mulher sorrindo com os braços pra cima

© Depositphotos.com / ikostudio A felicidade está no modo como nos relacionamos conosco e com as pessoas e o mundo à nossa volta.

Encontrar o equilíbrio, alinhar escolhas, caminhar em prol da realização de objetivos comuns, estar ciente dos desejos e expectativas, e buscar resultados de acordo com os propósitos de vida. Talvez esses sejam os primeiros passos rumo à tão desejada felicidade no trabalho e na vida pessoal.

Cada ser humano tem uma visão pessoal sobre o que é ser feliz. Justamente por isso, cada pessoa tem sua própria maneira de buscar sua plenitude e, de antemão, eliminar aspectos que podem sabotar a autossatisfação. Ainda assim, não é raro encontrar pessoas que se dizem infelizes e insatisfeitas com suas carreiras e relacionamentos afetivos.

Por que, afinal, ser feliz parece ser uma tarefa tão complicada? A felicidade está no modo como nos relacionamos conosco e com as pessoas e o mundo à nossa volta. Por isso, o segredo não está em fórmulas mágicas, mas em simplificar, mudar comportamentos e enxergar o lado bom da vida.

Dicas de como ser feliz

– Simplifique: corrija os problemas em vez de reclamar deles;

– Tente se relacionar melhor com as pessoas e o mundo à sua volta;

– Se preocupe menos e não se puna tanto por seus erros;

PSC

– Invista em autoconhecimento, e lembre-se: “Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo”;

– Pratique a resiliência, busque aprendizados e siga em frente;

– Encontre aquilo que realmente dá sentido à sua vida;

– Tenha uma postura mais otimista em relação a si mesmo e ao futuro;

– Elimine sentimentos negativos (como inveja, raiva, rancor);

– Experimente perdoar mais e julgar menos a si e aos outros;

– Desfrute de sua própria companhia e das pessoas que ama;

– De a si mesmo um tempo livre para fazer simplesmente nada;

– Esqueça o “Se”, e não condicione sua felicidade a nada exterior: (Se eu for líder, Se eu for promovido, Se eu ganhar um aumento…);

– Amplie suas expectativas em relação ao futuro;

– Comemore suas conquistas e honre e respeite sua história.

Coaching – Um aliado da sua Felicidade

Para alcançar a felicidade, a chave é passar por um legítimo e profundo processo de autoconhecimento. Nesse sentido, o processo de Coaching — com suas técnicas, ferramentas e perguntas poderosas — se destaca como um poderoso aliado nesta busca por plenamente pessoal e profissional.

A ferramenta Roda da Vida tem muito a ajudar. Isso porque a técnica mede os reais níveis de satisfação do indivíduo em relação a determinados aspectos da vida, levando a pessoa a fazer uma autoavaliação sobre seu estado atual e refletir sobre os fatores que proporcionam ou limitam a sua felicidade.

De posse das respostas, é possível montar um plano de ações consistente, respeitando as crenças, valores e objetivos do cliente. Com isso, basta trabalhar assertivamente para que, de forma rápida e planejada, a pessoa conquiste o estado desejado em todos os campos de sua vida.

Quer saber mais sobre estas e outras ferramentas do Coaching? Conheça a melhor Formação do Brasil, o Professional & Self Coaching – PSC!