Veja como manter a compostura profissional na festa de confraternização da empresa e evite cometer gafes e exageros | Depositphotos poznyakov

Chegamos ao final de mais um ano. Depois de muito empenho e dedicação é hora de confraternizar e celebrar, com gestores e colegas de trabalho, os resultados conquistados pela empresa. Entretanto, você sabe mesmo como se comportar nestes tipos de eventos?

Enganam-se aqueles que acreditam que este tipo de festa seja apenas mais um happy hour, como os que acontecem ao longo de todo o ano. Embora a confraternização da empresa possa sugerir um momento mais informal; é importante estar atento a certas regras de conduta para não extrapolar e correr o risco de começar o ano procurando um novo emprego.

Confira as dicas para aproveitar a festa da empresa sem cometer nenhuma gafe:

  1. Evite Bebidas Alcoólicas – É comum que sejam servidas bebidas alcoólicas nestes tipos de festa. Seja cauteloso ao aceitar estes drinks e para não deixar que o entusiasmo provocado pelo momento, se transforme num enorme constrangimento causado pela bebedeira e por comportamentos inadequados. Dê preferência a bebidas sem álcool.
  1. Cuidado com o Amigo Secreto – Para garantir que o momento de descontração e troca de presentes não seja marcado por constrangimentos públicos, fique atento ao seu presente. Busque seguir o valor combinado e, não gaste menos ou muito mais, do que foi estipulado pelo grupo. Mesmo que seu amigo secreto seja um colega mais próximo, evite fazer revelações indiscretas ou dar “presentinhos surpresa”, que possam deixá-lo sem graça diante de todo mundo. Coloque-se no lugar do outro e não exponha ninguém.
  1. Mantenha sua Postura – Ainda que o ambiente seja mais informal, isso não é um sinal verde para você se comportar como quiser. Evite piadinhas e comentários de mau gosto, ficar abraçando e fazendo elogios exagerados ao seu chefe. Evite ainda criticar colegas que já saíram da empresa, relembrar episódios problemáticos, e especialmente, pedir aumento em público. Se você mantém uma relação amorosa com um colega, evite manifestações de afeto exageradas, como beijos e abraços “quentes” demais.
  1. Atente-se ao Vestuário – Fique atento ao horário e tipo de local onde a confraternização será realizada para não errar no modelito e chamar atenção demais por estar vestido de forma inadequada. Em todo o caso, evite exageros na maquiagem, penteado, usar roupas justas demais, com decotes, fendas e de tamanhos muito curtos. No caso dos homens, também é bom se adequar ao local e evitar roupas informais demais, como shorts e camisetas de times ou com frases machistas, de mau gosto.
  1. Comporte-se como convidado (a) – Algumas empresas costumam estender o convite da festa de confraternização aos maridos/esposas ou namorados e namoradas de seus colaboradores. Se você se enquadra num nestes perfis, é importante seguir as mesmas regras listadas acima, como também evitar expor a vida pessoal do seu parceiro (a), fazer críticas aos seus comportamentos e à empresa e, especialmente, comentar, em público, assuntos internos que tenham sido confidenciados a você. Isso pode causar aquele clima e colocar o profissional em maus lençóis.

Como podemos perceber, com algumas medidas simples é possível aproveitar a festa de final de ano da sua empresa, sem passar por situações constrangedoras, cometer gafes ou causar vexame. Lembre-se que esse é um momento para comemorar os resultados e celebrar as suas conquistas profissionais. Não estrague isso e aproveite o momento para se divertir!