Voltar

Dicas de como Lidar com Pessoas Egoístas no Trabalho

Publicado em | 0 comentários
Pessoas egoístas

PHloxii/Shutterstock Pessoas egoístas no trabalho são aquelas que mais abusam dos seus colegas

Lidar com pessoas egoístas no trabalho pode ser uma tarefa complicada se o profissional não tiver jogo de cintura e inteligência emocional para suportar o comportamento do colega ou mesmo do chefe. O colaborador com perfil egocentrado quer o tempo todo chamar atenção, “mostrar serviço” já que se importa apenas com seus resultados e em se destacar a qualquer custo.

Estas pessoas egoístas acabam criando um clima ruim na empresa, entre os colegas de trabalho e também gerando grande desconfiança entre eles, já que são querem ajuda, mas não ajudar e são consideradas como não confiáveis. Isso ocorre porque estes profissionais querem tanto aparecer e se dar bem, que são vistos como indivíduos que não se importam com nada e nem ninguém e em quem é sempre bom estar de olho.

Porém, já que os egocêntricos existem e você precisa se relacionar diariamente com estes tipos de funcionários, o mais inteligente a fazer é aprender a lidar com seus comportamentos. Isso mostra maturidade emocional e profissional da sua parte e ajuda a evitar que atritos e discussões atrapalhem os seus resultados bem como seu crescimento na carreira e na empresa.

Dicas para Lidar com Pessoas Egoístas no Trabalho

Mesmo que seu colega egoísta às vezes tire você do sério com suas atitudes negativas e que os valores dele constantemente batam de frente com os seus, nada de perder a linha, responder na mesma moeda e agir igual. Mantenha sua essência e não se deixe vencer por seus comportamentos individualistas. Foque em seu trabalho, esteja aberto a trabalhar em equipe, a cocriar ideias, projetos, soluções e mostre que é maior, ou seja, mostre a outra face.

Pode parecer que estou pedindo muito, mas eu tenho certeza que ao suspender os julgamentos, você conseguirá enxergar além também. Digo isso porque sei que muitas vezes os comportamentos autocentrados nem mesmo são percebidos pela pessoa, pois é o reflexo da educação e das influências recebidas por ela ao longo de sua vida e que acabam repercutindo em seu trabalho também.

Nestes casos, eu acredito no poder dos feedbacks, pois ao dizer ao colega egoísta que seus comportamentos não são corretos, você dá a ele a oportunidade de fazer uma autoavaliação. Na prática, isso é um convite a que a pessoa possa repensar seus comportamentos, rever suas crenças individualistas, entender seus reflexos negativos e como estas atitudes prejudicam a relação com seus colegas de trabalho.

Se ainda assim, a pessoa permanecer igual e insistir em manter as mesmas ações egoístas, o melhor é deixar que o tempo lhe ensine as lições que precisa aprender. Foque então na qualidade do seu trabalho, busque conviver de forma pacífica, mantenha seus valores e profissionalismo sempre.Boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!