Mesa de trabalho organizada

Acredite – uma mesa de trabalho organizada faz toda diferença em sua produtividade.  E por mais que você diga que se encontra em sua própria bagunça, saiba quem sem ela, você poderia ter resultados ainda melhores.

Dúvida? Então me diga quanto tempo você geralmente leva para encontrar um documento importante ou um objeto de trabalho, como uma calculadora ou agenda, em sua mesa desorganizada? Qualquer resposta que der sempre revelará um tempo maior do que o normalmente necessário para fazer isso.

A organização é antes de tudo um processo mental, pois tudo passa pela nossa mente, que projeta e visualiza antecipadamente cada lugar onde cada objeto, documento ou ferramenta de trabalho irá ficar antes de você realmente agir para se organizar. Portanto, isso parte de dentro para fora e, é efeito de uma organização interna, que lhe permite colocar tudo em seu devido lugar, memorizar estas informações e ter uma mesa de trabalho sempre organizada.

Quando tomamos esta consciência, entendemos que podemos ser ainda mais produtivos se nos organizarmos, e isso vai muito além da mesa, pois tem a ver com a organização das metas e objetivos de carreira, dos horários, dos prazos e compromissos profissionais. Tudo está interligado, pois quanto mais temos foco e sabemos o que desejamos alcançar, menos espaço para bagunças.

Dicas para Ter um a Mesa de Trabalho Organizada

Veja algumas dicas de como ter uma mesa mais bem organizada:

Mantenha sua mesa sempre limpa

Esta limpeza vai além de tirar as sujeirinhas do dia a dia. Consiste em tirar aquilo que você não usa mais, fazer uma seleção do que fica e do que sai e também de objetos que podem ser doados, dos que permanecem ou ainda os itens que podem ser descartados em definitivo. Para isso, faça sempre faxinas periódicas em sua mesa, de modo a mantê-la organizada e sempre limpinha.

Seja organizado

PSC

Será realmente que você precisa de tantas coisas em sua mesa? Que tal se tornar um profissional mais econômico e organizado e deixar apenas o que realmente poderia ser usado. Caso acredite que um ou outro objeto ainda pode ser utilizado no futuro, separe estes itens e guarde numa caixa com a identificação dos mesmos.

Deixe a mão apenas o que precisa

Para facilitar sua vida escolha quais são os objetos que você mais usa em seu dia a dia no trabalho e deixe-os sempre num local de fácil acesso. Os demais, aqueles que estão apenas ocupando espaço em sua mesa é melhor descartar, doar ou guardar num arquivo específico. Menos é mais organização.

Evite comer em sua mesa

Sei que muitas vezes a correria do dia a dia é grande, entretanto isso não é motivo para encher sua mesa de restos de alimentos e sujar sua área de trabalho com farelos, migalhas e resíduos alimentares que podem sujar seus papéis, documentos, trabalho ou mesmo danificar seus equipamentos eletrônicos. Alimente-se de preferência na cozinha ou num local adequado.

Vê como é simples organizar sua mesa de trabalho? Aproveite estas dicas, coloque-as em prática e tenha um local mais organizado e que inspire a ser cada vez mais produtivo.