Voltar

Desvendando a Linguagem Não verbal Corporal

Publicado em | 0 comentários

Sheftsoff Stock Photo/Shutterstock Nossa expressão corporal representa 55% de nossa comunicação. Por isso, esteja atento ao que você está comunicando!

“O Corpo Fala” e como fala. Por isso, ao observamos bem, comprovaremos, na prática, como esta máxima faz total sentido. Quando estamos zangados, fechamos nossa face e comprimimos os músculos do rosto; quando felizes, os relaxamos e sorrimos mais. Do mesmo modo, quando temos dificuldade em aceitar uma ideia, cruzamos nossos braços e por ai vai.

Estes são apenas alguns exemplos pontuais de como nosso corpo, sem nenhuma palavra, manifesta nossos sentimentos, emoções, sensações e estados de humor e espírito. Em resumo isso é o que chamamos de linguagem não verbal corporal, tema que iremos abordar neste artigo.

Albert Mehrabian e a Comunicação Não Verbal

Neste sentido, destaca-se o trabalho pioneiro do armênio Albert Mehrabian, professor de Psicologia, na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Desde a década de 1950, o estudioso vem pesquisando o funcionamento de nossa linguagem corporal e, graças a sua dedicação ao tema, chegou a poderosas conclusões.

A partir de seus estudos, o conclui que nossa comunicação interpessoal é apenas 7% feita por meio da linguagem verbal; 38% é expresso por meio de nosso tom de voz, ruídos, inflexões e, surpreendentemente, 55% da comunicação é feita de modo não verbal, ou seja, sem palavras.

Isso explica a forma de comunicação do ser humano, que se expressa mais por meio do que não diz do que daquilo que efetivamente fala. Uma forma de entender melhor isso é avaliar o modo como você se comunica com as pessoas mesmo quando não profere nenhuma palavra.

A Linguagem em Nosso Dia a Dia

Quando você está triste, feliz, confuso, entediado, cansado, desmotivado ou animado; quem mostra isso primeiro é você ou sua expressão corporal? Com certeza são seus gestos, expressões faciais, postura corporal que deixam claro o seu estado de espírito.

Do mesmo modo isso ocorre com as outras pessoas: nossos colegas de trabalho, gestores, familiares, amigos e parceiros. Por isso, quando desenvolvemos a habilidade de ler, ver, ouvir e sentir, além das palavras, nós estamos evoluindo também nosso poder perceptivo, o que pode facilitar nossa comunicação em todos os sentidos.

Se você é líder, por exemplo, entender como funciona a linguagem não verbal corporal vai ajudá-lo a compreender melhor o humor dos seus liderados, as emoções presentes, em cada momento e, caso estas sejam negativas, a também encontrar soluções efetivas para melhorar o ânimo e motivar os seus colaboradores.

Além disso, compreender as diferentes formas de expressão ajuda na melhor comunicação verbal também, pois entendendo o estado emocional do outro, temos mais condições de acessar a pessoa de modo correto.

Um coach entende bem isso, pois em suas sessões de Coaching, estuda atenciosamente a linguagem corporal de seu coachee (cliente) para assim compreendê-lo, na essência, e criar um rapport de alma e um ambiente em que este realmente se sinta seguro.

E se você também quer expandir sua habilidade de comunicação verbal e não verbal e aumentar sua efetividade como líder, profissional e ser humano, invista na formação Professional & Self Coaching – PSC, e obtenhas ferramentas de Coaching efetivas para expandir, corrigir e potencializar sua comunicação em todos os níveis.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!