No trabalho e na vida pessoal, como está o seu planejamento de tempo? Essa é uma pergunta que não quer calar, ainda mais nos dias atuais, em que quase sempre nos vemos na correria e cheios de responsabilidades, demandas e prazos para serem atendidos. Então, reflita e avalie a sua gestão.

Esse pode ser um reflexo dos novos tempos, porém, a falta de organização também afeta diretamente a nossa capacidade de gerenciamento do tempo. Consequentemente, isso nos leva a perder oportunidades importantes, tanto de atender bem aos nossos compromissos pessoais e profissionais, como também de ter mais tempo livre para cuidar de nós mesmos e relaxar.

Por isso, para ajudar você a planejar melhor o seu tempo, separamos dicas fáceis, práticas e simples, que podem facilmente ser aplicadas para melhorar a sua vida. Continue lendo, descubra quais são elas e veja como elas podem beneficiar a sua rotina!

6 dicas fáceis de planejamento do tempo

1. Organize o seu dia

Coloque no papel, em uma agenda, ou mesmo em um aplicativo para celular, todas as suas demandas diárias e os seus horários e prazos, sempre tendo em vista a necessidade de deslocamento e o tempo de ausência de casa ou do trabalho. Por exemplo: dentista, dia 5, às 10 da manhã, no local x, com observação: sair 1 hora antes.

Esse detalhamento é importante em todos os eventos para evitar atrasos e perdas de tempo no trânsito. Além disso, ter uma agenda permite que possamos “descansar” a mente. Como os compromissos estão todos registrados no papel, não precisamos forçar a memória para que nos lembremos deles. Isso evita que o cérebro gaste uma energia desnecessária, podendo aproveitá-la em outras atividades.

2. Defina prioridades

Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo, não é mesmo? Por isso mesmo, é importante definir a ordem de prioridade das suas tarefas diárias e começar pelas mais urgentes, depois indo para as importantes e finalizando com as circunstanciais. Essa é a base da teoria da Tríade do Tempo, de Christian Barbosa — um modelo de gestão do tempo bastante efetivo.

PSC

Portanto, verifique quais são as suas demandas mais urgentes e realize-as primeiro. Outra dica bacana é deixar as atividades mais difíceis ou complexas para o momento do dia em que você se sente mais cheio de energia — o que pode ocorrer pela manhã, à tarde, ou mesmo à noite. Conheça a si mesmo e analise as prioridades dos seus afazeres. Isso permitirá que você defina por onde começar a executar as suas atividades.

3. Delegue o que for possível

Observe a lista de tarefas que você anotou na sua agenda: será que você precisa dar conta de tudo isso sozinho? Será que você precisa mesmo redigir aquele relatório? Não há como delegá-lo a algum colaborador assistente? Será que você precisa mesmo fazer o jantar do sábado? Não há como pedir ajuda ao seu marido/esposa?

Na correria do dia a dia, acabamos assumindo tantas tarefas que nem paramos para refletir se elas são mesmo nossa obrigação. Há pais, por exemplo, que arrumam o quarto dos filhos — sendo que essa obrigação pode ser delegada a eles. Portanto, analise na sua rotina as tarefas que realmente dependem de você, mas reconheça também aquelas que você pode delegar, ou ao menos contar com a ajuda de outras pessoas. Isso permitirá que você aproveite melhor o seu tempo!

4. Mantenha o foco

Falta de foco é sinônimo de perda de tempo, pois, se você desvia a sua atenção, fazendo outras coisas que nada têm a ver com as suas responsabilidades e demandas, você acaba se perdendo no meio do caminho. Isso o leva a acumular tarefas e perder boas oportunidades. Se policie, evite ficar nas redes sociais por muito tempo e foque em cumprir os seus compromissos.

Outro ponto que merece ser ressaltado é que a multitarefa é um mito. Ninguém consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, com excelência. Até é possível fazer 2 ou 3 coisas simultaneamente, mas alguma das tarefas perderá qualidade. Portanto, foque em fazer uma coisa de cada vez, concentrando a sua atenção 100% na tarefa. Não redija o relatório de trabalho pensando no que vai preparar para o jantar, OK?

5. Elimine a procrastinação

Nada de deixar para amanhã o que você pode fazer hoje. Planejar o tempo é também pensar em formas de conquistar mais momentos exclusivos para você e fazer as suas atividades de modo eficaz e pensando nos resultados. Por isso, dedique-se a entregar o seu trabalho em dia, a atender os seus eventos e compromissos. Mande embora a procrastinação!

Por isso, tenha em mente que tão importante quanto ter uma agenda para organizar a sua rotina é ter disciplina para colocar em prática o que foi planejado. É difícil, mas não impossível. Evitando as distrações e fazendo uma coisa de cada vez, você chega lá!

6. Aprenda a relaxar

Por fim; nos momentos livres, fins de semana e feriados; busque desconectar-se da sua rotina diária e apenas relaxar, limpar a mente e recobrar as suas energias físicas e emocionais. Assim, você conseguirá equilibrar-se e aproveitar o seu tempo para se divertir e descansar.

Tenha em mente que as pausas ao longo do dia e as folgas ao longo da semana ou do mês não são “luxos”, mas necessidades humanas. O período de lazer e descanso é necessário por questões de saúde física e mental. Sem ele, o próprio período produtivo é comprometido. Portanto, respeite os seus limites e saiba a hora de tirar o pé do acelerador.

E se, além de tudo isso, você deseja organizar o seu tempo e dedicar-se ao seu sucesso profissional e pessoal, invista no seu aperfeiçoamento. Faça a formação Professional & Self Coaching — PSC, conheça novas ferramentas de gestão e planejamento de tempo e desenvolva competências e habilidades na sua carreira e na sua vida pessoal. Faça coaching e conquiste resultados extraordinários em todos os sentidos!

E você, querida pessoa, como tem planejado a sua rotina e organizado o seu tempo disponível? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!