concretização de metas, de maneira estruturada, com tarefas e prazos definidos, que são acompanhados de perto por um profissional especializado: o Coach.

Ao investir num treinamento em Coaching, o profissional aumenta o conjunto de suas competências técnicas, emocionais e comportamentais, além de agregar os inúmeros benefícios da carreira de coach à sua atuação na empresa, aumentando seu valor de mercado e suas possibilidades profissionais — e, consequentemente, os ganhos financeiros. Você entenderá quais são suas ambições profissionais e conseguirá encontrar maneiras que te ajudarão a criar metas para atingir seus objetivos, além de ter plena consciência de quais são seus pontos positivos (e como aperfeiçoá-los e usá-los ao seu favor) e negativos (aprendendo também a lidar com eles e mudar hábitos que são destrutivos para você).

O coaching em seu desenvolvimento pessoal

Muitas experiências ruins que acumulamos ao longo da vida, mesmo aquelas que aconteceram antes de iniciarmos nossa vida profissional, carregam consequências que interferem e impactam diretamente no alcance do sucesso. Essa interferência, na maioria das vezes, ocorre de forma inconsciente, ou seja, reproduzimos comportamentos, atitudes e crenças que observamos em nossos pais ou influenciadores próximos, que podem nos prejudicar sem que percebamos. O processo de Coaching auxilia na compreensão dos motivos pelos quais uma pessoa pensa e age de determinada maneira. Desse modo, é possível ressignificar os problemas e enxergar os pontos positivos mesmo nas piores situações. Isso significa aprender a se colocar no lugar de quem possa ter nos magoado, buscar compreender as nossas e as limitações do outro.

Quando o processo de Coaching é aplicado com foco no desenvolvimento pessoal, os resultados são extraordinários. Além de potencializar habilidades, a metodologia ajuda a definir missão de vida, identificar e eliminar crenças limitantes e comportamentos negativos e sabotadores.

PSC

O coaching te ajudará com o autoconhecimento, e quanto mais o indivíduo se conhece, mais ele potencializa seu relacionamento consigo mesmo e com as pessoas à sua volta. Além disso, o coaching é um convite a acessar o seu “eu interior”, mergulhar em suas emoções, sentimentos e pensamentos, permitindo-se curar de dores profundas e perdoar seus erros. Ele te ajudará a crescer como pessoa, uma vez que você estará ciente de quais são suas motivações e limitações, além de entender como aprimorar o que tem de melhor e trabalhar naqueles aspectos que você não admira tanto em si mesmo.

Para conhecer todos os benefícios pessoais e profissionais que o coaching pode te oferecer, fique atento aos artigos publicados aqui no blog!