O relacionamento interpessoal é a habilidade do ser humano em conviver com as pessoas e o mundo à sua volta. Esta capacidade, também chamada de inteligência social, é decisiva para a construção de relacionamentos positivos em nossa vida pessoal e profissional.

Segundo pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, algumas pessoas são realmente mais propensas a desenvolver um bom relacionamento interpessoal. De acordo com o estudo, esta chave do sucesso é o genótipo GG, presente nos indivíduos mais extrovertidos, simpáticos e hábeis para sentir, ouvir e se comunicar.

Para quem não possui esta habilidade, vale destacar que é possível aprender a se relacionar melhor. Para isso, é necessário desenvolver novos comportamentos, ter atitudes positivas e estar aberto aos outros e a novas experiências. Continue lendo o texto para saber mais!

Como as empresas avaliam os relacionamentos interpessoais dos colaboradores

Quando o assunto é relacionamento interpessoal, é preciso ter consciência da importância de equilibrar as competências emocionais e as técnicas. O que isso significa? Que as empresas estão de olho no comportamento de seus colaboradores dentro da empresa. Não por acaso, os processos de seleção têm se tornado, cada vez mais complexos e os recrutadores estão cada vez mais buscando ferramentas e testes para verificar o perfil para analisar os candidatos.

É a partir deste perfil que eles passam a entender a maneira que os candidatos executam seu trabalho e se relacionam com as equipes no ambiente de trabalho. Neste cenário, os testes de personalidade são muito procurados, uma vez que fornece dados que não podem ser observados só pela entrevista.

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O papel do RH no estímulo a essa prática

Esse é só o começo. Uma vez escolhido e contratado, o funcionário passa a seguir as normas de condutas organizacionais que traduzem os valores da empresa. Cabe à área de recursos humanos monitorar e garantir que todos trabalhem sob a mesma premissa.

PSC

O papel da área de Recursos Humanos (RH), no entanto, não se resume aos processos contratuais e questões burocráticas. Pelo contrário, cabe aos profissionais desta área promover a integração e divulgação dos valores da empresa. É preciso entender e fazer com que eles estejam presentes no cotidiano dos colaboradores, para que sejam internalizados e tornem-se parte de sua filosofia própria de trabalho.

E tudo isso pode ser feito de maneira simples e intuitiva, como a criação de materiais de divulgação para reforçar os valores da empresa, ou a realização de uma eventos e atividades que estimulem o trabalho em equipe e a comunicação entre os colaboradores. Tudo isso, prezando que os valores da empresa sejam reconhecidos, respeitados e praticados natural e orgânica entre as pessoas.

É muito importante participar dos eventos corporativos, fazer-se ver e interagir. Geralmente, durante os treinamentos os instrutores abordam temas como inteligência emocional, relacionamento interpessoal, conflitos, feedbacks assim como, alertam para comentários informais (fofoca) e as interações do dia a dia. Este é o momento de avaliar o seu comportamento e entender como suas ações podem estar construindo a sua imagem dentro da organização.

Aproveite as oportunidades e os encontros para fortalecer os laços entre si, em um ambiente neutro, dentro ou fora da empresa. É uma situação em que todos a sua volta deixam de lado o estresse e as divergências do trabalho e desfrutam de um momento agradável ao lado dos colegas de profissão. Isso permite que você retorne no dia seguinte com nenhum ou com poucos atritos com as pessoas que trabalham ao seu lado.

Porém, também é preciso ter cuidado com esses encontros: mantenha a compostura e evite ultrapassar o limite, falando ou fazendo algo que irá prejudicar sua própria imagem na empresa. É importante que você tenha consciência de que esses encontros e eventos, embora mais informais em sua maioria, ainda são atividades ligada à sua persona profissional.

10 dicas para construir bons relacionamentos

Dito tudo isso, você deve estar se perguntando como melhorar a sua imagem e as suas relações dentro do seu ambiente profissional. Pensando nisso, separei 10 dicas para que você construa e cultive os bons relacionamentos com os seus colegas de trabalho. Pense bem, na maioria das vezes você passa mais horas do seu dia com eles do que com os seus amigos e familiares. Por que não manter uma boa relação com eles? Confira as dicas:

  1. Aprenda a se comunicar: avalie se a maneira como você expressa suas ideias é clara e agradável ou muito confusa e agressiva. Bons relacionamentos se dão em ambientes em que a comunicação é assertiva e fluida, em que a conversa é realizada no mesmo tom de voz e as pessoas sentem que são mutuamente ouvidas.
  2. Aprenda a ouvir na essência: aprenda a ouvir além das palavras e se relacionar de maneira não verbal com as pessoas. Muitas vezes, sem que o outro nos diga algo, percebemos que algo está errado. É a partir daí que podemos oferecer nosso apoio.
  3. Seja cordial: dar ou responder a um bom dia, agradecer por uma gentileza ou favor faz toda a diferença para quebrar o gelo e demonstra abertura para se relacionar.
  4. Sorria mais: lembre-se de que o corpo fala. Isso significa que uma cara fechada, por melhor que você seja, pode causar uma má impressão e afastar as pessoas. Sorria mais, retribua sorrisos e mostre outro lado seu.
  5. Respeite o espaço alheio: evite ser invasivo e simpático “demais”. Mostre que está disponível, mas nada de ficar forçando a barra para que a pessoa aceite conversar ou receber uma ajuda sua.
  6. Exercite a gratidão: não há nada pior para os relacionamentos do que a ingratidão. Se alguém lhe ajudou num momento de necessidade, faça o mesmo e retribua com gratidão e respeito.
  7. Alimente a boa confiança: seja uma pessoa de confiança, com quem um amigo pode compartilhar seus segredos e saber que não serão revelados. Do mesmo modo, alimente relações de confiança e amizade recíprocas.
  8. Suspenda julgamentos: às vezes, o que impede de nos aproximar de alguém é o pré- julgamento que fazemos da pessoa sem, ao menos, conhecê-la direito. Evite fazer especulações e abra-se para o que outro tem a oferecer.
  9. Aprenda a perdoar: todos erram, inclusive você, e como tal merecem uma segunda chance. Exercite dar e pedir perdão e livre-se de mágoas e rancores destrutivos.
  10. Alimente emoções positivas: amor, compaixão, respeito a si e pelo outro, bom humor e lealdade são aspectos que colaboram diretamente para os bons relacionamentos interpessoais. Cultive-os!

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O tema das relações interpessoais, especialmente no trabalho, é muito amplo. Você pode se aprofundar mais neste assunto com nosso outro artigo, no qual discutimos se a importância das relações pessoais no trabalho é mesmo tão óbvia quanto parece.

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