Profissional fazendo sinal positivo e mostrando como se dar bem no emprego novo

Wakebreakmedia/Shutterstock Confira 5 dicas poderosas de sair-se bem em seu emprego novo e ter sucesso!

Saber como se dar bem no trabalho novo é fundamental, ainda mais em meio a uma crise que já desempregou mais de 12 milhões de pessoas no Brasil. Digo isso porque neste momento conseguir um novo emprego é uma grande vitória, portanto, é essencial saber como aproveitar esta oportunidade e agarrá-la com unhas e dentes.

Ainda assim, nem todos profissionais têm esta consciência e acabam fazendo tudo exatamente igual ao que faziam em seus empregos anteriores. Claro, se isso representar comprometimento, foco e dedicação, isto é maravilhoso. Por outro lado, se é ser um colaborador comum, que não faz nada e diferente e apenas cumpre com as funções de maneira trivial, dificilmente haverá espaço para crescimento na carreira e na organização. De que lado você está?

Por que é importante fazer diferente?

Por mais que façamos um trabalho parecido com aquele realizado na empresa anterior, a cada nova experiência nós precisamos nos renovar e ousar ir além. Na prática, isso representa buscar fazer seu trabalho de forma ainda melhor do que antes, aprender como melhorar sua produtividade, sua forma de se relacionar com as pessoas ao seu redor, de se comunicar com seus colegas e líderes, de trabalhar em equipe e de alcançar seus resultados.

De parte das empresas, posso dizer que o que elas buscam profissionais que pensam “fora da caixa”, ou seja, que são automotivados, que procuram inovar, que tenham inteligência emocional para lidar com suas emoções e também com os momentos de tensão, crise e com a pressão por resultados. Isso é o que faz com que um colaborador sair do lugar comum e comece a subir degraus em sua carreira. Portanto, pensar e fazer diferente e, bem é essencial.

Dicas de como se dar bem no trabalho novo

Vamos conhecer verdadeiras dicas de como se dar bem no trabalho novo e aproveitar a oportunidade de um novo emprego para crescer e prosperar na carreira. Continue lendo e confira:

Respeite as regras

PSC

Profissionais indisciplinados, que não respeitam horários, gestores, colegas, prazos ou mesmo as normas da empresa, com certeza, estão fadados ao fracasso. Portanto, se você quer se dar bem em seu novo trabalho, trate de adequar-se o quanto antes à cultura da empresa e seguir suas diretrizes de trabalho e também de comportamentos.

Seja receptivo

Quando somos novos numa empresa, acabamos sendo o centro das atenções em nosso departamento, afinal, existe “um estranho” na sala, trabalhando ao seu lado. Para evitar qualquer impressão negativa é importante que você, desde o início, se mostre uma pessoa receptiva, aberta aos seus colegas. Por isso, sorria, responda aos seus chamados e interaja com eles na medida do possível. Nada de isolar-se, pois mesmo que seja apenas sua timidez, isso pode causar certa antipatia nos demais.

Tenha proatividade

Nem todos os profissionais são proativos. Por isso mesmo nunca é demais reforçar a importância da proatividade, de ser um colaborador ativo, disponível a ajudar, a colaborar com suas ideias para resolver problemas e impulsionar os resultados. Isso representa ter visão sistêmica, entender seu trabalho com parte do todo, ousar fazer diferente e sempre entregar mais do que está configurado como seu trabalho.

Inove

Uma boa forma de chamar a atenção da empresa para seu trabalho é propondo boas ideias, inovações para sua área ou para o negócio e transformando estas sugestões em algo que realmente melhore os resultados da empresa e lhe proporcione avanços. Para isso, esteja atento as novidades do mercado, procure estar sempre atualizado e qualificado para tanto propor como para aplicar as inovações.

Busque evolução Continuamente

Pegando um ganho na dica anterior, procure também investir em seu aprimoramento constantemente. Digo isso porque profissionais ultrapassados, na zona de conforto, correm o risco de se tornarem irrelevantes para a empresa, ou seja, de serem demitidos. Não é isso que você quer, não é mesmo? Portanto, trate de buscar cursos de aperfeiçoamento, invista em boas leituras e esteja atualizado com as notícias da área.

Como podemos perceber, se dar bem na empresa não é uma tarefa impossível, exige muito foco, dedicação, comprometimento, como também metas profissionais claras, afinal, você não está na empresa por estar e não que ser mais um na multidão. Faça sua parte e sucesso!