Assim como as pessoas, as organizações também possuem um ciclo de vida, que se inicia com uma ideia até se tornar um negócio consolidado, passando por diversas fases. Conhecer o ciclo de vida das empresas é indispensável para planejar suas ações minimizando os riscos. Além disso, poder contar com o suporte de um coach ajudará a potencializar ainda mais as chances de sucesso.

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As Fases do Ciclo de Vida das Empresas

Basicamente, as empresas passam por quatro fases, que são: introdução, crescimento, maturidade e declínio. É necessário entender as características dessas etapas para se planejar e se preparar para os desafios a serem enfrentados em cada uma delas.

Introdução: é a fase que dá início ao negócio e, por isso, inclui todas as medidas necessárias para tirar a ideia do papel e transformá-la em realidade. Envolve a preparação do espaço físico, equipamentos, seleção e contratação de colaboradores, compra de matéria-prima e definição de estratégias de divulgação.

Crescimento: nesta etapa, que pode se estender durante dois a quatro anos, os primeiros resultados positivos são conquistados e as finanças começam a dar sinais de equilíbrio. É necessário empenho para que a empresa se mantenha competitiva e conquiste seu espaço no mercado e na preferência dos clientes.

Maturidade: depois de passar pela fase do crescimento, o negócio já ultrapassou o chamado ponto de equilíbrio, ou seja, já consegue arcar com seus custos e dar lucros. A empresa já conta com um grande número de clientes que foram fidelizados, o que garante a liderança no mercado. Entretanto, as atitudes tomadas é que irão determinar quanto tempo que essa fase irá durar.

Declínio: após um período na liderança do mercado, chega um momento em que os produtos ou serviços deixam de ser novidade para os consumidores e, então, começa uma fase de declínio. Empresas com uma gestão assertiva verão nessa fase uma oportunidade para se reinventar e reconquistar seu espaço através de soluções inovadoras. Entretanto, se uma atitude não for tomada, há sérios riscos de o negócio ir à falência.

O Papel do Coaching no Ciclo de Vida das Empresas

PSC

O Coaching pode trazer inúmeros benefícios para uma empresa, independente da fase na qual ela se encontre. O coach, profissional que irá colocar as técnicas, ferramentas e métodos de Coaching em prática, atuará apoiando no desenvolvimento das lideranças e dos funcionários-chave, ajudando na definição de metas, no planejamento das ações, na identificação e eliminação dos gaps e potencialização dos pontos fortes da organização.

A intenção com isso é que a cultura de Coaching traga resultados positivos para o negócio, a fim de maximizar os seus resultados em um curto período e promover evolução contínua. Neste sentido, entre as muitas vantagens oferecidas pela metodologia do Coaching, podemos destacar:

Uso de Ferramentas Efetivas: empresários iniciantes e experientes recorrem ao Coaching pelo mesmo motivo: obter apoio efetivo para atingir seus objetivos de forma prática, organizada e acelerada. Então, ao contratar um coach experiente, terão todo subsídio para desenvolver suas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais e para vencer os bloqueios que impedem sua empresa de ir além.

Apoio ao seu Crescimento: um coach empresarial trará sempre reflexões poderosas para que o empreendedor possa expandir sua visão de negócios, melhorar a forma como se relaciona e se comunica com seus colaboradores e clientes, como também a incorporar ideias e atitudes positivas que ajudem em sua evolução do empresário e, consequentemente, no crescimento empresa.

Inovação: o processo de Coaching irá ajudá-lo a expandir seu mindset e também a sair da sua zona de conforto e experimentar coisas novas. Especialmente se for uma pessoa conservadora, que tiver dificuldade para investir em soluções inovadoras. Lembre-se que as companhias que não inovam costumam não conseguir se reerguer ao entrar em declínio. Então,  permita-se vencer as crenças limitantes que te impendem de avançar e cuide para que seu negócio se mantenha atualizado e possa ir além.

Networking: quanto mais proximidade tiver com pessoas bem-sucedidas, melhor será para a sua empresa. Além de aumentar as chances de fazer boas parcerias nos negócios, a convivência com indivíduos de sucesso irá ajudar a desenvolver o seu mindset, já que o exemplo positivo é uma das melhores formas de aprendizado.

Autoconfiança: empresários seguros conseguem tomar decisões de forma muito mais assertiva do que aqueles que estão sempre com medo de agir. O processo de Coaching irá te apoiar a identificar e potencializar seus pontos fortes: habilidades e talentos, a eliminar os gaps técnicos e comportamentais, para que possa manter sua confiança sempre equilibrada e uma mente produtiva.

Produtividade: por mais capacitado que um empresário seja; sempre é possível encontrar aspectos em que é possível melhorar. Um coach empresarial ajudará o empreendedor a desenvolver novas competências, de modo que possa desfrutar de todo o potencial infinito e tornar-se muito mais produtivo em seu dia a dia.

Eficiência: através do Coaching é possível desenvolver formas de produzir mais em menos tempo e minimizar as falhas, aumentando a eficiência do negócio. Para isso, é importante que as técnicas sejam colocadas em prática por todos, tanto gestores quanto colaboradores.

Lucros: o objetivo de toda empresa é aumentar os seus lucros e, por meio da Cultura de Coaching é possível desenvolver equipes de alto desempenho e cada vez mais engajadas, motivadas, proativas, assertivas e produtivas também. Consequentemente, este cuidado com o desenvolvimento dos profissionais, ajuda a aumentar a lucratividade do negócio. Assim, a organização pode produzir mais e melhor e manter-se competitiva no mercado.

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A Importância do Coaching em Cada Fase da Empresa

Para entender melhor a respeito da importância do Coaching, veja que tipo de benefícios o método pode trazer às empresas em cada uma das fases pelas quais elas passam.

Introdução: na fase inicial, o trabalho de um coach poderá ajudar a planejar melhor o negócio nos mais diversos aspectos. Um ponto que merece destaque é o recrutamento e seleção de funcionários, que poderão ser escolhidos com maior assertividade, priorizando as competências e habilidades mais importante de acordo com as necessidades da organização.

Crescimento: como nesta etapa um dos principais desafios é conquistar o espaço no mercado, o coach poderá atuar, principalmente, promovendo o desenvolvimento e uma maior eficiência da equipe, para que a organização consiga produzir mais com menos recursos, a fim de impulsionar os resultados.

Maturidade: com a empresa já madura e consolidada no mercado, o papel do coach é o de apoiar a empresa a conquistar suas metas com mais rapidez, estratégia e efetividade e também o de incentivar a que às lideranças se tornem referências positivas para os liderados, de modo a evitar a chegada da fase do declínio. O profissional pode ser bastante útil em companhias do tipo conservadoras, que encontram dificuldade para sair da zona de conforto.

Declínio: ao entrar na fase de declínio, a metodologia do Coaching pode ajudar a trazer a organização de volta ao período de maturidade, trazendo reflexões que ajudem a encontrar novas soluções, repensar as estratégias e posicionamentos e a reconquistar os clientes perdidos para a concorrência.

Como se pode ver, as técnicas do Coaching podem trazer inúmeros benefícios em todas as fases da organização. Portanto, independente do momento do seu negócio, incorporar o Coaching à sua cultura é sempre uma ação positiva e que pode trazer resultados extraordinários em todos os sentidos. O que está esperando? Invista em Coaching e faça sua empresa decolar!

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