Voltar

Dicas Para Manter o Foco no Trabalho

Publicado em | 0 comentários

Pressmaster/Shutterstock Desenvolver a capacidade de concentração é fundamental para construir uma carreira de sucesso

Sem foco, sem resultados! Acredito verdadeiramente nesta premissa, ainda mais nos dias atuais, onde tudo corre a mil e temos que nos desdobrar em 10 para atender todas as nossas demandas profissionais e pessoais. Então, lembre-se desde já – manter o foco é essencial!

Neste sentido, segundo o famoso psicólogo americano, o PhD. Daniel Goleman, foco é a capacidade do ser humano em manter um estado de atenção concentrada. Por isso, profissionais focados são mais produtivos e também um dos perfis mais desejados pelas empresas.

Digo isso, porque em tempos de internet e redes sociais, acabamos nos condicionando a ficarmos ligados em várias coisas ao mesmo tempo. Com isso, de certo modo, perdemos parte de nossa capacidade de manter o foco em algo específico e dispersamos vertiginosamente nossa atenção.

Goleman, que também é autor do Best – seller: Inteligência Emocional; lançou um livro abordando somente este tema, onde também explica que existem três formas diferentes de foco – o interno, o externo e o empático.  Porém, em nosso dia a dia, como podemos realmente manter o foco no trabalho? Para ajudar você neste processo, separei algumas dicas poderosas. Confira!

5 Dicas Para Manter a Concentração no Trabalho

  • Evite distrações – Responder a emails pessoais no horário de trabalho, bater papo nos corredores, ficar em conversas no smartphone e fuçando as redes sociais: são alguns exemplos da falta de foco e dos vilões da produtividade. Demonstre profissionalismo e evite estes tipos de comportamentos durante o expediente. Lembre-se que a empresa tem demandas mais importantes e que precisam de você para ser atendidas.
  • Faça uma Boa Gestão do Tempo - Para manter o foco em suas tarefas é importante gerir bem seu tempo e definir quais são os trabalhos que deverão ser executados primeiro. Esta organização permite concentrar-se na realização de cada demanda, entregá-la dentro do prazo e conforme o que foi solicitado.
  • Seja Organizado – Procure manter a organização do seu trabalho e sistematizar suas demandas para evitar perda de foco durante seu desenvolvimento. Por exemplo – de 08 horas até 10 da manhã, vou responder os emails corporativos, depois focar na realização das demandas emergenciais, urgentes ou circunstanciais (conforme ordem de importância), e por ai vai. Isso evita que você comece várias tarefas e não termine nenhuma devido a interferências externas.
  • Tenha Visão Sistêmica – Assim como seu trabalho depende de outras pessoas, lembre-se que outros colegas e departamentos também dependem do seu bom desempenho. Por isso, mostre respeito e comprometimento com a empresa. Dedique-se a executar bem suas tarefas, respeite os prazos, evite distrações e não prejudique o bom andamento das atividades.
  • Foque em Sua Carreira – Vai ficar ai trocando mensagens no celular ou vai focar em mostrar seu potencial profissional e fazer deslanchar sua carreira? A escolha é sua, mas depois não reclame que seu chefe não valoriza você. Crie suas oportunidades, respeite as regras, foque em melhorar continuamente seu desempenho e em evoluir. Profissionais diferenciados conquistam espaço mostrando bons resultados.

Aproveite estas poderosas dicas. No trabalho foque em dedicar-se apenas ao seu sucesso e deixe as distrações para o momento oportuno. Isso fará toda diferença!

Gostou do texto? Curta, comente  e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!