Aprenda a poupar dinheiro e cuida da sua saúde financeira! | andresr | DepositPhotos.com

Em tempos de crise econômica em grandes países do mundo todo, é comum vermos cada vez mais na internet e na televisão dicas para lidar melhor com dinheiro. No Brasil, um dos países onde há um grande endividamento por parte do cidadão civil, não podemos atribuir a culpa somente aos impostos e aos altos juros cobrados pelos bancos.

De fato há em nosso país uma deseducação financeira que em nada contribui para nenhum dos lados. A boa notícia é que você não precisa ser um endividado.

Poupar não é solução, é dever!

Poupar não é e nunca será apenas uma solução, antes de tudo, é um dever de quem trabalha e fica com algumas sobras no final do mês. Por quê? Por uma série de motivos. E se isso lhe soa estranho, significa que é a hora de deixar para trás esse pensamento de que dinheiro é para gastar. Se você quiser viver bem nesta sociedade, precisará entender que dinheiro é para gerir. Gastar é apenas uma das coisas que você pode fazer com ele.

O prudente de alguém que quer viver bem, sem correr grandes riscos financeiros, que não se endivida e que consegue fazer tudo o que quer com tranquilidade e sem suar todo final de mês para pagar as contas é poupar. Quando você poupa, vai sendo criada uma margem de segurança que se torna cada vez mais larga com o aumento da poupança.

É um dinheiro que você pensa, no começo, que vai fazer falta, mas que na verdade esse é um pensamento causado pelo reflexo do consumismo, das propagandas, que te fazem ter a ideia consolidada de que sempre haverá coisas para você comprar por necessidade.

Como poupar dinheiro?

Ok, você já entendeu que não precisa gastar todo seu dinheiro e que economizar é a melhor solução para quem quer viver bem, tranquilamente e sem estresse quando o assunto é dinheiro. Certo? Mas, como fazer isso?

PSC

Tudo passa pelo planejamento financeiro. Se você mora sozinho, se mora com mais uma pessoa, se já tem filhos, se divide a casa com os parentes, não importa. Você tem que se juntar com todos que residem na casa, ou apenas você mesmo, e realizar um orçamento.

Você não fazia um orçamento? Então, é a hora de pegar a faixa certa. Enumere todos os itens que são indispensáveis. Apenas coisas indispensáveis! Nada de colocar na lista o dinheiro da balada, por exemplo. Não, você vai listar a sua cesta básica, ou seja, a quantidade de comida necessária para um mês. Irá colocar o dinheiro para os gastos fixos da casa, como internet, telefone, energia, água, aluguel, condomínio, coisas desse tipo.

Também liste a quantia necessária para a sua mobilidade. Seja através de gasolina, ônibus ou táxi.

Enfim, junte todas esses itens básicos, faça as contas e veja qual é a quantia mensal que você precisa para viver. Pronto. O restante você pode poupar? “Mas e o meu lazer? Meus mimos?”. Olha, o básico é que você poupe pelo menos 10% do seu salário todo mês. Se você conseguir poupar isso e ainda sobrar dinheiro, sinta-se à vontade para gastar com seus “mimos”.

Dicas para poupar dinheiro com mais facilidade

Porém, se nem 10% está sobrando, existem algumas dicas para poupar dinheiro com mais facilidade e sem sofrimento. Por exemplo, compre uma bicicleta. Nada de pegar um ônibus para ir ali perto. É um gasto que verterá mais folga na sua conta bancária. De preferência ande a pé quando possível, isso vai ser excelente para a sua saúde física e financeira.

Também economize com comida. Faça uma hortinha em sua casa. Além de ser mais saudável, pouco a pouco você se torna autossustentável. Se você dispõe de um quintal, aproveite e monte um espaço perfeito para não precisar comprar certas verduras, legumes, vegetais.

Economize energia, aproveite a luz do sol sempre que possível. Não passe muito tempo no chuveiro elétrico. E você sabia que para utilizar o fogão não é necessário ligá-lo na tomada? Pois bem. Tudo isso vai fazer com que as suas contas no final do mês sejam mais leves.

Você perceberá isso com mais clareza se manter um relatório atualizado dos seus gastos, do quanto você recebe, das suas necessidades e dos seus hábitos financeiros, em aplicativos e ferramentas como o Minhas Economias.

Espero que estas dicas para poupar dinheiro sejam úteis para você. Aproveite!