Voltar

Dicas para entrevistar um candidato a vaga de emprego

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Um entrevistador deve saber identificar a autenticidade do candidato, observar a sua personalidade e perceber o que ele espera da vaga.

 

Quando existe a necessidade de preencher uma vaga na empresa, o departamento de recursos humanos é acionado, abrindo o processo de seleção. Diversos currículos são recebidos, porém, o contato presencial é essencial, uma vez que garante a verificação de todas as qualificações e qualidades descritas no documento.

Realizar o processo seletivo requer importantes cuidados. É preciso, por exemplo, identificar a autenticidade do que está sendo dito, observar a personalidade do candidato a fim de certificar que ele se encaixa no perfil da empresa, se o que o entrevistado espera da vaga realmente é o que está sendo oferecido.

No caso de uma seleção desatenta e mal conduzida, o selecionado pode futuramente não corresponder aos objetivos que a instituição esperava, tornando necessária a realização de todo o processo seletivo novamente. Além do desperdício de tempo e trabalho, essa demora representa o prazo de adaptação e aperfeiçoamento que o novo funcionário poderia estar desenvolvendo.

Portanto, para você acertar no processo seletivo e fazer a escolha certa dentre tantos candidatos, separei algumas dicas para uma boa entrevista de seleção:

Deixe claras as funções da vaga

O que a empresa deseja deve estar alinhado com o que o selecionado espera. Caso contrário, o candidato que conseguir a vaga pode se sentir frustrado ao identificar que o trabalho não era aquilo que desejava. Especifique o ramo e as funções que precisam ser realizadas, dessa maneira, quem participar estará ciente do que realmente se trata.

Tenha em mente o candidato ideal para a vaga

Para avaliar cada um dos participantes, primeiro é necessário saber o perfil que mais se encaixa com a vaga. Dessa maneira, é possível comparar cada um com aquele considerado ideal, diminuindo a margem de erro na contratação.

Seja atencioso com o currículo

Dar apenas uma olhada superficial não é suficiente, todo o conteúdo deve ser analisado. Pelo currículo, pode-se ter uma boa noção de quem aquele candidato é, e do que ele pode ser capaz. Mas por mais importante que seja, nada substitui com a mesma eficácia o tradicional “Téte-a-Téte”, olhando nos olhos do participante.

Interprete o nervosismo

A linguagem corporal diz muito, assim como o tom de voz e a maneira como cada um se expressa. É preciso lembrar que o nervosismo é completamente normal, pois o entrevistado está sendo constantemente avaliado. Porém, é indispensável distinguir se trata de um nervosismo natural, especialmente se a vaga for para um cargo que lide com pressão. Nesse caso, pode ser que um candidato muito nervoso não preencha os requisitos exigidos.

Escolher uma pessoa para uma vaga de emprego é uma tarefa muito importante, que deve ser executada com excelência. Afinal, os frutos dessa escolha serão colhidos dentro da instituição. Dedique o esforço necessário e realize essa tarefa extraordinariamente!

Esse texto foi útil para você? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!