Equipe de profissionais, trabalhando juntos numa sala, sentados à mesa, trocando ideias e mostrando sua flexibilidade no trabalho

Seyomedo/Shutterstock Estimular a flexibilidade no trabalho em equipe é essencial à conquista de grandes resultados!

Já pensou em trabalhar em um grupo onde todos têm razão e ninguém se entende? Pois é, por isso mesmo a flexibilidade no trabalho em equipe é uma das características que todo profissional de maneira geral deve desenvolver, afinal, numa empresa todos devem caminhar na mesma direção e sempre com o firme propósito de alcançar grandes resultados.

Todos têm uma forma de pensar e agir no trabalho. Individualmente os profissionais também acumulam conhecimentos e experiências importantes e que foram os chamarizes para que a empresa fizesse sua contratação. Entretanto, de nada adianta ter muitos bons profissionais, com uma boa bagagem se eles não conseguem unir suas forças, se entender e trabalhar juntos. Isso é puro desperdício de potencial e do tempo e dinheiro da organização.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”!
É um presente!

Como Estimular a União do Grupo

Para conseguir que os colaboradores trabalhem juntos é essencial incentivar o espírito de grupo, o senso de coletividade e também ajudá-los a desenvolver o que chamamos de visão sistêmica, ou seja, a enxergar a empresa de forma macro. Todos estes atributos são essenciais a que os funcionários entendam que embora trabalhem separados fisicamente, todas as áreas e departamentos e, consequentemente, as pessoas, são interdependentes.

Outro ponto importante neste processo de expansão da flexibilidade no trabalho é mostrar como aquele mote: “juntos somos mais fortes” faz todo sentido e total diferença no dia a dia dos profissionais. Para isso, as metáforas são poderosos instrumentos, pois ajudam o líder a ilustrar com mais clareza como é vital o trabalho em equipe. Para isso analogias com esportes, natureza e até mesmo com uma banda ou orquestra de músicos podem ser usadas para mostrar como é a união de todos os conhecimentos e energias que faz a diferença.

Dicas para Motivar a Flexibilidade no Trabalho em Equipe

PSC

 Confira dicas simples e poderosas para estimular e motivar a flexibilidade no trabalho em conjunto do seu time de profissionais:

Dê bons exemplos –

O líder não pode apenas falar. Ele precisa mostrar na prática como é possível trabalhar em equipe e obter resultados extraordinários. Portanto, como gestor procure sempre manter parcerias positivas com seus colegas, ajudar-se mutuamente e deixar bem claro para sua equipe os benefícios de unir conhecimentos e experiências para resolver problemas, ter novas ideias e realizar projetos importantes para organização.

Gerencie as Tarefas de Perto

Muitas profissionais não gostam de trabalhar em equipe porque acreditam que sempre fazem grande parte das demandas enquanto seus colegas pouco contribuem. Evite veementemente que isso seja verdade. Para tanto, gerencie de perto o trabalho, defina as tarefas de cada membro da equipe de forma justa e igualitária e não deixe ninguém trabalhar nem mais e nem menos.

Promova a Integração

Especialmente quando o trabalho for feito por colaboradores de diversas áreas, antes de começar promova a integração da equipe, apresente todos os membros, sua função, formação, especialidades e experiências, mas claro, sem exageros, ou seja, sem vangloriar um em detrimento do outro.

Apresentar todos os profissionais do grupo é importante para que tomem conhecimento de como o colega poderá colaborar com o projeto e possam assim, se conhecer melhor, tirar qualquer impressão negativa, integrar-se, quebrar o gelo e unir suas habilidades em prol das metas e objetivos pleiteados.

Mostre Porque a Flexibilidade é Importante

Ter flexibilidade é abrir-se para ouvir seus colegas, aprender coisas novas com eles, compartilhar experiências e adquirir novas por meu dos ensinamentos do outro e se permitir construir com outras pessoas grandes resultados. Assim é com um time de futebol, com uma banda de Rock’n Roll ou com o time de uma empresa. Reforce isso com seus colaboradores e alimente neles o espírito colaborativo.

Todo bom líder deve estar em equilíbrio consigo mesmo para motivar a sua equipe.Faça o nosso teste
para descobrir se você é feliz!

Reconheça a Equipe

O reconhecimento é, sem dúvidas, um dos melhores motivadores que existem. Todos os profissionais querem ser: reconhecidos e valorizados por seu bom desempenho, comprometimento e dedicação. Esta é uma excelente forma de motivar as pessoas, promover a flexibilidade do trabalho em equipe e de mostrar como os resultados podem ser alcançados de forma mais rápida e assertiva quando as forças se unem e todos dão o seu melhor.

Aproveite estas dicas e comece a colocá-las em prática com seus profissionais. Estimule a troca de experiências e conhecimentos e a integração das pessoas. Gerencie de perto os conflitos especialmente aqueles onde as divergências são maiores por conta do ego do que pelas diferenças no pensamento profissional.