Voltar

12 Dicas Para ser um Profissional “Indispensável”

Publicado em | 0 comentários
Profissional

Wakebreakmedia/Shutterstock Para se tornar um profissional “indispensável” é importante estar sempre atento aos comportamentos

 

Que tipo de profissional você é  –  demissível ou indispensável? Aliás, você já parou para pensar nisso? Convido você a ler este texto e fazer uma reflexão sobre o seu perfil como colaborador e, principalmente, sobre as ações e comportamentos que podem, inconscientemente, estar sabotando o seu futuro na empresa, e consequentemente, a sua carreira.

Neste sentido, questiono se você já parou para analisar quais seus comportamentos, atitudes, habilidades e pontos de melhoria devem ser observados, mais de perto, e melhorados ou eliminados, urgentemente?

Muitos profissionais, quando se sentem estabilizados, não raramente, acabam por cair numa perigosa zona de conforto, que os faz acreditar que já provaram o que tinham que provar e mostraram o que tinham que mostrar. Esta postura acaba conferindo uma falsa confiança de que seu lugar “ao sol” está garantido, por muito tempo, na organização.

Mas será que é mesmo assim? Pense bem, por quais motivos as empresas demitem os seus colaboradores? E por que, mesmo tendo diversas qualidades, muito profissionais são dispensados? Com certeza não é por acaso! Dispor de uma série de competências técnicas é importante, porém, muitas vezes são os comportamentos, ou melhor, os maus comportamentos, que fazem com que um profissional, com excelente currículo, seja demitido.

Isso acontece em decorrência de atitudes discrepantes e antiéticas como: fazer fofocas; mostrar falta de comprometimento, desrespeito às normas, baixa produtividade, mau relacionamento com gestores e colegas, por exemplo.

12 Dicas Para Ser um Profissional “Indispensável”

  1. Respeite as normas, regras e hierarquias e aprenda o trabalho em equipe;
  2. Busque, continuamente, melhorar suas relações interpessoais;
  3. Colabore com os colegas e superiores, seja educado e respeitoso;
  4. Tenha disciplina e foco nos resultados e uma comunicação assertiva;
  5. Busque, continuamente, capacitação e o desenvolvimento de suas competências técnicas;
  6. Desenvolva sua inteligência emocional e social e liderança;
  7. Tenha bom senso e evite fazer e disseminar fofocas;
  8. Dedique-se ao aprimoramento contínuo de suas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais;
  9. Respeite os colegas, líderes,clientes e fornecedores;
  10. Busque entregar, dentro dos prazos, suas demandas;
  11. Respeite as opiniões e o jeito das outras pessoas;
  12. Utilize com, responsabilidade, a infraestrutura da empresa.

Habilidades Técnicas X Comportamentos

Por mais que a empresa precise dos conhecimentos do colaborador, quando este, mesmo orientado e tendo recebido feedbacks, não muda ou melhora os seus comportamentos, chega um momento em que se torna insustentável, para o bem-estar do grupo, a qualidade do ambiente, o fluxo de produtividade e das relações interpessoais, que o profissional ali permaneça.

Entretanto, o contrário também acontece, quando o profissional tem sua inteligência social bem desenvolvida, sabe se relacionar, porém não é possuidor de todas as competências e habilidades técnicas que permitam a ele atender, com maestria, às demandas da empresa corretamente.

Quando há escassez de profissionais capacitados, em determinada área do conhecimento, muitos colaboradores, com pontos de melhoria gritantes, acabam se mantendo por mais tempo na empresa. Porém, esta permanência, ao invés de ser voluntária e, por vontade da organização, torna-se um fardo e dura apenas enquanto são recrutados e selecionados novos profissionais, com perfis mais condizentes com o que a organização deseja.

Minha intenção ao abordar este tema é trazer a você uma reflexão que lhe propicie identificar quais são as atitudes negativas que podem prejudicar ou mesmo que já estão prejudicando os seus resultados. Quanto mais abertos estamos para entender e corrigir nossos erros, eliminar comportamentos sabotadores e insuficiências técnicas, em determinados quesitos, profissionais mais completos nos tornaremos.

Assim, independente de qual seja a empresa; a nossa imagem profissional não fica comprometida e podemos então buscar, nossos resultados extraordinários, onde hoje estamos ou onde queremos estar futuramente. Esteja atento aos seus comportamentos e procure desenvolver-se continuamente.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!