Ter uma vida mais ativa é muito mais do que apenas uma questão de vaidade e envolve, principalmente, a saúde. Abandonar o sedentarismo e manter o corpo em movimento é essencial para ter mais energia no dia a dia, qualidade de vida e prevenir uma série de doenças. Se você está sentindo que chegou o momento de mudar a sua atitude e cuidar mais de si, tenho a certeza que irá gostar de conferir dicas poderosas de Coaching que irão te ajudar a transformar esse desejo em realidade.

5 Dicas Poderosas Para Vencer o Sedentarismo e Ter Mais Saúde

O Coaching tem como principal missão ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos e se desenvolverem nas mais diversas áreas. Em se tratando de saúde, suas ferramentas e técnicas poderosas podem te ajudar a transformar seus hábitos e, assim, permitir que tenha uma vida mais ativa e positiva. Veja, a seguir, dicas para deixar o sedentarismo para trás definitivamente.

1 – Descubra a Mudança Que Realmente Deseja

O primeiro passo para abandonar o sedentarismo é entender as reais razões que te levam a querer mudar e como quer que essa transformação aconteça. Buscar essas respostas dentro de si é essencial para que descubra o que realmente deseja e não o que a mídia ou a sociedade estejam te impondo. Claro que é sempre bom cuidar da saúde, mas é necessário que tudo seja feito de acordo com os seus objetivos e não para agradar terceiros.

Sem o autoconhecimento é bem provável que comece a praticar inúmeras atividades com as quais não tem nenhuma afinidade apenas para seguir um padrão. E para que a mudança seja realmente efetiva e consistente ela deve vir de um desejo genuíno. Lembre-se que você não precisa praticar o esporte da moda, basta que encontre aquele que te dê prazer e faça com que sinta vontade de transformá-lo em parte da sua rotina.

2 – Defina Metas

Após descobrir os tipos de atividades que deseja começar a fazer, é hora de definir metas. Apenas pensar que quer deixar o sedentarismo é algo muito vago e que certamente logo será esquecido. É essencial ter metas que possam ser atingidas, mensuradas e que tenham prazo, para que se sinta realmente motivado a mudar. Defina os tipos de exercícios, a frequência, ou seja, em quantos dias da semana irá praticá-los, a duração, se fará sozinho, com o acompanhamento de um especialista ou em grupo, enfim, todos os detalhes que irá colocar em prática.

É fundamental que evite começar com uma sobrecarga muito grande, o ideal é iniciar aos poucos, para que o corpo vá se acostumando devagar e não sofra nenhum tipo de lesão. Também é importante lembrar que o sedentarismo pode ser vencido através de mudanças no dia a dia, como optando por ir a pé ou de bicicleta para o trabalho, por exemplo. Inclua todas as mudanças que desejar no seu planejamento de metas para que se sinta motivado a realmente levá-las a sério.

3 – Gerencie o Seu Tempo

PSC

Para que não desanime de ter uma vida mais ativa antes mesmo de começar, é necessário que se organize e gerencie o seu tempo. Verifique como está a sua agenda de compromissos atual e em que horários as atividades podem se encaixar. Lembre-se que para conquistar coisas que nunca teve, é essencial que tome atitudes que nunca tomou. Por isso, talvez seja necessário fazer certos sacrifícios, como acordar um pouco mais cedo, por exemplo.

Para que a organização seja realmente eficaz, é interessante que anote esses compromissos, planejando as atividades que irá realizar em cada dia. Além de isso te ajudar a ter tempo para se exercitar, fará com que se torne uma pessoa muito mais produtiva em outras áreas da sua vida, o que certamente também irá impactar na sua energia e bem-estar. Gerenciar o seu tempo irá permitir que assuma o controle sobre ele e consiga aproveitá-lo da melhor maneira possível, se tornando, inclusive, bem mais produtivo.

4 – Imagine os Resultados

Depois de muitos anos vivendo de forma sedentária, é natural que, no início, as atividades físicas se mostrem bastante desafiadoras e o corpo reclame através de dores musculares. Mas saiba que muitas pessoas que hoje são extremamente ativas começaram como você, pois são poucas as que se exercitam desde que são crianças. Por isso, é muito importante que persista, mesmo quando parecer que não irá conseguir. Dê um passo de cada vez e, quando perceber, terá percorrido um longo caminho.

Um ótimo exercício para manter o foco se chama Ponte ao Futuro e consiste em imaginar como estará ao atingir o seu objetivo. Nesse sentido, se imagine depois de um bom tempo de rotina ativa, com disposição, fôlego, se sentindo mais leve. Se estiver dentro do seu objetivo, imagine também o corpo que gostaria de ter, pois não há problema algum em desejar mudar algo que te incomoda. Poder visualizar tudo isso te ajudará a se manter firme e não desistir.

5 – Cuide da Sua Saúde Como um Todo

Para abandonar o sedentarismo e ter uma vida mais ativa, é fundamental oferecer ao seu corpo alimentos de boa qualidade nutricional, afinal eles são o combustível para que consiga se movimentar. Você não precisa seguir nenhuma dieta restritiva da moda para ser saudável, mas entender o que faz bem para você. Para isso, é muito importante consultar um especialista em nutrição para avaliar suas escolhas atuais e criar um cardápio condizente com a qualidade de vida que almeja ter.

Receber orientações para que suas refeições contenham os nutrientes adequados para que seu corpo esteja saudável e tenha energia para se movimentar faz muita diferença para dar mais força para seguir em frente.

Além da alimentação, é aconselhável que, antes de iniciar a prática de atividades físicas, visite um médico para fazer um check-up e descobrir se está tudo bem contigo. Essa é uma atitude fundamental de autocuidado, porque o seu estado de saúde influencia diretamente no seu humor e bem-estar. Corpo e mente estão interligados e é necessário se atentar para cada peça do quebra-cabeça para estar bem consigo mesmo e viver de forma plena e feliz.

Sempre é tempo de mudar e começar a ter uma vida mais ativa e com estas dicas de Coaching é possível mudar a mentalidade, sair da inercia e conquistar maior motivação para se exercitar. Evite utilizar desculpas como idade, condição financeira, falta de tempo ou qualquer outra. Existem inúmeras formas de se exercitar e muitas delas podem ser realizadas em casa. Faça isso por si mesmo, pois você merece esse cuidado. Ao ver os resultados, verá também o quanto este autocuidado é algo profundo, revitalizador e extraordinário, que faz toda diferença em sua qualidade de vida. Movimente-se!

Copyright: 220419202 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ashtproductions