A Eficiência diz respeito a fazer as coisas certo e a Eficácia consiste nos resultados obtidos como determinada ação. / Copyright: Olivier Le Moal

Segundo Peter Drucker, um dos maiores gurus dos negócios, de todo os tempos, a “Eficiência consiste em fazer certo, as coisas, e a Eficácia em fazer as coisas certas”. Muito utilizados como sinônimos, estes dois conceitos da Administração têm definições bem distintas e vamos entendê-los melhor no decorrer deste artigo.

O QUE É EFICIÊNCIA

Eficiência diz respeito ao ato de produzir corretamente, utilizando os recursos disponíveis da melhor maneira possível e de forma econômica, o que minimiza os gastos, o desperdício e o tempo. Ou seja, diz respeito ao racionamento e a produtividade.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

EFICIÊNCIA NO MEIO CORPORATIVO  

Na Gestão de Empresas quando falamos em Eficiência estamos buscando avaliar se o modo como fazemos determinada demanda é eficiente. Aqui neste contexto, a ideia é utilizar cada vez menos recursos para obter cada vez mais resultados e melhorar continuamente o desempenho organizacional.

No dia a dia de uma empresa, por exemplo, por meio da implantação de normas e padrões de trabalho, a eficiência serve para mensurar a efetividade destes processos no aumento da produtividade. Assim, se num projeto ou demanda eu utilizo menos pessoas, menos estrutura, aplico menos dinheiro e obtenho bons resultados, considera-se que esta ação foi eficiente.

EFICIÊNCIA NA VIDA PESSOAL

PSC

No âmbito pessoal, uma pessoa que pratica a eficiência, é aquela que, ao buscar por melhores resultados, se compromete em mudar o que for necessário, assume a responsabilidade sobre seus atos, ou seja, não culpa o próximo pelos erros cometidos, se empenha em mudar pensamentos e comportamentos sabotadores, evita ressentimentos do passado, define de forma assertiva suas metas e objetivos e otimiza seu tempo focando nas atividades consideradas como prioridades, deixando de lado aquelas que podem prejudicar o alcance do resultado esperado.

O QUE É EFICÁCIA

A Eficácia, por sua vez, mede até que ponto determinada ação surtiu efeito, o que ela trouxe de positivo e benéfico. Deste modo, podemos dizer que uma ação foi eficaz quando ela é assertiva e projeta excelentes resultados.

EFICÁCIA NO MEIO CORPORATIVO

Quando uma empresa implementa uma estratégia de gestão de pessoas que visa à melhoria do clima organizacional, os resultados podem ser 1 – mais qualidade de vida no trabalho ou 2 – melhoria na comunicação, nos relacionamentos interpessoais, maior engajamento da equipe e aumento da produtividade e melhoria no atendimento.

Cada resultado ilustra bem, a eficácia da ação, de diferentes formas. Em um caso, a ideia melhorou um aspecto apenas, enquanto que no outro contemplou mais áreas importantes para a empresa. Podemos concluir com isso, que o modelo dois foi mais eficaz, pois trouxe mais benefícios que o primeiro.

EFICÁCIA NA VIDA PESSOAL

Na vida pessoal, o indivíduo é eficaz quando ele coloca em prática algumas ações como: pro atividade, ou seja, tomar iniciativa, ser agente da mudança e não se vitimar, tem um objetivo claro em mente, organiza e executa suas atividades essenciais, busca benefícios e respeito a todos a sua volta, constrói uma boa comunicação em seus relacionamentos, cria sinergia e busca por constante renovação.

COMO SER EFICIENTE E EFICAZ EM SEU TRABALHO

Embora eficiência e eficácia tenham significados diferentes, quando os dois conceitos se unem, encontramos empresas e profissionais diferenciados, que sabem utilizar bem os recursos disponíveis para conquistar suas metas e objetivos.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Sabendo disso, o colaborador deve buscar desenvolver uma visão sistêmica de sua organização, de modo que isso lhe permita enxergar novas possibilidades e fazer seu trabalho reduzindo a quantidade de tempo e pessoas envolvidas, por exemplo. Assim, além de se tornar mais eficiente e produtivo, suas ações maximizam os resultados e trazem efeitos mais positivos para a empresa.

Esta, por sua vez, deve buscar implantar processos, normas e padrões que permitam aos seus profissionais realizar seu trabalho de modo mais objetivo, assertivo e prático. As empresas também devem investir em programas de treinamento, que ensinem os seus colaboradores sobre as melhores práticas de gestão do tempo, utilização dos recursos, para assim, como bem disse Peter Drucker, todos aprendam a “Fazer certo, as coisas certas”.

Pense nisso e seja mais eficiente e eficaz em seu trabalho, empresa e na vida!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe o artigo em suas redes sociais!