Voltar

Dicas para um bom relacionamento interpessoal

Publicado em | 0 comentários

baranq / Shutterstock Relacionamento interpessoal é a habilidade do ser humano em se relacionar com as pessoas e o mundo à sua volta, sendo decisiva para a construção de relacionamentos pessoais e profissionais.

Relacionamento interpessoal é a habilidade do ser humano em se relacionar com as pessoas e o mundo à sua volta. Esta capacidade, também chamada de Inteligência Social, é decisiva para a construção de relacionamentos positivos em nossa vida pessoal e profissional.

Segundo pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, algumas pessoas são realmente mais propensas a desenvolver um bom relacionamento interpessoal. De acordo com o estudo, esta chave do sucesso é o genótipo GG, presente nos indivíduos mais extrovertidos, simpáticos e hábeis para sentir, ouvir e se comunicar.

Para quem não possui esta habilidade, vale destacar que é possível aprender a se relacionar melhor. Para isso, é necessário desenvolver novos comportamentos, ter atitudes positivas e estar aberto aos outros e a novas experiências.

10 Dicas para construir bons relacionamentos

  1. Aprenda a se comunicar – Avalie se a maneira como você expressa suas ideias é clara ou muito agressiva. Bons relacionamentos se dão em ambientes em que a comunicação é assertiva e fluida, em que a conversa é realizada no mesmo tom de voz e as pessoas sentem que são mutuamente ouvidas.
  1. Aprenda a ouvir na essência – Aprenda a ouvir além das palavras e se relacionar de maneira não verbal com as pessoas. Muitas vezes, sem que o outro nos diga algo, percebemos que algo está errado. É a partir daí que podemos oferecer nosso apoio.
  1. Seja cordial – Dar ou responder a um bom dia, agradecer por uma gentileza ou favor faz toda a diferença para quebrar o gelo e demonstra abertura para se relacionar.
  1. Sorria mais – Lembre-se que o corpo fala. Isso significa que uma cara fechada, por melhor que você seja, pode causar uma má impressão e afastar as pessoas. Sorria mais, retribua sorrisos e mostre outro lado seu.
  1. Respeite o espaço alheio – Evite ser invasivo e simpático “demais”. Mostre que está disponível, mas nada de ficar forçando a barra para que a pessoa aceite conversar ou receber uma ajuda sua.
  1. Exercite a gratidão — Não há nada pior para os relacionamentos do que a ingratidão. Se alguém te ajudou num momento de necessidade, faça o mesmo e retribua com gratidão e respeito.
  1. Alimente a boa confiança – Seja uma pessoa de confiança, com quem um amigo pode compartilhar seus segredos e saber que não serão revelados. Do mesmo modo, alimente relações de confiança e amizade recíprocas.
  1. Suspenda julgamentos – Às vezes, o que impede de nos aproximar de alguém é o pré- julgamento que fazemos da pessoa. Evite fazer especulações e abra-se para o que outro tem a oferecer.
  1. Aprenda a perdoar – Todos erram, inclusive você, e como tal merecem uma segunda chance. Exercite dar e pedir perdão e livre-se de mágoas e rancores destrutivos.
  1. Alimente emoções positivas – Amor, compaixão, respeito a si e pelo outro, bom humor e lealdade são aspectos que colaboram diretamente para os bons relacionamentos interpessoais. Cultive-os!

Quer potencializar ainda mais seus relacionamentos interpessoais? Faça a Formação Professional & Self Coaching e melhore suas relações de forma sistêmica.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!