Boas dicas nunca são dispensáveis, especialmente na época do Natal e do ano novo, em que estamos envolvidos nos preparativos de festas, na organização de viagens e na compra dos presentes.

Refletindo sobre isso, pensamos em trazer para você algumas dicas e sugestões especiais para que possa aproveitar o seu fim de ano e se divertir muito nas suas comemorações em família e com os amigos. Essa época pode ser muito proveitosa, desde que saibamos como vivê-la intensamente. Preparado para conhecer as nossas orientações? Então, continue a leitura e confira!

1. Aproveite a companhia dos seus familiares e amigos

Nem todas as pessoas moram ou têm condições de estar sempre com os seus parentes e, com eles, comemorar as datas importantes do ano, como o Natal e o Ano Novo. Por isso, se isso for possível para você, aproveite a companhia dos seus familiares e amigos. Converse, abrace, ria, participe das comemorações, interaja e ofereça o seu melhor para que as celebrações ocorram em paz e harmonia. Esteja 100% presente, pois as pessoas são a maior riqueza das nossas vidas!

2. Permita-se ser feliz

Aproveite as festas para relaxar um pouco e deixar de lado a seriedade do dia a dia. Permita-se vestir roupas mais despojadas e menos formais, falar de assuntos mais amenos e mais divertidos e conectar-se verdadeiramente com as pessoas à sua volta. Sorrir faz bem, e esse é um momento para ser feliz e estar bem pleno. Por isso, dance, cante, sorria, dê risadas, tire fotos, enfim, aproveite essa ocasião tão especial. Os natais quase sempre estão entre as memórias mais significativas. Aproveite!

3. Deixe o trabalho de férias

Quando você estiver comemorando as festas de fim de ano, procure “tirar férias” do seu trabalho e esquecer as demandas profissionais. Você merece ter esse tempo para você e para a sua família. Por isso, nada de ficar puxando conversas que levam a esse assunto. Fale de outros temas e aproveite para descansar sua mente. Da mesma maneira, também pode ser bacana deixar de lado assuntos de saúde, de violência, de política, entre outras questões que já são desagradáveis ao longo do ano.

4. Não exagere nas redes sociais

O Natal é o tempo do presente, ou seja, de estar verdadeiramente presente e junto das pessoas que você ama. Por isso, deixe as redes sociais e os aplicativos de mensagens um pouco de lado, pelo menos nesse momento. Aproveite a presença de todos para conversar, para saber mais sobre os seus familiares e para que eles também possam conhecer você um pouco mais. O ano foi cheio de histórias. Assim, compartilhe os seus crescimentos e aprendizados e aproveite a vida fora da internet!

5. Escolha bem os seus presentes

PSC

Uma forma de não errar nos presentes de Natal é fazer uma pequena pesquisa para saber de pelo menos 3 opções que o seu parente ou amigo secreto deseja. Isso evita constrangimentos e insatisfações em decorrência da discrepância do presente e do presenteado. Nesse sentido, tenha em mente que os melhores presentes não necessariamente são os mais caros, mas aqueles que expressam o quanto nós conhecemos a pessoa presenteada e o quanto ela é especial para nós.

6. Evite os excessos

O momento é de alegria, mas nem por isso você deve passar da conta na bebida e dar vexame na frente de todos. Evite esses tipos de comportamentos ruins, beba com moderação e colabore para manter um clima agradável e pacífico no encontro em família. O mesmo vale para a comida: não exagere, pois você pode passar mal e estragar a festa de todo mundo. Lembre-se de que um Natal feliz depende da moderação e da responsabilidade de todos. Por isso, faça a sua parte!

7. Espalhe emoções e sentimentos positivos

É dia de festa! Por isso, nada de mau humor ou de levar para a confraternização problemas que não podem ser resolvidos naquele momento. Foque nas suas emoções positivas, espalhe carinho e amor e compartilhe o melhor que habita dentro de você. Não é o momento de retomar brigas, reforçar desavenças, cobrar dívidas, falar mal dos presentes (e ausentes!) ou criar qualquer desconforto. Deixe assuntos delicados para outros dias. Com certeza, assim, o seu Natal e ano novo serão extraordinários.

8. Seja grato pelo ano que passou

Se um ano novo se aproxima, isso significa que o ano atual está ficando velhinho e sendo deixado para trás. Por isso, faça um exame de consciência e lembre-se de tudo aquilo que passou. Seja grato pelas coisas boas que você viveu: pela sua família, pelos seus amigos, pela sua saúde, pelos seus estudos, pelo seu emprego, pela sua casa, enfim, por tudo o que conquistou. Se houve momentos difíceis, seja grato pelos aprendizados que eles trouxeram, sem lamentar, pois a vida é assim mesmo.

9. Defina metas para o novo ano

A partir do ano que passou, verifique tudo aquilo que pode melhorar e transforme essas insatisfações em metas para o novo ano. Lembre-se de que metas de sucesso são específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas, relevantes e com um prazo de tempo estimado. Analise como você pode ser mais feliz nas diferentes áreas: pessoal, profissional, financeira, familiar, espiritual, amorosa etc. Nesse sentido, lembre-se de que quanto mais agradecemos, mais recebemos graças do universo!

10. Reconecte-se com a sua fé

Por fim, já que citamos a vida espiritual no tópico acima, você também pode aproveitar esse momento de encerramento de ciclos para reaproximar-se da sua . Por mais que essa época de comidas e presentes crie uma atmosfera materialista, lembre-se do verdadeiro significado do Natal e do ano novo. Faça a sua prece, independentemente de qual seja a sua fé. Faça os seus pedidos e agradecimentos e comprometa-se a ser uma pessoa melhor nas diferentes áreas da vida, de acordo com os seus princípios!

E você, ser de luz, tem mais alguma dica para que as pessoas aproveitem melhor o Natal e o ano novo? Compartilhe conosco e tenha um fim de ano maravilhoso ao lado daqueles que você ama!

Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!