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Dicas de como Gerenciar Emoções Básicas no Ambiente de Trabalho

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Emoções básicas

Albina Tiplyashina’s/Shutterstock Compreender as emoções básicas e saber controlá-las, dentro e fora do trabalho, é essencial

 

Todos os dias nós lidamos com diversos tipos de emoções básicas no ambiente de trabalho, seja ao conviver com um chefe nervoso e arrogante, seja ao lidar com clientes irritados ou mesmo ao conviver com colegas mal humorados. Com certeza você já deve ter visto ou convivido com pelo menos uma pessoa com as emoções à flor da pele, não é mesmo?

A verdade é que os nossos sentimentos estão presentes em todos os lugares. Seja em nosso ambiente familiar, no relacionamento conjugal, numa rodinha de amigos, em uma reunião com clientes e principalmente em nosso local de trabalho.

As emoções fazem parte daquilo que somos e as manifestamos até mesmo no ambiente organizacional. Quer um exemplo disso? Você com certeza já deve ter se deparado com situações em que esteve extremamente feliz por uma meta atingida, ou pode ter ficado ansioso com um projeto não concluído ou mesmo feliz com uma premiação especial, não é verdade? Em todas as situações, boas ou ruins, demonstramos nossos sentimentos e emoções.

As 5 Emoções Básicas do Ser Humano

Segundo o médico e psiquiatra, Eric Lennard Bernstein, há cinco emoções básicas presente na vida do ser humano: raiva, medo, tristeza, alegria e afeto. O dicionário nos dá uma boa definição de cada uma delas. Veja abaixo:

1.    Raiva

Segundo o dicionário a raiva é caracterizada como um sentimento de fúria intensa e descontrolada; grande aversão em relação a algo ou alguém; ódio; sentimento de irritação. Trata-se de um estado momentâneo de nervosismo intenso a algo ou alguém que pode induzir a ataques de agressividade física ou verbal.

2.    Medo

Já o medo é definido como um estado emocional gerado a partir da sensação de ameaça; risco de morte; perigo real ou imaginário na mente que quem o sente; ausência de coragem; preocupação com algum fato ou possibilidade; grande inquietação em relação a algo desagradável.

3.    Tristeza

O dicionário também define a tristeza como o estado sentimental definido pela melancolia ou falta de alegria; falta de contentamento e entusiasmo; circunstância em que o desânimo prevalece mais que os outros sentimentos; qualidade ou estado de quem é triste;

4.    Alegria

Sentimento de grande contentamento e regozijo que normalmente se manifesta por gestos externos e comportamentos felizes como sorriso e felicidade; condição de quem é verdadeiramente feliz; estado de satisfação extrema; sentimento de contentamento ou prazer excessivo.

5.    Afeto

Trata-se de um sentimento positivo presente nos mais variados tipos de amor: fraterno, materno, paterno, ágape, conjugal, entre outros; carinho, amor e bondade com outra pessoa; sentimento de imenso carinho por algo ou alguém; sentimento e emoção que são manifestadas de diversas maneiras.

Diante dessas cinco emoções prevalecentes em nossa vida pessoal e profissional, fica um grande dilema: como gerenciar esse tipo de sentimento no ambiente de trabalho onde devemos demonstrar equilíbrio emocional e maturidade mesmo em momentos de conflito?

Gerencie suas Emoções no Trabalho

Confira algumas dicas de como gerenciar emoções básicas no ambiente de trabalho:

  • Não permita que suas emoções negativas interfiram em seu dia a dia. O medo, o estresse, a alegria, a ansiedade e tantos outros sentimentos fazem parte do nosso dia a dia profissional, mas é importante não deixar que nenhum deles interfira em seus projetos e na sua produtividade;
  • Mantenha o equilíbrio quando expressar seus sentimentos, tanto os positivos quanto os negativos;
  • Desenvolva o seu autocontrole e domínio próprio do que sente;
  • Elimine os sentimentos sabotadores que podem prejudicar o seu trabalho e sua carreira profissional;
  • Avalie se as suas emoções têm te acrescentado algo edificante ou tem atrapalhado os seus rendimentos;
  • Escolha ser um profissional equilibrado; faça uma blindagem emocional e não deixe que pessoas negativas afetem seu humor;
  • Fuja das situações de estresse. Quando não houver opção, respire fundo e pense profundamente antes de tomar qualquer atitude;
  • Não haja pelo impulso.

E você, quais outras dicas considera importantes para gerenciar as emoções no ambiente de trabalho? Compartilhe comigo o seu comentário e lembre-se de compartilhar com seus amigos.

 

 

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