Voltar

Dicas Para um Bom Relacionamento Pessoal e Profissional

Publicado em | 0 comentários

jpointstudio?Shutterstock Para conquistar relacionamentos pessoais e profissionais saudáveis e positivos devemos sempre dar o nosso melhor e saber respeitar às diferenças

Há uma famosa frase que diz – “O homem é um ser social”. Como tal, ele vive em sociedade e precisa se relacionar com o seu meio para sentir-se parte dele. Por isso, salvo a exceção dos reclusos por natureza, tanto em nosso trabalho como em nossa vida pessoal precisamos aprender a nos relacionar de forma positiva e construtiva.

Na prática isso representa construir relacionamentos saudáveis, duradouros e respeitosos, onde possamos ser reconhecidos, amados, ter direito de errar e fazer o mesmo pelo outro. Relacionamento é troca, uma espécie de Txai, onde cada um acessa o melhor do outro e se torna um terceiro indivíduo, ainda mais forte e profundo.

Quando nossas relações pessoais não são positivas e equilibradas, uma ou ambas as partes tendem a sofrer ou causar sofrimento uma na outra. Isso ocorre pela desconexão de propósitos, pelo desalinhamento das crenças e valores e, geralmente, isso culmina em atritos, conflitos e separações.

Estes problemas permeiam destes os relacionamentos afetivos aos profissionais e tendem a causar muita dor e sofrimento em nós e nas pessoas à nossa volta. Por isso devemos, ao entrar em qualquer tipo de relação, buscar dar sempre o nosso melhor.

Dicas Para um Bom Relacionamento

Aprenda a Dar e Receber – Esse dar e receber, na mesma medida, é fundamental para que haja o que chamamos de troca e para que ninguém se sinta mais ou menos importante numa relação. Quando sentimos que estamos fazendo demais, o outro de menos e vice-versa, este sentimento pode nos levar a insatisfações e, se não houver mudanças, isso pode destruir o relacionamento tanto em situações de trabalho como na vida como um todo.

Respeite as Diferenças – Ninguém é obrigado a pensar igual a você e nem você igual aos outros. Por isso, para desenvolver boas relações, com respeito e possibilidades reais de convivência pacífica; busque respeitar as crenças de seus colegas, amigos e cônjuge e, do mesmo modo, almeje sempre ser respeitado naquilo que acredita. Neste sentido, o Coaching de Relacionamentos, com suas ferramentas e técnicas, é um excelente aliado na melhoria contínua das relações.

Saiba se Posicionar – Saber o que dizer, na hora e no momento certo, faz toda diferença na construção de bons relacionamentos. Ter bom senso é fundamental para não cometer indelicadezas e provocar inconvenientes. Isso também evita constranger as pessoas que amamos e a não azedar nossas relações interpessoais.

Como podemos perceber com atenção é realmente possível construir relacionamentos pessoais e profissionais duradouros e dos quais possamos nos orgulhar. Neste sentido, se você deseja melhorar a qualidade de suas relações no trabalho e na vida, invista em eliminar, definitivamente, comportamentos e atitudes que sabotam você. Para isso, faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC e potencialize suas relações.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!