Grande parte das pessoas tem um dia a dia bastante corrido, cheio de compromissos e tarefas a serem realizadas. Se por um lado isso é bom, porque é sinal de que se tem um trabalho e outras coisas importantes com as quais se preocupar, por outro pode ser bastante desgastante. Se você tem uma rotina assim, saiba que existem atividades relaxantes que podem te ajudar a driblar o cansaço e o estresse, permitindo que mantenha o equilíbrio e desfrute o melhor que a vida tem a te oferecer.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

A Importância de Relaxar

Sabe aquela sensação de se sentir perdido com tantas obrigações? Ela surge quando tentamos nos comprometemos com mais coisas do que somos capazes de realizar. Nesse caso, o melhor a ser feito é parar, respirar e se acalmar, pois apenas assim é possível ter uma visão clara da situação, organizar a mente para priorizar e planejar os próximos passos. Por isso, evite ao máximo tentar abraçar o mundo, busque sim ser uma pessoa dedicada e dar o seu melhor, mas sempre cuidando de si e evitando a sobrecarga.

Devemos ter sempre a consciência de que somos seres humanos e, embora a tecnologia possibilite que diversas atividades sejam realizadas com maior rapidez, nunca seremos máquinas. Portanto, aceite e acolha a sua humanidade, assim aprenderá que querer fazer coisas demais pode te levar a não ter energia para realizar nenhuma. Cuide de si com carinho, não se cobre demais, e verá o quanto é possível ir além quando se aprende a respeitar os próprios limites.

10 Atividades Relaxantes Para Encontrar o Equilíbrio

Para te incentivar a ter momentos agradáveis de descanso, preparei dez sugestões de atividades relaxantes que irão te ajudar a se reenergizar e se conectar consigo mesmo. Permita-se dedicar alguns minutos do seu dia ao seu bem-estar, essa atitude de autocuidado irá se refletir positivamente nos seus relacionamentos, na sua saúde e em tudo o que fizer.

1 – Exercícios de Respiração

A primeira sugestão de atividade é extremamente simples e pode ser realizada em qualquer lugar. Esse exercício consiste em respirar com atenção plena, ou seja, desligando-se do mundo externo e mantendo o foco no movimento que o seu corpo faz para inspirar e expirar o ar. Lembrando que a respiração mais indicada é a diafragmática, que é a que faz com que o abdômen se movimente e se infle como se fosse um balão.

2 – Meditação e Ioga

PSC

A meditação e a ioga são práticas milenares que utilizam a respiração como forma de conectar o corpo e a mente. É importante deixar claro que as duas são bastante diferentes, porque enquanto a primeira tem como objetivo a estabilidade mental, a segunda contempla também a corporal. Mas ambas são extremamente positivas e ótimas para relaxar e se conectar consigo mesmo.

3 – Massagem Relaxante

Se for possível ir a um local ou contratar os serviços de um massoterapeuta de vez em quando, se permita dar esse presente a você. Caso não seja, saiba que existem diversas técnicas de automassagem que também são extremamente relaxantes e farão com que suas energias sejam revigoradas. Faça desse um momento só seu, coloque suas músicas preferidas, desligue o celular e massageie, principalmente, os ombros, o pescoço e os pés, que são as áreas do corpo que sofrem maiores tensões ao longo do dia.

4 – Praticar um Esporte

Se você pensa que só é possível relaxar com atividades tranquilas, saiba que esportes também são ótimos para aliviar o estresse. Enquanto o seu corpo se movimenta, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar são produzidos. Além disso, é possível obter diversos benefícios para a saúde, como fortalecimento do coração e dos músculos, melhora do sono e redução do colesterol. É importante lembrar que um médico deve ser consultado antes de começar a prática de qualquer tipo de exercício.

5 – Dançar

Dançar é uma atividade maravilhosa, que relaxa e ao mesmo tempo promove a alegria e dá energia. A prática pode ser realizada tanto em uma academia, em aulas em grupo, quanto em casa, o importante é que se permita e se deixe levar pela música sem se julgar. Lembre-se que a intenção é relaxar, portanto livre-se de cobranças para realizar os passos perfeitamente, permita-se.

6 – Escrever Sobre o Que Sente

Escrever sobre os seus sentimentos é uma atividade que reúne relaxamento e autoconhecimento. Para realizá-la basta que utilize um caderno para ser uma espécie de diário, onde poderá escrever sobre o que está sentindo, registrar suas conquistas, agradecer por mais um dia ou o que desejar. A escrita é algo extremamente terapêutico, que irá permitir que relaxe e se conheça melhor.

7 – Cozinhar um Prato Especial

Aqueles que precisam cozinhar todos os dias podem acabar enxergando essa atividade como uma obrigação, algo mais cansativo do que relaxante. Entretanto, sempre que for possível, permita-se transformar o preparo dos alimentos em uma atividade prazerosa. Experimente fazer novos pratos, conhecer novos sabores, enfim, viver essa experiência de maneira intensa, sem cobranças ou pressa. Depois, poderá oferecer o que preparou para a sua família e amigos e desfrutar de momentos agradáveis ao redor da mesa.

8 – Cuidar de Plantas

O contato com a natureza é sempre muito positivo e você pode desfrutar dele em casa, cuidando do seu jardim ou dos seus vasos de plantas. Cuidar de cada vegetal, acompanhar o crescimento e o nascimento dos frutos é algo extremamente recompensador. Além disso, enquanto se dedica a essa atividade, irá se desconectar de todo o estresse do dia a dia, fazendo daquele um momento só seu.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

9 – Ler um Livro

Dizem que quem lê viaja e essa é uma grande verdade, através das páginas de um livro podemos ir para diversos lugares sem, de fato, precisarmos sair do lugar. Se ainda não tem esse hábito, sempre é tempo de começar algo novo e descobrir uma nova forma de relaxar e adquirir conhecimento. Inclusive a leitura é uma atividade excelente para se fazer antes de dormir.

10 – Desconectar-se

A última dica de atividade relaxante que eu gostaria de compartilhar pode ser realizada concomitantemente com todas as outras, que é se desconectar. Entendo que o celular e a internet sejam elementos essenciais na vida de muitas pessoas. Entretanto, é necessário tomar cuidado para não nos tornarmos dependentes deles.

Nesse sentido, procure deixar o aparelho de lado quando estiver com os seus entes queridos ou quiser desfrutar de qualquer experiência ao máximo. Lembre-se que as mensagens e os e-mails poderão ser respondidos depois, mas o momento presente já não estará mais disponível, pois cada instante é único. Portanto, viva o agora na essência!

Espero que tenha gostado das sugestões de atividades relaxantes e que elas te proporcionem momentos agradáveis de conexão consigo mesmo e autocuidado. Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e incentivar mais pessoas a buscarem o equilíbrio e o bem-estar.

 

Copyright: 380232163 – https://www.shutterstock.com/pt/g/yuran