Voltar

Dicas de dinâmica de motivação pessoal

Publicado em | 0 comentários
profissional motivada

© Depositphotos.com / andresr Empresas que investem em processos e ações de motivação mantêm os funcionários comprometidos.

A motivação é, sem dúvida, a principal característica de colaboradores e equipes de sucesso. Profissionais motivados produzem mais, se dedicam com afinco e, consequentemente, geram resultados assertivos e de qualidade.

Para que isso efetivamente aconteça, é essencial que empresas e organizações invistam em processos e ações que mantenham os funcionários sempre motivados e comprometidos com o alcance efetivo dos resultados almejados. Neste sentido, as dinâmicas de motivação pessoal podem ser uma excelente alternativa.

Por meio delas, é possível avaliar o grau de motivação ou desmotivação dos profissionais, identificar as melhores estratégias e maneiras de aplicá-las no meio corporativo e, principalmente, como melhorar a performance e produtividade dos colaboradores no dia a dia de trabalho.

Tipos de dinâmicas de motivação pessoal

Existem no mercado diversos tipos de dinâmicas de motivação pessoal que podem ser aplicadas no ambiente corporativo. Confira algumas delas:

O que você parece para mim

Esta dinâmica tem como objetivo melhorar o entrosamento da equipe e identificar pontos fortes e de melhoria de cada profissional a partir da visão de seus colegas.

Materiais utilizados: papel, caneta e fita adesiva;

Como funciona: Um papel deve ser colado nas costas de cada colaborador, que também deve receber uma caneta. Ao sinal do coordenador da dinâmica, cada profissional deverá escrever, com apenas uma palavra, a principal qualidade de cada participante e um ponto que pode e deve ser melhorado.

É importante lembrar que, como em qualquer dinâmica, o comportamento profissional e imparcial é fundamental. Trata-se de uma ferramenta para melhorar a performance dos profissionais e não um momento para apontar erros e defeitos de cada um.

Desafio

Trata-se de uma dinâmica que tem como objetivo questionar e instigar os participantes a não terem medo dos desafios que terão que enfrentar na vida pessoal e profissional, além de estimulá-los a enfrentarem as dificuldades que vierem, sem medo.

Os desafios são um grande estímulo motivacional para o crescimento e desenvolvimento pessoal ou em grupo.

Material utilizado: chocolate dentro de uma caixa de presente;

Como funciona: Coloca-se uma música animada para tocar e separam-se os profissionais em um círculo. O condutor da dinâmica dá o comando para que a caixa seja passada um para o outro. Durante este processo, ele fará perguntas que desafiem os participantes a abrirem a caixa quando a música parar, ressaltando que o que pode estar dentro da caixa pode ser algo bom como também pode não ser.

A música é parada três vezes, e o profissional que estiver com a caixa no momento pode escolher entre abri-la ou não. Caso ele escolher não abrir, continua a dinâmica. Após a terceira rodada, o condutor afirma que o último a ficar com a caixa não terá escolha e deverá abri-la. Ao abrir, ele encontrará um chocolate com a mensagem: “Coma”, que ele deverá cumprir.

Ao final da dinâmica, os profissionais refletirão sobre seus medos e anseios, e como eles podem perder grandes oportunidades se não aprenderem a lidar com este bloqueio.

Para quem você tira o chapéu

O objetivo desta dinâmica é estimular e aumentar a autoestima dos profissionais.

Materiais utilizados: chapéu e espelho;

Como funciona: Com o espelho colado ao fundo do chapéu, o condutor da dinâmica diz que dentro do chapéu há uma foto ou o nome de um dos colaboradores participantes, e que, a cada rodada, o nome ou foto será mudado para que todos participem.

Em seguida, ele escolhe uma pessoa do grupo e passa o chapéu a ela. Antes de ver o que há dentro, o condutor pergunta se o profissional tira ou não o chapéu para a pessoa que ver, e o motivo.

Ao observar o chapéu o colaborador verá sua própria imagem refletida, e deverá avaliar suas próprias qualidades e talentos.

E você, quais outras dinâmicas você utiliza para estimular a motivação profissional de sua equipe? Conheça também a Dinâmica do Presente!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!