Voltar

Dicas Para Quem Pensa em Abrir Negócios com Amigos

Publicado em | 0 comentários
abrir negócios com amigos

Rawpixel.com/Shutterstock Antes de abrir negócios com amigos é importante avaliar bem

Ao pensar em empreender é natural que abrir negócios com amigos seja uma das alternativas mais cogitadas entre os novos empreendedores. De fato, poder contar com uma parceria fraterna nesta empreitada sempre parece a melhor solução, ao invés de ter um estranho como sócio. Entretanto, será mesmo que esta é a melhor opção? É o que vamos vê a seguir.

Como tudo na vida, abrir um negócio com um amigo tem suas vantagens e desvantagens. O lado positivo é que você já conhece bem o modo de ser, pensar e agir dele, qual é o seu mapa mental e a sua personalidade e caráter. Por outro, quando envolvemos sonhos, dinheiro, negócio e amizade, corremos o sério risco de conhecer a outra face do amigo, e é ai que o bicho pega, pois nem sempre é aquilo que nós conhecíamos e esperávamos.

Por tudo isso é muito importante antes de firmar qualquer tipo de parceria empresarial com seus amigos, que tudo esteja muito bem alinhado entre vocês. Isso este essencial para que não haja surpresas desagradáveis que acarretem brigas, conflitos e a perda de amizades, dos investimentos e do negócio também. Não basta apenas ter empatia, é preciso estar pronto para esta empreitada.

Pensando nisso, separei algumas dicas poderosas para você que está cogitando abrir uma empresa com seus best friends. Continue lendo e confira, pois elas podem te ajudar a pensar melhor sobre isso.

Dicas Para Abrir Negócios com Amigos

Escolha bem seus parceiros – não é porque você ama, admira e se dá muito bem pessoalmente com um amigo, que necessariamente ele serve para ser seu sócio. Por isso, antes de tomar a decisão de ter abrir um negócio juntos, é importante fazer uma seleção racional.

Pense estrategicamente – tenha em mente que para sua empresa crescer e prosperar você precisa ter um parceiro estratégico, alguém que domine competências e habilidades e que tenha experiências de mercado que você não tem. Avalie- seu amigo ou amigo é esta pessoa?

Amizades à parte – embora possam ser melhores amigos fora, numa empresa é preciso ter uma postura altamente profissional para dar bons exemplos, fazer uma boa administração e não deixar que a empatia da amizade atrapalhe a gestão e comprometa os resultados e o sucesso do negócio.

Defina os papéis – saber qual o papel de cada um na empresa, o que cada sócio faz, quais são as suas responsabilidades, poderes, atribuições e o montante de investimentos financeiros e de tempo que cada pessoa aplicará; é muito importante para que cada um entenda sua importância e possa trabalhar de fato, dispondo do que sabe e das suas habilidades, para o crescimento da empresa.

Alinhe expectativas - não basta querer abrir um negócio juntos, é preciso querer as mesmas coisas e ter os mesmos objetivos e metas e a mesma visão. Se um sócio visa ter retorno financeiro e outro apenas fazer a diferença no mundo, suas formas distintas de pensar e agir pode impactar diretamente na gestão da empresa e em seu relacionamento. Entretanto, quando ambos querem mudar o mundo e também monetarizar suas ideias, por exemplo, eles podem trabalhar juntos e alinhados para isso.

Como podemos perceber, com alguns cuidados é possível escolher os parceiros certos para começar seu empreendimento e ter sucesso ao investir em um negócio com seus amigos. Aproveite estas dicas e, na hora de escolher seu sócio, avalie o que é realmente o melhor para você e para sua futura empresa.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!