Voltar

Dicas de como fazer uma proposta de aumento salarial

Publicado em | 0 comentários
homem empilhando moedas

© Depositphotos.com / anyaberkut Solicitar um aumento salarial demanda boa argumentação para convencer os líderes de que sua produtividade é satisfatória.

O momento de pedir um aumento salarial é sempre bastante delicado, uma vez que envolve coragem e argumentação para convencer os líderes de que sua produtividade é satisfatória e que você é merecedor do aumento. Portanto, antes de conversar com seu chefe, faça uma avaliação sincera de seu desempenho, da situação da organização e do seu salário atual.

Dicas para pedir um aumento salarial

Quando pedir

Antes de pedir o seu aumento, verifique se a empresa realiza avaliações periódicas de desempenho e se possui plano de carreira. Também é preciso avaliar se você é merecedor do reajuste, se você está entregando resultados além do esperado, se cumpre os horários, se está presente nas reuniões e se participa de todos os treinamentos.

Como pedir

Para pedir o seu aumento salarial, marque uma reunião formal com seu gestor e, quando chegar a hora, vá direto ao assunto sem fazer rodeios ou indiretas. Lembre-se que motivos pessoais para pedir aumento, como o nascimento do filho, não são suficientes para compor um argumento.

Situação da empresa

Na hora de pedir o aumento, tenha a sensibilidade de verificar se a organização não está passando por um momento de mudança interna ou troca no modelo de gestão, pois essas são situações que demandam atenção para outros aspectos e investimentos específicos. Se for esse o caso, por mais merecedor que o profissional seja, a empresa não poderá atender ao pedido de aumento naquele momento.

Tenha um valor em mente

Procure em veículos especializados o quanto o mercado está remunerando o seu cargo, levando em consideração o tamanho e a atual situação da sua empresa. Se você realiza várias funções, mas está atuando em uma pequena organização, seu salário poderá não ser passível de reajuste devido às limitações financeiras.

Esteja preparado para a resposta

Prepare-se para ouvir a resposta do seu gestor. Pode vir um sim acompanhado de uma proposta de mudança de área ou do nível de responsabilidades, um pedido de tempo para concretizar o aumento, e até mesmo uma resposta negativa.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe nas redes sociais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!