Em uma escala de 0 a 10, o quanto você se considera verdadeiramente produtivo? Caso a nota que atribuiu para si não tenha sido satisfatória, menos que seis, saiba que você é capaz de evoluir e transformar os seus hábitos e resultados. Todos podem ter um dia produtivo, inclusive você, basta que se dedique e adote algumas medidas para se organizar e ir além.

Se continuar com as mesmas atitudes e mentalidade, os seus resultados certamente continuarão iguais. Por isso, se deseja atingir níveis mais elevados, é necessário que se esforce de maneira compatível. Quer avançar o extraordinário? Continue lendo e descubra como ser mais produtivo!

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

O Que é um Dia Produtivo?

Muitos associam um dia produtivo ao horário em que saem do escritório, assim, quanto mais tarde, melhor. Contudo, a ideia de produtividade é um pouco diferente, e se refere ao fato de se conseguir realizar tudo ao qual se propôs dentro de um período de tempo previamente estipulado. Nesse sentido, nem sempre aquele que é o último a deixar a empresa é o mais produtivo e, muitas vezes, o funcionário que saiu no fim da tarde fez mais do que o que foi embora às oito da noite. Enquanto a hora se refere à quantidade, a produtividade tem relação com a qualidade do tempo.

Um dia produtivo é aquele em que há um planejamento prévio que é cumprido com sucesso quando ele chega ao fim. Se você quiser e trabalhar para isso, todos os seus dias podem ser igualmente produtivos. Claro que imprevistos acontecem e, muitas vezes, não temos como controlá-los, mas, quando há organização, eles são contornados com maior facilidade e sem grandes alardes e prejuízos.

A produtividade promove uma sensação maravilhosa de satisfação nas pessoas e faz com que elas se sintam úteis e capazes. Esse sentimento se transforma em um círculo virtuoso, em que quanto mais se faz, mais motivação se tem para continuar fazendo. Além de esse comportamento ser positivo por uma questão pessoal, os benefícios irão impactar no âmbito profissional também, já que passará uma imagem de responsabilidade e comprometimento.

Dicas Poderosas Para Ter Um Dia Produtivo

PSC

Muitas pessoas costumam valorizar apenas aquilo que é complicado, entretanto, a simplicidade pode nos proporcionar inúmeros benefícios. Em se tratando de produtividade, todas as dicas que darei a seguir são bastante simples e você poderá colocar todas elas em prática com bastante facilidade. O maior desafio está em transformá-las em hábitos e isso apenas será conseguido se der o seu melhor e estiver mesmo disposto a mudar e a exercitar diariamente suas mudanças.

1 – Planeje o Seu Dia

O primeiro passo para ter um dia produtivo é saber exatamente o que pretende realizar no decorrer dele. Nesse sentido, escolha uma forma de registrar e controlar todos os seus compromissos, o que pode ser em uma agenda de papel ou um aplicativo. O importante é que seja um meio de fácil acesso e que possa te acompanhar por onde for. Estipule uma média de tempo que pretende gastar com cada item, com o tempo irá adquirindo a inteligência temporal e terá uma melhor noção a respeito disso.

2 – Classifique as Tarefas Que Irá Realizar

Além de listar todos os compromissos, é necessário classificá-los, para que priorize aqueles que são mais urgentes e elimine os que não tiverem nenhuma importância. Ser assertivo é fundamental para que consiga decidir o que deve ser priorizado de forma segura, sem medo de recusar algum convite apenas para agradar terceiros. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer de que as suas ações devem estar em concordância com os seus valores e objetivos.

3 – Mantenha o Foco em Uma Atividade Por Vez

Tentar fazer diversas coisas de forma simultânea pode se revelar um verdadeiro desastre. Isso porque a mente humana é capaz de manter o foco com qualidade em apenas uma coisa de cada vez. É muito mais inteligente finalizar uma tarefa com atenção para depois começar outra se dedicando igualmente. A ideia não é apenas fazer rápido, mas também com qualidade e, claro, sem se sobrecarregar.

4 – Defina Metas

O simples fato de ter metas fará com que se sinta motivado a cumpri-las. É como se elas dessem um norte para guiar suas ações no decorrer do dia. A métrica a ser utilizada irá variar de acordo com os seus objetivos e, mesmo que a empresa em que trabalhe estipule metas para os colaboradores, ter as suas próprias fará com que consiga se superar a cada dia mais. Experimente ter objetivos pessoais para cumprir todos os dias e conheça o poder de realização extraordinário que possui.

5 – Utilize o Seu Tempo Com Sabedoria

O tempo é o bem mais valioso que temos, pois uma vez perdido, não pode ser recuperado. Então, sugiro que faça uso do seu com sabedoria e evite desperdiçá-lo com atividades que não agregam. Obviamente, você poderá continuar acessando suas redes sociais e “jogar conversa fora” com os amigos, mas o ideal é que faça isso nos seus momentos livres, sem permitir que esta ação comprometa a realização das suas atividades.

6 – Faça Pausas Para Descansar a Mente

Ser produtivo também significa respeitar os limites da mente e fazer pausas para descansar. Programe-se para parar durante 5 ou 10 minutos após um período de concentração contínua para tomar uma água, movimentar o corpo e relaxar. Além de isso ajudar a descansar o corpo, faz com que as energias da mente sejam renovadas para retornar ao que estava fazendo. Insistir em se manter concentrado por horas a fio fará com que a produtividade vá embora.

É comprovado que os sentimentos influenciam diretamente na sua produtividade. Clique aqui, faça o nosso teste
e descubra qual o seu nível de felicidade!

7 – Mantenha o Ambiente Organizado

Não é apenas a sua agenda que precisa estar organizada, o ambiente também deve estar. Dessa forma, é importante que procure organizar melhor o seu local de trabalho, seja ele em casa ou em uma empresa. Pesquisas já comprovaram que a organização no ambiente tem um grande impacto sobre a produtividade das pessoas. Além de dificultar a realização das atividades por uma questão prática, a bagunça compromete a atenção. O prejuízo é o mesmo de quando alguém tenta realizar muitas tarefas de uma vez só.

Se esforçar para ter dias produtivos é algo altamente recompensador. Poder olhar para trás e ver que conseguiu cumprir tudo o que pretendia fará com que se sinta capaz de realizar todos os seus objetivos cada vez mais. Por fim, espero que tenha gostado das dicas e que elas te ajudem a alcançar o seu potencial máximo em tudo o que fizer. Ouse ir além e conquiste seus resultados extraordinários!

Copyright: 214016389 – https://www.shutterstock.com/pt/g/perfectvectors