Voltar

Dicas para ter Sucesso no Gerenciamento de Equipe

Publicado em | 0 comentários

Wakebreakmedia/Shutterstock Gerenciamento tange os processos, já a liderança concerne às pessoas. Para fazer uma boa gestão e ter sucesso é  fundamental ao líder entender estas diferenças

Começo este artigo tentando desmistificar um equívoco comum no meio organizacional: o do gerenciamento de equipes. É importante deixar claro esta diferença, já que um líder gerencia processos e lidera pessoas. O gerenciamento consiste em focar nos aspectos mais estruturais da empresa, enquanto que a liderança está concentrada em seus fatores humanos.

As responsabilidades de um gestor compreendem as mais diversas demandas, todas específicas e importantes, visando sempre o alcance dos resultados objetivados pela empresa. Assim, no que tange o gerenciamento de equipe, também é papel do líder desenvolver estratégias efetivas para oferecer aos seus colaboradores a infraestrutura necessária ao bom desempenho de seu trabalho.

Por isso, trouxe algumas dicas de gerenciamento que podem ajudar nesta administração diária de: processos, projetos, tarefas, metas e objetivos e na liderança efetiva e assertiva das pessoas. Confira!

Dicas de Gerenciamento de Processos e Liderança de Pessoas

Organize os Processos – Quanto mais ajustados estão os processos internos da empresa, mais condições os profissionais têm de desempenhar bem seu trabalho, evitar falhas de comunicação, conflito de informações, duplicação de tarefas e retrabalhos.

Identifique os Gaps – Faça um mapeamento e busque identificar todos os gaps, problemas processuais, técnicos, operacionais e de infraestrutura que estejam atravancando o desenvolvimento das ações e o crescimento da empresa.

Automatize – Busque ferramentas, programas e mecanismos novos que ajudem na automatização dos procedimentos e no melhor gerenciamento das ações internas. Isso colabora diretamente para o desgaste humano em tarefas que podem ser mais bem organizadas e realizadas com o suporte tecnológico certo.

Gerir e Liderar – Esteja atento ao modo como você administra os processos e, como gestor, busque conhecer e dominar todas as informações e métodos pertinentes ao trabalho da sua equipe. Isso é essencial para desenvolver estratégias efetivas, eliminar ações ineficazes e proporcionar aos liderados maior satisfação com suas tarefas.

Comunicação Efetiva – Esta é uma das principais ferramentas de gestão, se não a mais importante, pois uma comunicação assertiva ajuda diretamente na eficiência dos processos. Com isso, as demandas podem ser mais bem atribuídas e as relações interpessoais podem ser construídas de modo mais efetivo e positivo.

Invista em seus Líderes

Como podemos perceber, gerenciar os processos é fundamental para liderar as equipes de modo autêntico e produtivo. É esta base que proporciona aos profissionais as condições necessárias à execução de seu trabalho.

Neste sentido, se o objetivo da sua empresa é melhorar os processos e alavancar os resultados do seu capital humano, tenho uma dica extraordinária – Invista na formação de seus líderes.

Para isso, conheça a formação Leader Coaching Training, e tenha uma caixa de ferramentas poderosas para desenvolver seus gestores e ter processos extraordinários em sua organização. Contrate o LCT!

Gostou do texto? Comente abaixo e compartilhe esta publicação com seus amigos.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!